Bem, tal como o vitor disse, no meu saiu-me o tiro pela culatra, mas também digamos que o que se passou no meu motor também foi muito azar a mistura, pois é uma avaria que não é comum.
Basicamente, no meu partiu um carreto na bomba injectora que me bloqueou o motor, e tendo em conta que o carro ia em andamento, derreteu-me tudo o que existe nas duas cabeças, desda válvulas, touches, martelos, arvores de cames, etc etc. A resolução mais viav€l para mim, foi mesmo a troca do motor.
Tirando este precalço, o motor que tenho actualmente comprei-o usado, na altura com 140 000 e picos Klm (não me recordo agora os klm certos), já fez 30 000 klm nas minhas mãos e ate agora impecavel.
Mas estes problemas cronicos manifestam-se mais nos motores anteriores a 2001, pois neste ano ele foi revisto e corrigiram estes defeitos, não querendo dizer que não hajam casos nos motores mais recentes, mas com menos frequência.
A nivel de manutênção é sempre um pouco mais cara que um 1.9, mas também não é assim uma diferença muito grande nas revisões normais. Dói um pouco mais é na mudança da correia.
É um excelente motor para fazer grandes viagens descançado. Estrada aberta é o que este motor mais gosta. Em relação ao 1.9 perde em arranque, e um pouco mais pastelão em baixas rotações, ganha em suavidade de condução.
Desejo-te muitos e bons quilómetros ao volante da nova aquisição.
Abraço.