Audi 30 TFSI

Voces nao podem medir "pilinhas" assim.. com a cilindrada nem a potência de um motor.. Há varias variaveis a ter em conta, o mapa da centralina, a caixa de velocidades que está acoplada, o tipo e tamanho do turbo, se tiver, o peso total do carro, os pneus que lá têm.. etc..
Ja experimentaram um lexus is220d? Motor toyota 2.2 177 cv salvo erro.. Parece bom nao é? Mas nao.. Nao é.. Parece que tem 130, tanto que depois a Toyota teve de fazer uns ajustes e melhoraram muito.
 
Isso é tudo muito bonito no papel, será que ele arranca numa subida com o AC ligado?
E depois esses injetores vão durar, parecem ter muito plastico lá metido, e a potencia que tiras dele (novamente a duração)
Mas a minha critica mesmo a necessidade de esconder um motor 1000CC.
30 TFSI pensas que estas a olhar para um motor e afinal é um tricilindrico dos mais caganitos.

Essa situacao do AC só se verificava nos compressores antigos. Os mais recentes tem uma especie de polie variavel que so actua em certas condicoes de esforco do motor.. Nem notas nada no motor.
Nao substimem estes novos motores de baixa cilindrada.. É recente a aposta em motores a gasolina mais evoluidos mas vai melhorar.
A injecao directa nos diesel existe ha decadas.. Nos motores gasolina está a ficar massificado e só isso faz uma diferenca abismal. Ja existem turbos de geometria variavel para gasolina tambem, algo que nao era facil aplicar pois motores a gasolina expelem gases muito mais quentes, nao temam a evolucao :p
Nao vem os carros de rally? 1600cc com 300cv?! :assobio:

Salvo as devidas distancias de comparacao :D

A unica coisa que nao gosto nos motores de 3 cilindros é aquele trabalhar pouco sereno.. Mas pronto.
Acho que um motor nao superior a 1300cc, injecao directa, turbo, 4 cilindros, seria o mais equilibrado para um carro de tamanho médio.. 1200, 1300kg
 
Eu tenho um IBIZA 1.4 TDI, e é preciso muito cuidado para arrancar na subida (turbo dependente), imagino o festival que será um 999cc TFSI. Mas claro se não parares na subida, nem notas nada.
Vê lá o que se passa então. Isso arranca na boa. Vejo é muitos com admissão e egr sujas.
 
Eu tenho um IBIZA 1.4 TDI, e é preciso muito cuidado para arrancar na subida (turbo dependente), imagino o festival que será um 999cc TFSI. Mas claro se não parares na subida, nem notas nada.
Tens de ver o que se passa com esse carro.
Esse motor não é nada de especial é verdade, mas o rapaz anda bem para o que foi pensado!
Compraste-o novo? Olha que o conheço bem e não é mau de todo (não é um 1.9tdi, é um manco, mas mesmo assim não é mau).

Não faz qualquer sentido, então o 1500 é pior que o 1000???

Já estou como o "scotty kilmer" desconfiar sempre dos jornalistas auto, são pagos para dizer bem...
Olha, se calhar é melhor ires testar o carro invès de tentar adivinhar ou falar mal só pq te parece estranho uma cilindrada tão pequena ser eficiente. Ainda te dei o exemplo do rs5 que passou de um motor 4.2 para um 2.9 muito mas muita mais eficiente. O mesmo se passa com estes mais pequenos.

Nota - ele não disse que o 1.5 era pior, disse que recomendava o 1.0 face ao 1.5. É obvio que o 1.5 anda mais mas isso é sinonimo de supremacia? Não será o 1.0 110cv a compra mais racional? Consumos mais baixos, elasticidade qb para cidade, baixos impostos?

nota 2 - atenção que eu não sou defensor de nenhum motor. cada um tem as suas virtudes e defeitos, agora depende das necessidades de cada comprador.

Vai ao stand e testa-os! Depois passa por cá para partilhar a experiência.
 
Nao vem os carros de rally? 1600cc com 300cv?!
Pois mas esses as vezes nem chegam a box, partem o motor a meio:assobio:., e Nem queiras comparar o material que eles usam, só o custo de uma caixa de velocidades deles compras um carro "normal" todo, e depois tens o resto,...
E depois de uma prova vai tudo novo, novamente,...

Olha, se calhar é melhor ires testar o carro invès de tentar adivinhar ou falar mal só pq te parece estranho uma cilindrada tão pequena

Eu comecei este post, não a criticar o carro em si, mas a AUDI por estar a usar uma sigla "30" para um motor de 999cc, como já disse mal do fabricante do 318 com motor 1600cc. São maneiras de esconder o motor, contra o que tinha vindo a ser normal nas marcas, por este andar os números que metem na traseira do carro não significam nada.:duhh:
Não há nada que esconda a cilindrada (são os canecos que empurram a manivela), podes meter compressor, turbo, tecnica e mais tecnica, vais pagar de outra forma, mais avarias, menos binário,...
 
Eu comecei este post, não a criticar o carro em si, mas a AUDI por estar a usar uma sigla "30" para um motor de 999cc, como já disse mal do fabricante do 318 com motor 1600cc. São maneiras de esconder o motor, contra o que tinha vindo a ser normal nas marcas, por este andar os números que metem na traseira do carro não significam nada.:duhh:
Não há nada que esconda a cilindrada (são os canecos que empurram a manivela), podes meter compressor, turbo, tecnica e mais tecnica, vais pagar de outra forma, mais avarias, menos binário,...

Já a algum tempo de deixei de prestar atenção a isso. Um pouco como o formato das novas matriculas, já não me preocupo(ou penso) em identificar qual pertence a qual ano/mês. Simplesmente é-me indiferente.

Antes destas nomenclatures a Audi já não dizia os cvs.
Exemplo por exemplo dos B8, na mala só tinha TDI (não sabemos se é um 140, 150, 170, 177, 190) - já agora, nem motor. para saber que era um 3.0 só pela dupla saida de escape.
Mas isto a meu ver era irrelevante, de que valia saber qual o motor? O que faz a potencia são os componentes (um 2.0 140 é bastante diferente de um 190). O que faz o carro não é apenas o motor mas o conjunto(motor, afinações de carroçaria, extras...)

Para estas novas siglas é qq coisa como isto (o que acaba por mostrar mais do que nas anteriores gerações):
30 para potências entre os 81 e os 96 kW (110 e 130 cv)
35 para potências entre os 110 e os 120 kW (150 e 163 cv)
40 para potências entre os 125 e os 150 kW (170 e 204 cv)
45 para potências entre os 169 e os 185 kW (230 e 252 cv)
50 para potências entre os 210 e os 230 kW (285 e 313 cv)
55 para potências entre os 245 e os 275 kW (333 e 374 cv)
60 para potências entre os 320 e os 338 kW (435 e 460 cv)
70 para potências acima dos 400 kW (mais de 544 cv)


Já agora, que te interessa a cilindrada?
Uma vez mais, as grandes cilindradas estão a tornar-se dinassauros e as pequenas mais eficientes.
Olha um 2.0tdi com 204cv, o mesmo que um 3.0 das primeiras gerações. Qual é que preferias aqui? Eu digo que sem sombras de dúvidas o 2.0tdi :)
 
Last edited:
Pois mas esses as vezes nem chegam a box, partem o motor a meio:assobio:., e Nem queiras comparar o material que eles usam, só o custo de uma caixa de velocidades deles compras um carro "normal" todo, e depois tens o resto,...
E depois de uma prova vai tudo novo, novamente,...



Eu comecei este post, não a criticar o carro em si, mas a AUDI por estar a usar uma sigla "30" para um motor de 999cc, como já disse mal do fabricante do 318 com motor 1600cc. São maneiras de esconder o motor, contra o que tinha vindo a ser normal nas marcas, por este andar os números que metem na traseira do carro não significam nada.:duhh:
Não há nada que esconda a cilindrada (são os canecos que empurram a manivela), podes meter compressor, turbo, tecnica e mais tecnica, vais pagar de outra forma, mais avarias, menos binário,...
Na Audi o número 30 refere-se a potência e nunca a vi cilindrada ao contrário da BMW que ainda anda confusa nas siglas.
 
Tenho 2 carros com esse motor polo com 95cv e ibiza com 110cv. Comparando polo com ibiza sinto a diferença, o ibiza esgota mais tarde.
Claro que o ibiza é mais pequeno que o a3 mas posso dizer que esse motor surpreende pela positiva, tive um a1 1.4 125cv e andava e desenvolvia abaixo do ibiza e sem contar com os problemas que o motor me deu, o ibiza tenho à 4 anos e o motor deu-me até agora 0 problemas.
 
Nao substimem estes novos motores de baixa cilindrada.. É recente a aposta em motores a gasolina mais evoluidos mas vai melhorar.
A injecao directa nos diesel existe ha decadas.. Nos motores gasolina está a ficar massificado e só isso faz uma diferenca abismal. Ja existem turbos de geometria variavel para gasolina tambem, algo que nao era facil aplicar pois motores a gasolina expelem gases muito mais quentes, nao temam a evolucao :p
Nao vem os carros de rally? 1600cc com 300cv?! :assobio:

Salvo as devidas distancias de comparacao :D

A unica coisa que nao gosto nos motores de 3 cilindros é aquele trabalhar pouco sereno.. Mas pronto.
Acho que um motor nao superior a 1300cc, injecao directa, turbo, 4 cilindros, seria o mais equilibrado para um carro de tamanho médio.. 1200, 1300kg

Não é propriamente baixa cilindrada, mas tb não é necessariamente grande > 2.5 (isto é, o iuc não terá um preço exagerado).

Neste video o tipo testou um golf 7.5 2.0 gti pack tcr.
é um FDW, onde diz que está com mais de 300cv. Um FDW que consegue meter a potencia no chão sem ser necessário recorrer ao sistema 4motion.

aparentemente o carro anda bem. pelo menos mediu 5seg 0-100.
só não fazia ideia é que estes motores são relativamente fáceis de extrair até 600cv (segundo o que ele afirmou durante os primeiros minutos do video!!!).

Isto evoluiu tanto assim ou é apenas a gabarolice de quem está a fazer o ensaio?

Link:

Nota:
Afinal estes motores dão para ir até perto dos 600cv pelo que vejo.... Não fazia mesmo ideia.
Um exemplo entre muitos:
Leistungssteigerungen-vw-golf-8-r.html


Link: https://www.hgp-turbo.de/
 
Last edited:
Não é propriamente baixa cilindrada, mas tb não é necessariamente grande > 2.5 (isto é, o iuc não terá um preço exagerado).

Neste video o tipo testou um golf 7.5 2.0 gti pack tcr.
é um FDW, onde diz que está com mais de 300cv. Um FDW que consegue meter a potencia no chão sem ser necessário recorrer ao sistema 4motion.

aparentemente o carro anda bem. pelo menos mediu 5seg 0-100.
só não fazia ideia é que estes motores são relativamente fáceis de extrair até 600cv (segundo o que ele afirmou durante os primeiros minutos do video!!!).

Isto evoluiu tanto assim ou é apenas a gabarolice de quem está a fazer o ensaio?

Link:

Nota:
Afinal estes motores dão para ir até perto dos 600cv pelo que vejo.... Não fazia mesmo ideia.
Um exemplo entre muitos:
Leistungssteigerungen-vw-golf-8-r.html


Link: https://www.hgp-turbo.de/
Gabarolas em grande parte.
Neste motor até vais buscar 1000cv.
Basta ter harware para isso...
 
Back
Top