Boas...
Depois de ler os vários tópicos relacionados com o não querer trabalhar a frio, resolvi contar aqui a minha aventura.
A audi 80 tdi de 1993 com motor 1Z não quer pegar a frio.
Pensei que fosse das velas de incandescencia, visto ela ter 300mil km e comprei 4 novas, troquei e nada. Fui experimentar as antigas e 2 estavam boas e 2 estavam mortas.
Passei aos testes para ver se chegava corrente as velas. Quando se dá a chave é quase instantaneo que o busca polos acende e se apaga... nem 1 segundo fica aceso.. é normal?
Como tenho a audi verde, saquei o relé temporizador das velas e troquei.. e continuava tudo igual.
Fui a procura da válvula da temperatura e quando desliguei a ficha acendeu-se a luz da resistência no painel (luz essa que nunca tinha visto acesa em 4 anos que o carro está cá por casa) e depois ao rodar a chave pegou logo a primeira embora com o Ralenti a 1200rpm... e posteriormente foi baixando.
Fui dar uma volta com ela com a ficha desligada e ela ficou toda atrofiada... então voltei a ligar a ficha e encomendei o sensor.
Troquei o sensor e continua tudo na mesma.
De manhã, de tarde ou a noite... se ficar muito tempo parada (mais de 4 ou 5 horas) custa a pegar. Como agora ja sei o truque da ficha... desligo rapidamente ponho a trabalhar e volto a ligar a ficha. Mas obviamente que isso não é solução...
Peças que já foram mudadas...
Filtro do gasóleo, velas de incandescência, sensor de temperatura e relé temporizador...
De onde poderá vir o problema?
Seria o tal retorno do gasóleo? Na tal válvula T?
Já agora outra questão... este motor dá para ligar a algum sistema informático para verificar avarias?
Obrigado a todos desde já
pq: depois de pegar uma vez... durante o resto do dia se não passar mais do que 4 ou 5 horas pega sempre bem... se passar mais ja nao pega
Depois de ler os vários tópicos relacionados com o não querer trabalhar a frio, resolvi contar aqui a minha aventura.
A audi 80 tdi de 1993 com motor 1Z não quer pegar a frio.
Pensei que fosse das velas de incandescencia, visto ela ter 300mil km e comprei 4 novas, troquei e nada. Fui experimentar as antigas e 2 estavam boas e 2 estavam mortas.
Passei aos testes para ver se chegava corrente as velas. Quando se dá a chave é quase instantaneo que o busca polos acende e se apaga... nem 1 segundo fica aceso.. é normal?
Como tenho a audi verde, saquei o relé temporizador das velas e troquei.. e continuava tudo igual.
Fui a procura da válvula da temperatura e quando desliguei a ficha acendeu-se a luz da resistência no painel (luz essa que nunca tinha visto acesa em 4 anos que o carro está cá por casa) e depois ao rodar a chave pegou logo a primeira embora com o Ralenti a 1200rpm... e posteriormente foi baixando.
Fui dar uma volta com ela com a ficha desligada e ela ficou toda atrofiada... então voltei a ligar a ficha e encomendei o sensor.
Troquei o sensor e continua tudo na mesma.
De manhã, de tarde ou a noite... se ficar muito tempo parada (mais de 4 ou 5 horas) custa a pegar. Como agora ja sei o truque da ficha... desligo rapidamente ponho a trabalhar e volto a ligar a ficha. Mas obviamente que isso não é solução...
Peças que já foram mudadas...
Filtro do gasóleo, velas de incandescência, sensor de temperatura e relé temporizador...
De onde poderá vir o problema?
Seria o tal retorno do gasóleo? Na tal válvula T?
Já agora outra questão... este motor dá para ligar a algum sistema informático para verificar avarias?
Obrigado a todos desde já
pq: depois de pegar uma vez... durante o resto do dia se não passar mais do que 4 ou 5 horas pega sempre bem... se passar mais ja nao pega