Caro Américo:
Obrigado pelo pedido de amizade que já fiz questão de aceitar. Já afastei a manga do lado esquerdo da porta da mala e realmente os fios estavam todos cortados ou descarnados, até me admiro como é que não houve para ali um curto circuito qualquer. Vou soldá-los e estou a pensar cobrir as emendas com uma manga plástica que se enfia no fio e depois se quece com um isqueiro e se molda e cola ao fio. Vou fazer isso, fio a fio à medida que vou soldando. O problema é que a manga grossa de origem, onde os fios todos estão inseridos ( não a manga eléctrica, mas sim a manga de borracha anelada que abraça os fios entre a porta e o tejadilho ), parece muito difícil de afastar. Não sei se consigo afastar o suficiente sem danificar alguma coisa. Ele é de borracha e os fios são isolados a plástico. Já pensei besuntar os fios com um bocado de vaselina e depois com duas ou três abraçadeiras plásticas, apertá-la, de forma a ficar mais apertada, com menos comprimento e assim ter acesso à parte dos fios que estão cortados. Como é que o Américo fez?
Em relação ao relé, eu não sou electricista e não quero pôr em causa o saber de um profissional, mas esse relé tem quatro terminais. Que são o 15, o 31, o 53 e o L. É o relé da Siemens 445 955 529 A. É um relé tipo Bosch. E segundo as normas da Bosch,( o link que eu usei para identificação dos terminais em relés Bosch é este:
http://www.bosch-automotive-traditi...switches/downloads_3/klemmenbezeichnungen.pdf , estes terminais têm as seguintes identificações:
15 - Positivo ao comando da ignição
31 - Negativo, ligado à massa
53 - Entrada + do motor do limpa pára brisas
L - Pisca do lado esquerdo
Ou seja o 53 é a entrada de comando ao relé para o motor do limpa pára brisas. E realmente quando se pressiona o manípulo do limpa pára brisas traseiro, um dos terminais da caixa onde o relé é inserido fica com corrente. Agora não me lembro qual é o número do terminal mas é o que fica mais junto à porta. Não tenho a certeza se é o 53 ou o L. Qundo se dá toques no manípulo, ele fica em tensão. Além disso é um relé temporizado. Eu já o abri e é um relé estranho. Tem uma bobine, mas tem também uma pequena placa electrónica com pequeninas resistências e uma coisa que parece um pequeno microprocessador. Que ele tem uma temporização qualquer, eu sei. Mas não faço a mínima ideia como funciona. Por isso estas razões é que achei que era o relé que comandava o motor do limpa pára brisas traseiro. Mas é fácil de verificar, basta retirar o relé e dar ordem ao manípulo e ver se o motor funciona. Se não funcionar, é esse o relé.
Cumprimentos e até breve.
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Caro Américo:
Obrigado pelo pedido de amizade que já fiz questão de aceitar. Já afastei a manga do lado esquerdo da porta da mala e realmente os fios estavam todos cortados ou descarnados, até me admiro como é que não houve para ali um curto circuito qualquer. Vou soldá-los e estou a pensar cobrir as emendas com uma manga plástica que se enfia no fio e depois se quece com um isqueiro e se molda e cola ao fio. Vou fazer isso, fio a fio à medida que vou soldando. O problema é que a manga grossa de origem, onde os fios todos estão inseridos ( não a manga eléctrica, mas sim a manga de borracha anelada que abraça os fios entre a porta e o tejadilho ), parece muito difícil de afastar. Não sei se consigo afastar o suficiente sem danificar alguma coisa. Ele é de borracha e os fios são isolados a plástico. Já pensei besuntar os fios com um bocado de vaselina e depois com duas ou três abraçadeiras plásticas, apertá-la, de forma a ficar mais apertada, com menos comprimento e assim ter acesso à parte dos fios que estão cortados. Como é que o Américo fez?
Em relação ao relé, eu não sou electricista e não quero pôr em causa o saber de um profissional, mas esse relé tem quatro terminais. Que são o 15, o 31, o 53 e o L. É o relé da Siemens 445 955 529 A. É um relé tipo Bosch. E segundo as normas da Bosch,( o link que eu usei para identificação dos terminais em relés Bosch é este: http://www.bosch-automotive-tradition.com/media/en/automotive_tradition_1/teile_1/switches/downloads_3/klemmenbezeichnungen.pdf , estes terminais têm as seguintes identificações:
15 - Positivo ao comando da ignição
31 - Negativo, ligado à massa
53 - Entrada + do motor do limpa pára brisas
L - Pisca do lado esquerdo
Ou seja o 53 é a entrada de comando ao relé para o motor do limpa pára brisas. E realmente quando se pressiona o manípulo do limpa pára brisas traseiro, um dos terminais da caixa onde o relé é inserido fica com corrente. Agora não me lembro qual é o número do terminal mas é o que fica mais junto à porta. Não tenho a certeza se é o 53 ou o L. Qundo se dá toques no manípulo, ele fica em tensão. Além disso é um relé temporizado. Eu já o abri e é um relé estranho. Tem uma bobine, mas tem também uma pequena placa electrónica com pequeninas resistências e uma coisa que parece um pequeno microprocessador. Que ele tem uma temporização qualquer, eu sei. Mas não faço a mínima ideia como funciona. Por isso estas razões é que achei que era o relé que comandava o motor do limpa pára brisas traseiro. Mas é fácil de verificar, basta retirar o relé e dar ordem ao manípulo e ver se o motor funciona. Se não funcionar, é esse o relé.
Cumprimentos e até breve.