Audi 80 Avant 1994

Primeiro, gostaria de cumprimentar todos os membros e agradecer pela oportunidade de pertencer ao grupo. Sou novo por aqui.
Há um mês adquiri uma Audi 80 Avant de 1994, com cerca de 230 mil kms, nacional e que estava parada há quase 15 anos dentro de uma garagem.
Iniciei este tópico, porque deparei-me com alguns arranjos a fazer e pretendo reabilitar a carrinha. Vou precisar de orientação durante o processo e ficaria bastante feliz se me pudessem ajudar.

- Marca: Audi

- Modelo: 80

- Carroçaria: Avant

- Motor: 1.9 Tdi 90 cv

- Transmissão: Caixa manual de 5 velocidades

- Cor: Verde

- Jantes: 15”

- Pneus: 195/65/15

- Sistema Travagem: Travões de disco ás 4 rodas com ABS

- Interior: Estofos originais em pele preta

- Exterior: Completamente original, penso eu.

Material não original:
Por enquanto só o rádio Pioneer.


Problemas actuais a resolver:
- Ver o que se passa com a sofagem, não dá ar quente.
- Sustituir resistência do motor da sofagem, so funciona 3 e 4 velocidade
- Testar e carregar AC
- Reparar iluminação dos botões dos vidros
- Colocar lampadas novas no quadrante
- Tentar arranjar umas lâmpadas que dêem melhor luz na sofagem
- quadrante não funciona bem
- amortecedores
- tecto de abrir sai do sítio
 

Anexos

  • IMG-20240111-WA0001.jpg
    IMG-20240111-WA0001.jpg
    178,1 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20240111-WA0002.jpg
    IMG-20240111-WA0002.jpg
    200,6 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20240111-WA0003.jpg
    IMG-20240111-WA0003.jpg
    158,3 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20240111-WA0004.jpg
    IMG-20240111-WA0004.jpg
    113,1 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20240111-WA0005.jpg
    IMG-20240111-WA0005.jpg
    109,3 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20240111-WA0006.jpg
    IMG-20240111-WA0006.jpg
    105,3 KB · Visualizações: 14
Parabéns pela aquisição, são sem duvida grandes máquinas e valem bem a pena manter. Essa carrinha estava à venda aqui perto de Braga.

Quanto à sofagem não dar ar quente deve ser o isolamento da mesma que já foi à vida, provavelmente deve-te sair esponja pelos difusores da sofagem.

Quanto aos botões dos vidros aconselho-te a comprar uns novos na AUTODOC(tens de várias marcas a vários preços), entre comprar leds, resistências e o trabalho de reparar mais vale comprar uns novos.
Quanto à luz da sofagem aconselho-te a limpar bem isso e meter umas lâmpadas boas do mesmo tipo de origem, já testei várias e inclusive leds e nunca ficou em condições, acabei por meter umas ref de origem.

Boa sorte aí com o projecto.
 
Obrigado!
Sim, sou de Leiria e dei um saltinho a Fafe para a ir buscar.

Obrigado pelas dicas.
Em relação ao quadrante, há algumas coisas que não funcionam bem. O nível do combustível anda sempre errado; a temperatura em andamento está sempre abaixo dos 90 e quando paro com o carro ligado durante alguns minutos sobe ligeiramente acima dos 90 e tem mais luz de um dos lados. Serão, efetivamente, problemas do quadrante? Ou podem ser problemas do nível do depósito de combustível, ou de aquecimento?
 
Relativamente ao quadrante, lembro-me de ver nas fotos quando a carrinha estava à venda que algo não estava bem, um dos ponteiros, não me lembro se era o conta rotações se era do velocímetro estava demasiado em baixo como se estivesse partido internamente, devia ter alguma roda dentada partida.
Quanto ao ponteiro do combustível estes carros não são propriamente muito exactos, sabes que é um carro dos anos 90. O que é normal é ele apresentar o combustivel correcto quando o carro está completamente na horizontal quer parado quer em andamento. Em andamento ele oscila, se vais a subir ou a fazer curvas à esquerda o nivel desce, quando vais a descer ou a fazer curvas à direita o nivel sobe, mas estas oscilações são minimas dentro do nivel normal do combustivel que tens no depósito por norma as oscilações são de 1/4 ou seja de um ponteiro para outro( se efectivamente tens o depósito meio estas oscilações são entre o ponteiro anterior 1/4 e o ponteiro seguinte 3/4 mediante as situações que mencionei), mas não sei se é a isto que te referes quando dizes que anda sempre errado.
Quanto à temperatura também é normal haver oscilações entre os digamos 85º e os 92º/93º consoante as situações, mas por norma mantém-se nos 89º mesmo junto aos 90º que é a temperatura normal. Verifica se o nivel do anticongelante se mantém ou se há perdas, verifica o vaso de expansão se tem residuos de oleo tipo acastanhada quer no topo do anticongelante quer na base da tampa. Quando passar dos 90º e tiveres oportunidade verifica se o tubo principal que vai do bloco ao radiador, está rijo como pedra ou se o consegues apertar.
Um conselho relativamente ao circuito de refrigeração, limpa todos os sensores e limpa todo o circuito, coloca quer bomba de água quer termostato de origem assim como o anticongelante indicado que é o G12. Isto é conveniente porque a carrinha esteve parada muito tempo.

O meu quadrante também tem falha de luz no velocimetro, presumo que seja lampadas queimadas mas ainda não me dei ao trabalho de as trocar. Aconselho a meter lampadas da OSRAM e com os watts correctos indicados nas lampadas, há pessoal que quer mais luminosidade e mete lampadas com watts superiores e as lampadas aquecem mais e acabam por danificar o frontal dos manometros(começam a descascar a pelicula preta.

Esqueci-me de um pormenor relativamente à falta de ar quente na sofagem, também podem ser os tubos e ou o radiador de sofagem entupido, com a carrinha quente verifica se os tubos à saida do radidor de sofagem estão quentes ou frios.

Mas para começar faz-lhe uma boa lavagem do circuito da água e troca como disse o termostato e a bomba e coloca G12 e a a partir daí verifica se algumas das anomalias relacionadas com o circuito desapareceram ou se se mantêm.
 
Parabens pela aquisição da maquina, em relacao ao nao fazer quente da sofagem pode ser realmente as esponjas internas, como pode ser o radiador da sofagem entupido (a carrinha no sistema de refrigeracao tem agua da torneira? Ou anticongelante?), iluminacao dos botoes dos vidros como ja foi dito pelo nosso amigo ALVES mais vale meter novo, quadrante (em conducao é normal o ponteito do combustivel marcar abaixo do que realmente tem no deposito, é mal cronico nas 80), (temperatura o termoestato podera ja nao estar nas melhores condicoes, nada como meter um novo), iluminacao do quadrante ao mexer nas lampadas mais vale substituilas todas de uma so vez. Nada que aos poucos nao vas reparando e pondo 5*****. Um abraço e bons km com a menina

Enviado do meu 2201116SG através do Tapatalk
 
Foto do meu quadrante onde podes verificar a falha de luminosidade no velocímetro entre os 80km e os 160km assim como não se veem os km e mal se vê o ponteiro. Isto é preguiça pura e simples de desmontar e meter lâmpadas novas :).
 
Back
Top