ATENÇÃO - Fraude - Fishing - CGd

• Thread starter Thread starter PAM
  • Data de Início Data de Início
Caros amigos, colegas, ou simplesmente conhecidos:

Este mail não é daqueles que ficamos na duvida se são verdadeiros ou não, em relação ao seu conteúdo, se devemos enviá-los ao máximo de pessoas ou não. Este mail é totalmente verdadeiro, infelizmente, e serve para alertar a todos, algo que pensamos que nunca nos iria acontecer a nós!!

Eu e o meu marido, fomos vitimas de uma fraude de fishing. Passo a explicar: Somos clientes da CGD e temos um produto daquela instituição bancária que é a Caixa Directa, conhecido de todos, obviamente. Ao entrarmos na página da CGD, para acedermos á nossa conta bancária, simplesmente, para consultar os movimentos, fizemos o normal, colocamos em 1º o nº do contrato de seguida o nº do código de acesso, e entramos, emediatamente apareceu uma página por cima da página da Caixa, tapando a informação, que raramento olhamos, onde informa que nunca devemos colocar o nº da matriz do cartão, página essa que continha o seguinte: O simbolo da Caixa Geral de Depósitos e informava (+-) isto "Por razões de segurança coloque a matriz do seu cartão e o seu contribuinte". Fizemos o que nos "mandaram". Como podem imaginar abrimos a nossa conta a alguém, que sem escrúpulos, nos "roubou" da nossa conta bancária o montante de € 9.886,00. Um esquema muito bem organizado, dividido em dois montantes e transferido para duas contas distintas, uma transferência efectuada 29 de Setembro e outra a 01 de Outubro. Detectamos, quinta feira - 02 de Outubro....TARDE DEMAIS!!
(Essa página que fica sobreposta á página verdadeira da CGD, não se consegue imprimir, nem copiar, é como se não estivesse no ecran do computador.)

Ao lerem podem pensar "que estupidez, etc, etc a mim nunca me aconteceria uma coisa destas..." pois, nós também achavamos que não, por incrivel que pareça, após este acontecimento que, como podem imaginar abalou as nossas vidas, temos falado com algumas pessoas que apesar de não ter desaparecido dinheiro das suas contas, fizeram exactamento o que nós fizemos, com sorte foram a tempo. Também temos conhecimento de muitos outros que, como nós, que não houve tempo algum.

Esperamos ter colaborado, de alguma forma, para que este tipo de situação não vos aconteça.

Nota - 1: O envio deste mail teve o aconselhamento da Policia Judiciária.
2 - Nunca abrir um mail que diga por exº "Postal Clix" ou "Postal Sapo".

Guiomar Geada

É por esta e por outras que não gosto de fazer nada por internet. Prefiro ir directamente ao balcão ou comprar pessoalmente qualquer coisa
Dizem eles que este sistema é para facilitar a vida das pessoas :x :evil:

Qualquer tipo de links existentes nesse tipo de mails nunca devem ser clicados, pois iram reencaminhar para sites que instalam nos pc's trojans, um tipo de vírus, que de uma forma geral, tornam vulneráveis as maquínas ao acesso externo não autorizado.
O caso do phising é conhecido e na caixa directa, mal se faz o login é o que aparece. Uma mensagem a dizer para não divulgar o cartão matriz etc.
Outra recomendação, ao abrir sites que supostamente devem ser seguros(encriptados), na barra de estado do browser ou na barra de endereço, dependendo do browser terá que aparecer uma especie de aloquete.

Estou neste momento a formatar um PC porque uma criança entrou em sites de criança e instalou um trojan no PC que provocou um excesso de Up-Download's. Foi sem querer mas o dono tem la 300 Euris para pagar á Cabovisao.

Todo o cuidado é pouco nos dias que decorrerem.
Eu só abro Mail's de conhecidos. O resto vai logo direitinho para o lixo.

Eu sempre trabalhei com o net banking e caixa directa e nunca me aconteceu nada desde que não tenha o computador vulnevarel não há problema :twisted:

B5avant disse:
Alguem sabe o porquê disto? É que já abri a dizer "postal clix" :oops:

Quando entras no webmail clix deveria-te aparecer uma msg tipo...

"Alerta Clix

Caro utilizador,

Actualmente estão em circulação alguns emails fraudulentos cujos autores se fazem passar pelo Clix indicando que a sua conta será eliminada e solicitando a sua password de acesso ao Webmail. Caso esteja a receber estes emails, não forneça quaisquer tipo de dados.

Estão também em circulação outros emails fraudulentos em nome dos Postais Clix. Os autênticos Postais Clix são enviados através de um email com link no corpo do mesmo, que segue para uma página do canal de Postais Clix. Caso o seu Postal Clix o obrigue a fazer download de um ficheiro, não o faça, pois trata-se de um vírus externo ao Clix.

Obrigado pela Compreensão,
Equipa do Portal "

;)

Não à qualquer problema se abrires o mail a dizer postais clix, não faças é download de nada...

Ja começo a ter medo de ter certas coisas no pc...

Podem aceder aos meus dados tipo..documentos etc :?: :?:

Possuo um leque de doc de codigos pessoais pa aki gravado!

Quanto a cena dos bancos!!Net nao funciona comigo. Tudo ao balcao ou nas caixas directas :twisted: :twisted:

Jorge Ferreira disse:
Ja começo a ter medo de ter certas coisas no pc...

Podem aceder aos meus dados tipo..documentos etc :?: :?:

Possuo um leque de doc de codigos pessoais pa aki gravado!

Quanto a cena dos bancos!!Net nao funciona comigo. Tudo ao balcao ou nas caixas directas :twisted: :twisted:

É assim não convém ter documentos com códigos pessoais no pc porque hoje em dia para quem percebe bem do assunto e caso não tenhas o pc bem protegido, não é muito dificil aceder aos mesmos pelo exterior...

E quem diz no pc diz no email, guardar documentos ou passwords de contas importantes no email também não convém nada...!

Como tudo na vida, o nosso computador pode ser "roubado" e nunca estamos totalmente protegidos.
Até ao abrir uma imagem podemos estar a abrir uma aplicação em backdoor..
Gajos que utilizam esses meios para enriquecer, acreditem são pessoas que no nosso meio são rebaixadas.

O unico pc que eu entro, ou é no meu de casa quando estou no trabalho ou é no da minha namorada para arranjar.

Devia se era entrar no computadores desses meninos e apagar tudo, contas, identidade tudo... só que o nosso estado ainda nao se apercebeu que o crime informatico esta a crescer... o nosso pais é muito bonito mas tem certas coisas que deixam muito a desejar...

um conselho o melhor internet security, anitvirus é o Kaspersky (a minha humilde opiniao ;)) .

Cumprimentos a todos os audistas e protejam se...

Back