Audi A3, possivel problema na circuito de refrigeração.

  • Thread starter Thread starter PauloC
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Vou marcar na oficina para fazer isso e ver se resolve.
Espero que não tenha feito estragos.
Obrigado. Depois atualizo.
Estragos? Isso tem estragos já e para sempre. Agora podes é evitar a sua progressão.
Isso foi água del cano e muita falta de manutenção. Muito mau trato.
 
Estragos? Isso tem estragos já e para sempre. Agora podes é evitar a sua progressão.
Isso foi água del cano e muita falta de manutenção. Muito mau trato.
Mais facilmente foi do G13.
O G13 era corrosivo (Ou tornava-se) e enchia os circuitos de porcaria.
Actualmente o G13 foi substituído pelo G12EVO .
 
Confesso que não ligava ao circuito de refrigeração.
Como não sou um entendido em mecânica confio nas oficinas e na manutenção que fazem, que foram sempre feitas a tempo e horas.
Mas agua nunca meti, a não ser que nas oficinas pusessem agua ou liquido de refrigeração manhoso.

Assumo que tenho que começar a andar mais atento.

Obrigado a ambos.
 
Isso pode ter levado liquido de qualidade duvidosa e ter acontecido com o tempo...
O problema é que vai entupindo os canais e provoca estragos irreversíveis...
Uma boa lavagem e liquido bom.
Repetir passado uns klm se voltar a mudar de cor...
 
Obrigado a todos.

Já marquei com uma oficina para fazer a limpeza.
Vou andar mais atento a essa situação e rezar para que os danos não tenham sido muitos.

Que tipo de danos posso esperar e qual o seu impacto?
 
Obrigado a todos.

Já marquei com uma oficina para fazer a limpeza.
Vou andar mais atento a essa situação e rezar para que os danos não tenham sido muitos.

Que tipo de danos posso esperar e qual o seu impacto?
Nos motores tipo o teu, é fuga no radiador da chaufagem, as vezes radiador do motor. Fuga em alguns vedantes, problemas com o termostato preso, entupimentos, desgaste prematuro dos canais do bloco, onde circula o refrigerante, em casos extremos junta da colaça apodrece.

Isto acontece porquê:
Quando misturam água da torneira, a mesma é rica em minerais e calcário. O anticongelante apropriado e de qualidade evita já com os seus lubrificantes e detergentes a proliferação de ferrugens, mas os processos de electrólise, esse mantém se. E a única forma de não haver electrólise e corroer metais, é usar água destilada na mistura do anticongelante, e anualmente verificar se o liquido está limpo, se a densidade está boa e medir com multímetro a voltagem criada pelo líquido (que haverá sempre uns milivolts, mas muito pouco se estiver tudo ok)
 
Last edited:
Bom dia,

Não tenho vindo porque estava à espera de fazer a limpeza, que foi feita ontem.
Na oficina não detetaram nenhum problema no circuito de refrigeração.
Em relação à sofagem a suspeita recai numa das bombas do radiador da sofagem (parece que são duas). Vai lá voltar para com tempo diagnosticarem qual está com problemas.

Em relação ao radiador ainda tenho que testar, mas ontem no caminho para casa (areeiro para loures com muito transito, 40 minutos) o carro andou nos 90-96 tendo chegado aos 100º quando tive oportunidade para acelerar um pouco. O radiador quando cheguei estava frio e a ventoinha estava parada.

Este fim de semana vou dar uma volta maior e ver como se porta.


Abraço
 
Quase uma semana depois venho por as novidades.

A limpeza não resolveu o problema e o liquido tem que ser novamente substituído (já está castanho outra vez).
 
Quase uma semana depois venho por as novidades.

A limpeza não resolveu o problema e o liquido tem que ser novamente substituído (já está castanho outra vez).
Isso vai demorar a sair , anda uns tempos apenas com água destilada até limpar o máximo possível.
Em tempos cheguei a meter um filtro de gasolina (Tipo os das motorizadas) no tubo de retorno, de forma a remover aquele lixo mais fino, mas isso apenas numa fase final da limpeza, se não entope num instante
 
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