[A4 B6] AUDI A4 Avant 1.9 TDi M6 Sport de 2002

Atenção que fazer um teste aos amortecedores igual ao que se faz nos centro de inspeção traduz-se somente na verificação do nivelamento e do equilíbrio entre amortecedores do mesmo eixo. O estado individual de cada amortecedor não é analisado. Podem estar em muito mau estado e, ainda assim, bastante equilibrados.
Não o teste, foi feito na Audi e quando abano o carro, ele simplesmente volta a posição anterior e não fica abanar pelo efeito das molas, modo de testar a antiga.
 
Comentários ás fotos publicadas anteriormente.

Isto vai ser um daqueles projetos a longo prazo pelas minhas contas, mas vou tentar reparar as coisas mais criticas e depois logo trato da estética. Conto com boas dicas e ideias baratas da vossa parte.

Para começar o exterior em geral está bom. Sem moças, tem alguns riscos pequenos, penso que mais do uso que de pandacadas dadas, pois era carrinha de garagem e assim se vai manter.

Ao nível dos interiores, existe o gasto normal do material, riscos, coisas partidas (como mostro nas fotos), mas em geral está bem boa até para um carro com 14 anos e tal.

Agora a parte que mais me tenho que concentrar é a mecânica.

Após o primeiro teste que fiz quando a recebi, já fiz mais uns quantos e comecei a notar algumas coisas que preciso de umas boas opiniões.
Como tinha dito já tinha notado algo estranho na direção. Alem do que disse, noto agora que balança ou saltita (como queiram chamar) um bocado, fazendo com que a condução pareça estranha em pisos menos direitos.
Aquele telintar é que já me irrita sinceramente.
Os discos estão meio gastos o que faz com que as pastilhas façam aquele barulho que ninguém gosta, qnd se trava. Mais uma coisa que poderá estar a afetar a direção.
Pneus de muito boas marcas, sim boas, porque tem uma á frente e outra atrás… mas totalmente no lixo.
Outra coisa que me apercebi á pouco tempo, foi de um barulho estranho no volante do lado esquerdo. Parece algo a roçar, tipo uma patilha. Não percebo o que seja. Não oiça nada solto, apenas esse barulho.

As mudanças. Ora segundo o vendedor, foi colocada embraiagem e bimassa novas. Noto que as 3 primeiras não entram na perfeição, ou sou eu que não atinei ainda com a caixa ou algo não está bem. Isto prq as outras entram na perfeição. Noto também que ao ligar a carrinha a frio ela abana um bocadinho, mas penso ser normal. Depois não se nota nada, mesmo em “ponto morto”. Apenas a manete vibra um pouco.
E é tudo, agora é mãos á obra ;)

Já agora uma coisa, já andei á procura e não encontrei. Existe algum sitio onde se possa fazer um check up, bem feito? Sei que há a Bosch e a Midas e concecionários da AUDI por ai, mas por vezes existe aquele mestre dos AUDI que ama a maquina em si e sabe um pouco de tudo para nos dar umas boas dicas.
 
Last edited:
Não o teste, foi feito na Audi e quando abano o carro, ele simplesmente volta a posição anterior e não fica abanar pelo efeito das molas, modo de testar a antiga.

Pois, esta está a abanar um bocado. Esse teste que foi feito na AUDI, foi só aos amortecedores ou foi uma parte de um check up? Quanto fica um teste na AUDI?
 
Last edited:
Na audi chamam teste da segurança. perguntei hoje os valores para esse teste e fica por volta de 30 euros, basicamente consiste em meter o carro no elevador ver se os amortecedores estão babados e testar os mesmos na maquina de rolos,mas se dizes que o carro abana muito, vais gastar dinheiro no teste, quando quase de certeza precisas de amortecedores.
Faz o seguinte, agarras nas barras do tejadilho e abanas o carro com alguma força, depois larga de repente e ve se ele vem acima e pará ou se continua a abanar, caso continuar é porque os amortecedores não estão em condições
 
Vou fazer uma revisão á direção e suspensão. Preciso de saber mais ou menos os preços que vocês acham que devo pagar e já agora as marcas mais aconcelhadas. O meu budget tá curto :), mas tambem não quero meter cenas do chinês.

4 amortecedores, braços de direção, biletes, discos e pastilhas (embora estas tenham sido trocadas, mas não sei se as deva manter), oleo de travôes.
Depois pneus, entre a medida 205 e 215 / 16 / 60 (tem 55, mas Lisboa não perdoa nos buracos e preciso de mais conforto) para velocidades até 250 Km/h.

Não sei se deveria verificar mais alguma coisa, mas se me poderem ajudar fico grato.
 
Coloquei hoje 4 amortecedores BILSTEIN B4 (250 euros já com iva e foles) mais 65 euros de mão de obra!
Estão um mimo :) os braços consegues testar se estão bons ou não! O que aprendi hoje foi primeiro amortecedores e depois braços! Porque muitos barulhos me desapareceram! E mudei apenas dois braços que tinham folga!
Braços coloquei LEMFORDER, apenas e só porque não encontrei TRW!
 
Alguem já usou ou usa Wheelskins? Tou a ver que o meu volante um dia vai começar a desfazer-se e mudar para um volante com pele perfurada sai caro e não dee ser de manutenção fácil, certo?
 
Vais gastar mais na AUDI nesse tal diagnostico geral :D hehehehe manda estofar o volante :) se há coisa horrivel é as wheelskins!
 
Olha nem de proposito.
Vai direitinha para o vendedor. Tava perto de chegar a casa e deu alarme de liquido refrigerante. E o mais inedito é que de repente deixei de conseguir abrir o capô. Simplesmente não abre. O cabo ta lá, nada partido. Parece que algo esta a prender...
 
Bem andei desaparecido, por causa das férias. Entretanto mil coisas se passaram com a carrinha ;(

Mas quero agora colocar apenas uma questão.

Atec

Isto vale a pena, a nivel de Braços de suspensão?

Já vi preços e há quem arranje isto por menos de 150€.
Quando estive num mecanico aqui na minha zona, o gajo disse-me que por 900€ fazia o trabalho :eek:

Achei uma diferença muito grande, mesmo que leve mais a mão de obra, não acredito que chegue perto de 900€ sequer.

Alguwm me pode dar uma dica de qual a melhor marca, na relação preço/qualidade? Se incluir a montagem era porreiro. Zona de Lisboa.

Falando um pouco agora da carrinha em si.
Descobri um tubo rebentado que começou a verter G12. Mudousse, mas continuo a perder liquido.
Tenho andado com ela, pois não tenho possibilidades (€) agora para a levar ao mecanico.
Controlo o nivel e vou compensando. Tou com receio de provocar algum problema maior. Já passei num mecanico amigo e ele viu que pelo menos não há mistura de agua e oleo, mas o G12 parece que fica acastanhado.

Bem e assim vai. Vou tentando mante-la até ter mais um bocado de tempo (€) :)


E já agora em relação ao capot não abrir, foi devido a tentativa de roubo. Hora para quem não sabe (embora muitos já saibam de certeza e até como se faz), os misters ladrones, abrem o capot, trocam a centralina e adeus carrinha.
Há maneiras de evitar esta situação, não é 100% fiavel, mas atrapalha bastante e pode fazer com que desistam pelo menos de a roubar.
 
Last edited:
Bem andei desaparecido, por causa das férias. Entretanto mil coisas se passaram com a carrinha ;(

Mas quero agora colocar apenas uma questão.

Atec

Isto vale a pena, a nivel de Braços de suspensão?

Já vi preços e há quem arranje isto por menos de 150€.
Quando estive num mecanico aqui na minha zona, o gajo disse-me que por 900€ fazia o trabalho :eek:

Achei uma diferença muito grande, mesmo que leve mais a mão de obra, não acredito que chegue perto de 900€ sequer.

Alguwm me pode dar uma dica de qual a melhor marca, na relação preço/qualidade? Se incluir a montagem era porreiro. Zona de Lisboa.

Falando um pouco agora da carrinha em si.
Descobri um tubo rebentado que começou a verter G12. Mudousse, mas continuo a perder liquido.
Tenho andado com ela, pois não tenho possibilidades (€) agora para a levar ao mecanico.
Controlo o nivel e vou compensando. Tou com receio de provocar algum problema maior. Já passei num mecanico amigo e ele viu que pelo menos não há mistura de agua e oleo, mas o G12 parece que fica acastanhado.

Bem e assim vai. Vou tentando mante-la até ter mais um bocado de tempo (€) :)


E já agora em relação ao capot não abrir, foi devido a tentativa de roubo. Hora para quem não sabe (embora muitos já saibam de certeza e até como se faz), os misters ladrones, abrem o capot, trocam a centralina e adeus carrinha.
Há maneiras de evitar esta situação, não é 100% fiavel, mas atrapalha bastante e pode fazer com que desistam pelo menos de a roubar.

Tas com azar.... fogo... e isso de roubar é um dos meus medos... tanto invesrimento e de um minuto para o outro vai tudo....
Braços tem que ser alguma coisa boa, e por isso os de 150eur nao deve ser uma opçao, mas esquece là os 900eur.
Arranja um mecanico mais teu amigo, que veja quais os braços que tem folga. O ideal é mudar todos, mas se for sò 1 ou algum ja tenha sido mudado nao ha necessidade de mudar todos. Uma boa marca é a Mayle HD.
Mais uma vez, um mecanico que seja teu amigo, que veja se ha pressão a mais no circuito de refrigeraçao, de onde vem a fuga, etc.
Nao quero estar a atirar a pedra a ninguem, mas a tua carrinha, pelas fotos e pelos problemas que descreves, tem cara de ja contar com 300 ou 350mil kms.

De quezona do país és?
 
Verifica essa fuga o mais rápido possível, pode ser só um tubo roto, fazer teste de pressão e descobre-se, não é caro,e andas logo mais descansado.
Espero q já tenhas mudado esses pneus.
Sinoblocos verifica também devem estar arruinados.
Bem sei q o dinheiro não abunda mas há prioridades nomeadamente segurança e teres atenção ao motor visto q está um pouco rodado.
 
Pneus já foram trocadissomos. só me disseram que não valia a pena alinhar por causa dos braços. Melhorou bastante, mas abana, talvez por não ter sido alinhada.
Em relação á fuga a ver se para a semana consigo ir ver isto.
E essa dica dos braços deu muito jeito.

Obrigado Miguel
 
Back
Top