Audi 1.9tdi - trepidação - solução

Caros colegas de fórum.
Há cerca de 3 semanas atrás, a minha argolas, toda vivaça, com cavalos sempre prontos a correr, começou a dar-me umas dores de cabeça por causa de uma tremideira que começava a partir dos 70 kms/hora, ia aumentando de intensidade até atingir uma coisa infernal , inexplicável por palavras, tipo uma coisa de estar sentado em cima de uma «malhadeira», mas por volta dos 130kms/hora começava a estabilizar... só que quando deixava de acelerar, em velocidades de 140, 150, então era demais, e, até ao travar, a coisa não melhorava nada, só a circular abaixo dos 70 kms/hora em que então terminava ou deixava de sentir a tremideira.
Como resido na área de Lamego, percorri as principais empresas de «pneus», sendo o diagnóstico e a solução uma «calibração» das rodas, mas uma vez montadas e a circular o problema mantinha-se. Eu, sempre a dizer, não serão das jantes?!... Mas ninguém me ligava. Adiante.
Hoje, farto de brincadeiras e depois de ontem ter andado aqui a explorar este nosso fórum à espera de encontrar uma solução, decidi-me deslocar à Bosch Service. O mecânico acompanhou-me numa viagem pela A 24 e, na oficina, diagnosticou «rodas quadradas»...
dessa forma, desloquei-me a duas empresas de recauchutagem de Lamego, e, depois de mais umas calibrações só me mandava ir experimentar... mas o problema manteve-se.
Decidi então telefonar para o vendedor e montador dos pneus, os pneus foram montados na LiberPneus em Viseu, e, depois de explicar os vários diagnósticos dos muitos «experts» de Lamego, este mandou-me passar na oficina dele, dizendo-me ainda que possuía uma máquina que detectava jantes empenadas, pneus defeituosos, etc.. Assim fiz. Chegada à oficina e depois de desmontadas as rodas, voltou-se ás calibrações... eu, já farto daquela porcaria, comecei a criticar, dizendo que já estava farto daqueles serviços, calibrações.
Foi então que surgiu o inesperado, uma das rodas não conseguia ficar calibrada. Por muitas voltas e muitos pesos que lhe colocassem, nunca ficava a zeros ou «OK».
O funcionário decidiu-se desmontar a roda e, ups, saiu cerca de 1,5 litros de água... Imaginam, o que é 1,5 litros de água dentro do pneu? Para que saibam era a que estava primeiro na roda da frente do lado esquerdo e depois trocada para trás...
Limpo e seco o pneu, calibrada a roda, montada e depois experimentar em estrada, acabou-se a tremideira. Regressei à oficina e disse-lhes o resultado. Na oficina sugeriram várias hipóteses para ter entrado tanta água na roda, mas, pessoal, nenhuma me convence. Assim, para que saibam isto, partilho convosco esta minha experiência.
Já tinha visto água nos pneus de tractores agrícolas , mas em carros!...
Outra coisa, os pneus foram montados em Setembro, mas só há cerca de 3 semanas é que começaram os problemas. Nunca verifiquei pressões em estações de serviço, nem em «oficinas caseiras». Sempre em recauchutagens.
Se alguém quiser comentar, sou ouvidos.
 
Só vejo uma resposta para o teu caso, onde montaste os pneus têm a maquina de secagem do ar avariada ou o compressor cheio de água!

Nos compressores de ar comprimido é preciso de vez em kd serem purgados, além disso o ar deve ser seco, isto é, passar por um filtro que tira toda a humidade do ar, se não acontece isso que te aconteceu a ti, quase que aposto que foi problema do ar comprimido!

Abraço e ainda bem que resolveste o problema!
 
Relativamente a este caso não vejo outra hipotese que não seja a de que a água entrou dentro do pneu quando ele foi cheio de ar porque depois da montagem e com ar comprimido lá dentro não há mais hipotese de entrar água,acontecendo depois da montagem só se por exemplo o pneu tivesse vazado por completo e a roda ficasse algum tempo em contacto com água por exemplo dentro de uma poça,aí talvez pudesse entrar alguma água mas é uma hipotese muito rebuscada
 
Pois, é difícil encontrar uma resposta não é?!...
Uma coisa posso garantir ao pessoal interessado, na altura em que comecei a sentir os problemas, tenho a certeza que ninguém mexeu nos pneus... sem eu saber! Aliás, agora aos poucos começo a recordar-me de algumas coisas que aconteceram há cerca de 3 a 4 semanas atrás , designadamente sentir uma tendência da carrinha em ficar desequilibrada quando virava para o lado direito, mas como não passava dos 120 e circulava em estradas com piso péssimo ou com paralelos, nunca me apercebi do verdadeiro estado do carro nem deu grande importância. Só quando começou a tremideira é que vi e senti que havia algo errado.
Porém, hoje, um mecânico disse-me uma coisa interessante: tem bons amigos!...
Pelo raciocino dele , alguém esvaziou os pneus, colocou água, voltou a encher os pneus à pressão em que estavam, na esperança de que depois o desequilibro causado por causa do peso da água na roda fizesse o resto:eek:u seja tivesse um acidente... parece refinado esta explicação, mas, sinceramente é só mais uma hipótese.
As hipóteses dos compressores é impossível porque o problema deu-se há cerca de 3 semanas e a última vez que verifiquei o estado da pressão dos pneus, antes de ter começado a percorrer as recauchutagem para descobrir a origem da tremideira, foi no mês de Novembro, e também numa oficina, aparentemente insuspeita...
Penso que nunca terei uma resposta para este dilema.
Abram os olhos pessoal e, quando tiverem uma avaria, pensem que ás vezes pequenas coisas causam grandes problemas.
 
Pois, é difícil encontrar uma resposta não é?!...
Uma coisa posso garantir ao pessoal interessado, na altura em que comecei a sentir os problemas, tenho a certeza que ninguém mexeu nos pneus... sem eu saber! Aliás, agora aos poucos começo a recordar-me de algumas coisas que aconteceram há cerca de 3 a 4 semanas atrás , designadamente sentir uma tendência da carrinha em ficar desequilibrada quando virava para o lado direito, mas como não passava dos 120 e circulava em estradas com piso péssimo ou com paralelos, nunca me apercebi do verdadeiro estado do carro nem deu grande importância. Só quando começou a tremideira é que vi e senti que havia algo errado.
Porém, hoje, um mecânico disse-me uma coisa interessante: tem bons amigos!...
Pelo raciocino dele , alguém esvaziou os pneus, colocou água, voltou a encher os pneus à pressão em que estavam, na esperança de que depois o desequilibro causado por causa do peso da água na roda fizesse o resto:eek:u seja tivesse um acidente... parece refinado esta explicação, mas, sinceramente é só mais uma hipótese.
As hipóteses dos compressores é impossível porque o problema deu-se há cerca de 3 semanas e a última vez que verifiquei o estado da pressão dos pneus, antes de ter começado a percorrer as recauchutagem para descobrir a origem da tremideira, foi no mês de Novembro, e também numa oficina, aparentemente insuspeita...
Penso que nunca terei uma resposta para este dilema.
Abram os olhos pessoal e, quando tiverem uma avaria, pensem que ás vezes pequenas coisas causam grandes problemas.

Porra porra.... grande cena!
 
Back
Top