Audi A3 8l 130cv- ASZ problema termostato ou sensor temperatura? RESOLVIDO

Boas!

Como referi acima tenho um Audi A3 8l de 2002, com motor asz 1.9 tdi 130 cv, com 210 000km.

Há 20000km, sensivelmente mudei a distribuição.. tensores etc.. e bomba de agua e liquido de refrigeração G12 como manda a lei.

Neste momento o carro funciona completamente normal, em termos de andamento... potência.. consumo.. fumo etc, não noto nada de anormal..

.. mas a temperatura não atinge os 90º e não fica lá estabilizado como há 50000km atrás.

O carro só atinge os 90 graus se puxar um pouco por ele.. de resto, se depois abrandar o gás o ponteiro recua para os 86º.. 87º...

Como o carro dantes estava sempre nos 90º.. não mexia.. nem para frente.. nem para trás...e sempre ouvi dizer que os tdi é sempre nos 90 graus que devem estar.. e para prevenir males futuros..quero mudar o termostato e o sensor da temperatura.

Primeiro: gostava de saber a localização do termostato no meu motor (asz de 130cv); (peço humildemente que só se pronuncie quem tem a certeza para não induzir em erro..)

Segundo: é necessário desmontar a distribuição/ e ou alternador? já ouvi pessoas dizer que sim..outros que não.

Terceiro: a vossa opinião, acham que o problema é do termostato ou do sensor da temperatura? já alguém teve este sintoma? resolveu-se com a mudança de que peça?

Quarto: Sabem apontar mais ou menos os preços de cada peça?


Desde já as minhas desculpas pelo testamento, e o meu agradecimento a quem puder ajudar. Cumps
 
Last edited:
Re: Audi A3 8l 130cv- ASZ problema termostato ou sensor temperatura?

Boas... o meu tambem e um 130cv e nao atingia os 90º fui ao mecanico mudar as correias e tudo mais como tu deves ter feito e ele mudou-me o termostato e ficou bom... cumps
 
Re: Audi A3 8l 130cv- ASZ problema termostato ou sensor temperatura?

Boas, já mudei o sensor de temperatura e continuou na mesma.. agora vou mudar o termostato. O termostato custou me 12 euros.. e o sensor de temperatura custou 21 para que fique a informação.
 
Re: Audi A3 8l 130cv- ASZ problema termostato ou sensor temperatura?

Boas, mudei o termostato e o carro ficou impecavel. Aquece mais rapido e chega aos 90 graus e a temperatura nem para cima nem para baixo. Fica a informação para quem precisar que o termostato fica atrás do alternador e que NÃO é preciso retirar o alternador para mudar o termostato.. mas é preciso um conjunto de chaves de caixa pequenos e ter-se alguma pericia e experiencia porque da trabalho. O Sistema de refrigeração perde o liquido quase todo quando se tira o termostato. E no total levou pouco menos de 3.5lt. Misturei 1,5 lt de G12 (custou 6 euros) com o resto de agua destilada. Ficou impecavel. Obrigado aos users que ajudaram e fica a informação para os restantes que têm este problema no carro.

Cumprimentos
 
Também era bom que fosse dito que os preços indicados não são de material original mas sim de material da concorrencia... só para não induzir ninguém em erro, como pediste no 1º post...
 
Compraste G12 a 4€/litro? Onde??
É que aínda há pouco tempo troquei o G12 do meu 8p e ficou-me a cerca de 15€ cada "garrafa" de 2litros..
 
Também era bom que fosse dito que os preços indicados não são de material original mas sim de material da concorrencia... só para não induzir ninguém em erro, como pediste no 1º post...

Não referi porque não me pareceu importante.. é realmente verdade que é material da concorrência.

Se tivesses duvidas se era material original ou da concorrência e perguntasses.. tudo bem.. agora aperceberes-te pelo preço das peças que é da concorrência e vires mandar a dica com a minha citação do post inicial enfim..

Não percebo a necessidade da boquinha do "induzir ninguém em erro",, apenas disse o preço das peças para quem precisar ter uma referência. Mas para a próxima vou referir religiosamente se são peças originais ou não, o modelo a cor etc etc para não haver dicas.

Ou então faço como muita gente, vem cá perguntar quando tem uma avaria, e depois de a resolver não é capaz de vir informar o que era, quanto gastou e o que fez para reparar.
 
Last edited:
Compraste G12 a 4€/litro? Onde??
É que aínda há pouco tempo troquei o G12 do meu 8p e ficou-me a cerca de 15€ cada "garrafa" de 2litros..

Plainas, comprei G12, garrafa de 1,5lt a 6 euros como referi no post acima.. (é provavel que dê praí 4 euros/litro como atrás referiste..)

Fica a morada da casa onde comprei o material. É representante VW, Seat Audi e Skoda. Vende tanto peças originais como da concorrência, (marcas da concorrência mas com todas as normas específicas para estas marcas).

Pontimira - Comércio de Veículos e Peças Lda.
R. Tílias 129-Cv Vale Pequeno, PONTINHA, Lisboa 1675-346Odivelas
p: 214789947
 
Last edited:
a uns tempos tempos, mandei trocar o termostato, pois o ponteiro nunca atingia os 90ºC, vai dai o mecanico meteu termostato da concorrencia, conclusão! o ponteiro de facto ja xegava aos 90ºC, mas quando andava em velocidades mais elevadas(140km/h)o ponteiro cai-a para 0ºC, assim que levantava pé, pouco a pouco o ponteiro la voltava aos 90ºC, fui a marca comprar termostato OEM e pus mãos a obra, limpeza do circuito de refrigeração, e termostato OEM no sitio conclusão... IMPECAVEL
 
...
só se pronuncie quem tem a certeza para não induzir em erro..)

...

...
Não percebo a necessidade da boquinha do "induzir ninguém em erro",, apenas disse o preço das peças para quem precisar ter uma referência.
...


Não é boquinha nenhuma, foi uma frase bem explicita, só segui o teu critério de "qualidade" para o tópico, se só queres informações completas, então dá também informações completas...



E quanto á parte de depois de desenrascados e não postarem a respectiva solução completamente de acordo..
 
Não é boquinha nenhuma, foi uma frase bem explicita, só segui o teu critério de "qualidade" para o tópico, se só queres informações completas, então dá também informações completas...



E quanto á parte de depois de desenrascados e não postarem a respectiva solução completamente de acordo..

Critério de qualidade? por eu ter pedido e passo para e passo a citar "humildemente que só se pronuncie quem tem a certeza para não induzir em erro?

Se entendeste isso como uma afronta lamento. Eu neste forum só respondo a uma dúvida quando tenho a certeza, e foi isso humildemente e educadamente que eu pedi. Mas eu vi logo que ficaste picado com aquela frase. Para vires mandar a dica.

O que não faltam praqui são users que sem terem a certeza em vários tópicos que dizem as coisas induzindo a pessoa em erro, com certeza que não é má intenção mas se és frequentador deste fórum habitualmente já o verificaste.

Uma coisa é uma pessoa ter uma avaria. Aí aceitava sugestões e óbvio. Agora uma coisa especifica como a localização do termostato e se é preciso tirar o alternador, de que me serve um epá acho que é aqui, talvez seja ali.. "ah no meu 110 tdi e ali"

Pedi educamente que só informasse quem tem a certeza. Deves ter um complexo de inferioridade por te picares com tão pouco.

Queres informações mais completas? Fdx. Disse o preço do material, as chaves que eram precisas, a quantidade em litro de G12, avisei que era preciso ter alguma experiencia, informei qual a localização do termostasto, que o liquido se perdia todo, que não é muito facil de fazer....

e tu vens embirrar porque não disse que as peças eram originais?

Se me perguntasses na boa tudo bem.. agora vires me com dicas? Um gajo vem aqui informar para ajudar esta comunidade como também já me ajudaram a mim e tenho de aturar bocas?

Tenho pena que venhas embirrar com uma frase que escrevi e ainda para mais pedindo "educamente e humildente" como escrevi. Mesmo assim não foi o suficiente para não ficares melindrado.

Nem te vou responder mais e perder mais um minuto contigo.

Agradeço a todos os users que postaram ajuda, e fica a informação da resolução do meu problema para quem um dia tiver um parecido. Cumprimentos
 
Last edited:
a uns tempos tempos, mandei trocar o termostato, pois o ponteiro nunca atingia os 90ºC, vai dai o mecanico meteu termostato da concorrencia, conclusão! o ponteiro de facto ja xegava aos 90ºC, mas quando andava em velocidades mais elevadas(140km/h)o ponteiro cai-a para 0ºC, assim que levantava pé, pouco a pouco o ponteiro la voltava aos 90ºC, fui a marca comprar termostato OEM e pus mãos a obra, limpeza do circuito de refrigeração, e termostato OEM no sitio conclusão... IMPECAVEL

Pode ter sido defeito do material.. ou não. O termostato que meti é da concorrência, mas a referência e os graus que lá estão são iguais... em metade das coisas que uso, o material é da concorrência.. até agora não me dei mal. Mas obrigado pelo teu contributo.. se tiver o mesmo azar que tu.. meto um termostato mesmo da marca. Cumps
 
Boas preciso que alguém me recomende uma oficina em Caldas da Rainha, visto que estou com problema idêntico. Obrigado malta.
 
Back
Top