Audi 80 TDI com problemas para trabalhar a frio (Resolvido!!!)

Boas...

Depois de ler os vários tópicos relacionados com o não querer trabalhar a frio, resolvi contar aqui a minha aventura.

A audi 80 tdi de 1993 com motor 1Z não quer pegar a frio.

Pensei que fosse das velas de incandescencia, visto ela ter 300mil km e comprei 4 novas, troquei e nada. Fui experimentar as antigas e 2 estavam boas e 2 estavam mortas.

Passei aos testes para ver se chegava corrente as velas. Quando se dá a chave é quase instantaneo que o busca polos acende e se apaga... nem 1 segundo fica aceso.. é normal?

Como tenho a audi verde, saquei o relé temporizador das velas e troquei.. e continuava tudo igual.

Fui a procura da válvula da temperatura e quando desliguei a ficha acendeu-se a luz da resistência no painel (luz essa que nunca tinha visto acesa em 4 anos que o carro está cá por casa) e depois ao rodar a chave pegou logo a primeira embora com o Ralenti a 1200rpm... e posteriormente foi baixando.

Fui dar uma volta com ela com a ficha desligada e ela ficou toda atrofiada... então voltei a ligar a ficha e encomendei o sensor.

Troquei o sensor e continua tudo na mesma.

De manhã, de tarde ou a noite... se ficar muito tempo parada (mais de 4 ou 5 horas) custa a pegar. Como agora ja sei o truque da ficha... desligo rapidamente ponho a trabalhar e volto a ligar a ficha. Mas obviamente que isso não é solução...

Peças que já foram mudadas...

Filtro do gasóleo, velas de incandescência, sensor de temperatura e relé temporizador...

De onde poderá vir o problema?

Seria o tal retorno do gasóleo? Na tal válvula T?

Já agora outra questão... este motor dá para ligar a algum sistema informático para verificar avarias?

Obrigado a todos desde já

pq: depois de pegar uma vez... durante o resto do dia se não passar mais do que 4 ou 5 horas pega sempre bem... se passar mais ja nao pega ;)
 
Re: Audi 80 TDI com problemas para trabalhar a frio

E já agora também me lembrei de perguntar outra coisa aos utilizadores das Audis 80.

Que temperatura é a temperatura normal de funcionamentos no manómetro do quadrante?

cumps
 
Re: Audi 80 TDI com problemas para trabalhar a frio

até ver parece que é a tal valvula de anti-retorno do filtro do gasóleo.

vou andar com ela mais uns kms e depois digo algo
 
Re: Audi 80 TDI com problemas para trabalhar a frio

boas na cidade anda sempre volta dos 60 70ª graus mas se estiver muito tempo parado numa fila vai para os 90 graus mas muito raro mesmo ao prencipio pensei que fosse avaria do termo-estato mas é mesmo assim nestes audis 80 b4 maquinas de guerra pois a minha ja conta com 335 mil em cima e ate hoje o que deu mais grave foi a bomba injectora com fugas de gasoel e o medidor de massa de ar. de manha a pegar parece um relogio a primeira.
 
Re: Audi 80 TDI com problemas para trabalhar a frio

temperatura sempre nos 60/70 em regime normal. bate nos 90 e nao passa muito (dispara ventoinhas) a puxar a serio
ca para mim é o gasoil que retorna ao deposito...se so acontece apos algumas horas parada...tive esse problema mas nao na minha A80 mas num fiesta a gasoil...tinha uma entrada de ar no sistema que nunca descobri onde era porque nao vertia gasoleo por lado nenhum...meti lhe uma valvula no tubo entre o filtro do gasoleo e a bomba para nao deixar o gasoleo fugir pro deposito porque ele retornava pelo tubo que supostamente o tras do deposito para o motor e nunca mais tive problemas
 
Boas...

Na quarta feira a carrinha começou a não pegar nem a quente nem a frio... só com o truque da ficha... mas mesmo assim descomandava um pouco.

Depois de a levar a ipo que passou sem nenhuma anotação... afinal é um 4 Anéis... levei a um mecânico e ele ligou um aparelho da wurth visto que as fichas da Audi 80 são pequenas e então o aparelho de leitura é mais antigo.

Pelo número que deu ele viu logo que tinha sido desligado a ficha do sensor da temperatura. Depois de seguida tirou a tampa da distribuição e viu que travando o carreto cá em cima a carrinha estava fora do ponto.

Resumindo.. quando me fizeram a última revisao da correia da distribuição apertaram mal o carreto da cambota... ficou ligeiramente encavalitado e claro saiu do ponto. Vá lá que não foi nada de grave.. foi só facear a cambota no lugar e voltar a colocar o carreto e claro um parafuso novo (é sempre obrigatório) e o termostato estava morto... agora tenho um novo e a temperatura já fica nos 70, 80... e 90 em auto estrada a 150.

Resumindo e concluindo... não levem as nossas máquinas a qualquer lugar.

Quando fui lá buscar a carrinha hoje.. estava lá uma Audi A4 de 130cv que partiu uma válvula.. é de 2004 acho. Ele diz que foi a primeira vez que apareceu um defeito desses lá.

Cumps a todos
 
Back
Top