Audi 80 Avant 1.9 TDI 1995 - RICOANA

Marca: Audi
Modelo: 80 Avant
Ano :1995

Motor e Transmissão: 1.9 tdi de 90cv cx de 5 velocidades

O carro é de 1995, mas como podem constatar pela matricula é de 1998, o unico dono, compro-o na Alemanha e legalizo-o cá.
Travões:
Jantes/Pneus: origem/ 205/60r15
Exterior: de origem
Interior: De origem
Audio: Sony mais 2 colunas Kenwood nas portas de tras
Alterações:
.
Molas eibach
Proximas altrerações:
Pneus melhores - 2 ok!
Amortecedores
Barra AA
Chipanço- ok!
Filtro de Caixa KN- ok!
Revisões:

249930 km a 24-6-2013 -» Oleo 5w40, filtro de oleo, filtro de gasoleo, anticongelante, vaso de expansão novo, tubo de agua novo, tubo de ferro de agua novo.

Fotos:


dsc0128yb.jpg

dsc0127xb.jpg
[/IMG]
dsc0135oj.jpg
[/IMG]
dsc0131bq.jpg
[/IMG]
dsc01292py.jpg
[/IMG]
dsc0149xa.jpg
[/IMG]
dsc0133cc.jpg
[/IMG]
dsc0136ld.jpg
[/IMG]
dsc0141cf.jpg
[/IMG]
dsc0132mm.jpg
[/IMG]
dsc0150dy.jpg
[/IMG]
dsc0134xs.jpg
[/IMG]
dsc0143ya.jpg
[/IMG]
dsc0138pm.jpg
[/IMG]
dsc0130ub.jpg
[/IMG]
dsc01482wz.jpg
[/IMG]
dsc0139je.jpg
[/IMG]
dsc0137vm.jpg
[/IMG]
dsc0142tf.jpg
[/IMG]
dsc0140il.jpg
[/IMG]
dsc0144g.jpg
 
Last edited:
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Depois de vê-la bem já reparei que, bateu frente\lateral esquerda. Vou precisar de uma optica esquerda, mudar óleo ( 5w40), filtro de óleo, filtro de gasóleo, filtro de ar esta bom, óleo da caixa ( penso que é 75w90), mudar e limpar o circuito da agua, preciso de um tampão para o gasóleo sem chave.

Levou 67, .. L de gasoleo.

Uma pergunta, que isto quando se tem pela primeira vez um audi, surgem duvidas, quando ligo os minimos acende a luz no quadrante a indicar a luz, passo a medios e apaga, maximo acende no quadrante é normal?

Pressão de turbo, qual é o valor de origem? alguem sabe?

Vem instalado 4 pneus 205/60 r 15, é preferivel manter esta medida ou colocar a medida original?

Obrigado a todos.
 
Last edited:
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Boas Ricoana! Bem vindo à família dos 80's! :)

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que pelo menos a nível visual exterior a tua avant aparenta estar em bastantes boas condições. A pintura parece estar num estado ainda muito porreiro. Trata bem dela!

Quanto às questões que já colocaste, digo-te aquilo que se diz a toda a gente: perdes algum tempo a procurar no eBay alemão (ebay.de) e encontras muitas coisas ao preço da "uva mijona" :)

Fizeste referência ao óleo que estavas a pensar meter no carro e disseste que ias meter 5W40, mas olha que o recomendado da marca para o motor A1Z é o 10W40.

Quanto à questão das luzes, no meu carro eu quando acendo mínimos não me aparece qualquer luz tipo notificação a indicar que os tenho acesos, nem tanto para médios, apenas acontece isso com os máximos. A única luz que se acende quando se liga os mínimos é a luz de fundo do quadrante normal. Atenção que sendo a tua avant das mais recentes pode entretanto já ter um quadrante diferente do meu. Deixa mais malta vir comentar sobre o assunto antes de tirar conclusões.

Se te sentes bem a conduzir com os pneus que tens mais vale secalhar manter, se bem que 60 de perfil isso nas curvas deve-se bambear um bocado :p

Abraço e boa estadia
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Obrigado AMFerreira.

Relativamente ao oleo, estava a pensar colocar o 5w40, só numa primeira vez com o intuito de "limpar" o motor por dentro e depois arranjar o 10w40 sintetico.
As luzes, não sei se influencia, mas a minha é Alemã ( importada)

Relativamente aos pneus, de livrete tenho:

195/65 R15
205/60 R15 actual
205/55 R16

Entre a primeira e a segunda medida qual a preferivel?


Fui entretanto ao ebay.de, aquilo tem para la tralha para estes carros....vai la vai.....
 
Last edited:
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Bem-vindo ao nosso pequeno cantinho dos 80. Como ja te disseram, a tua parece em muito bom estado geral.

Só para tirar umas duvidas, a tua é 1.9TDI, não 1.9TD, com o tempo, se andares por cá verás a diferença entre ambas as designações. A tua é electrónica, portanto, já é TDI. 1.9TD seria por exemplo, o que montei no meu, e verás que a diferença ainda é bastante ;).

Quanto ás luzes e ao quadrante, não percebi a parte que dizes dos médios "desligarem" ... Normalmente os minimos não dão notificação nenhuma, apenas ligam a luz de fundo e interiores, os médios fazem o mesmo (a não ser que tenhas CB mini-check como eu, e se tiveres uma luz fundida, apita e aparece notificação), e as luzes altas têm uma luzinha dedicada para quando os tens ligados... Podes é sempre mostrar umas fotos com a tua duvida.

Unico defeito minusculo que se vê aí é um vedante da alimentação de óleo do turbo, que deve ser facil e barato de substituir.

Abraço, boa sorte com a carrinha :)
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Olha o gajo hehe estás em todas,és como eu...
A pressão de origem ronda os 0,75Bar.
Tens ai uma máquina espectacular.
Abraço.:)
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Bem-vindo ao nosso pequeno cantinho dos 80. Como ja te disseram, a tua parece em muito bom estado geral.

Só para tirar umas duvidas, a tua é 1.9TDI, não 1.9TD, com o tempo, se andares por cá verás a diferença entre ambas as designações. A tua é electrónica, portanto, já é TDI. 1.9TD seria por exemplo, o que montei no meu, e verás que a diferença ainda é bastante ;).

Quanto ás luzes e ao quadrante, não percebi a parte que dizes dos médios "desligarem" ... Normalmente os minimos não dão notificação nenhuma, apenas ligam a luz de fundo e interiores, os médios fazem o mesmo (a não ser que tenhas CB mini-check como eu, e se tiveres uma luz fundida, apita e aparece notificação), e as luzes altas têm uma luzinha dedicada para quando os tens ligados... Podes é sempre mostrar umas fotos com a tua duvida.

Unico defeito minusculo que se vê aí é um vedante da alimentação de óleo do turbo, que deve ser facil e barato de substituir.

Abraço, boa sorte com a carrinha :)

Obrigado pelo esclarecimento:D

A ver se me sei explicar e entretanto vou tirar foto ao quadrante. Então vamos lá, quando ligo os minimos, acende uma luz no painel a indicar que tenho os minimos acesos, depois quando passo para medios, a luz de minimos apaga e não tenho mais informação nenhuma.

Olha o gajo hehe estás em todas,és como eu...
A pressão de origem ronda os 0,75Bar.
Tens ai uma máquina espectacular.
Abraço.:)

Isso digo eu de ti, eu tenho razão para estar em todas.....kkkkkk, agora tu não sei não, vais-me dizer que compras-te um Audi e não me disses-te nada?!!!!:rolleyes:

E só faz 0,75bar, isso estava a fazer o corsa, estava, pois ja o vendi.....hehehehehe
 
Last edited:
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

boas, parece bem estimada, a fuga tens de limpar e ver se vem do turbo ou de desse tubo do óleo, mas com a idade deve ser mesmo do turbo a pedir um kit de vedantes, o óleo decidamente é má opção meteres 5w40, qt aos pneus eu mantinha a medida, a não ser que tenciones meter 4 pneus novos aí compensa meter os 195 porque a poupança é bastante significativa
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

boas, parece bem estimada, a fuga tens de limpar e ver se vem do turbo ou de desse tubo do óleo, mas com a idade deve ser mesmo do turbo a pedir um kit de vedantes, o óleo decidamente é má opção meteres 5w40, qt aos pneus eu mantinha a medida, a não ser que tenciones meter 4 pneus novos aí compensa meter os 195 porque a poupança é bastante significativa


Sim tenho de desmanchar o tubo do turbo e ver aquilo. Em relação aos pneus, tenho mais poupança em que? na compra ou em combustivel?
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Sim tenho de desmanchar o tubo do turbo e ver aquilo. Em relação aos pneus, tenho mais poupança em que? na compra ou em combustivel?

Ambos :D

Quanto á pressão de turbo, tambem tinha-me esquecido de referir, valores stock, 0.9 de pico, 0.8 estavel ... Na maioria dos casos até nem faz o pico, e fica-se pelos 0.8 bars.

Como o teu é TDI, só consegues alterar esses valores em grande medida com reprogramação, pois mesmo que aumentes a pressão manualmente, a centralina não vai compensar gasóleo e vai andar a mandar erros e andar em safe mode. E reprogramar as 80 é mais complicado devido a centralina antiga, é preciso mudar fisicamente o chip.

Acho que é só isso que impede a maioria dos que aqui andam de andarem reprogramados, falta de t€mpo :D
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

bem vindo e boa estadia
espero k gostes do nosso cantinho dos 80´s
tens ai uma 80 toda estimada
nao é por nada mas cada vez k vejo avant´s mais modernas
k a minha mais gosto da minha :D
a minha é de 94 e tem os interiores todos completos
só falta mesmo ter ar condicionado
tou desconfiado k a minha foi alguma serie especial tem os
pormenores todos da rs2
ainda não vi nenhuma igual á minha
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Boas como já vim tarde já muita coisa foi dita... :p

Ora bem óleo mete 10w40, não evapora tão depressa :D, a box não vale a pena deitar €€ ao lixo junta pra repro.

Os pneus é mesmo uma opção tua... Queres trocar de jantes algum dia?? Está a pensar no andamento vs. consumo???

Em resumo é uma 80 bonita e estimada e ao contrario de ti eu gosto do preto, tenho preferencia por carro escuros embora o meu 80 seja bem claro :oops:
 
Re: A minha nova aquisição Audi 80 Avant

Bela 80 que tens. Quanto ao chip esquece essa ideia. Se lhe queres dar calor para ficar mais nervosa em andamento da-lhe mas com a repro. Os chips desse tipo só dão problemas.

Boa sorte com a 80 e que faça muitos quilómetros :)
 
Back
Top