Boas pessoal,
Bem, o meu cota já tem este problema hà algum tempo (2 anos)... O carro é um b5 de 1996 (versão 110cvs) com 375.000kms e foi reprogramado aos +/-170.000kms pelo engº Pedro da VC. Este problema não surgiu após a reprogramação, foi muito tempo depois.
O problema surgiu quando numa ultrapassagem, o meu cota puxou a 2ª velocidade ao limite. Após isso, sempre que ele pisa o acelerador a fundo (carga máxima), a ECU entra em safe-mode mais ou menos aos 80kms/h.
No entanto, não entra em safe-mode caso se pise o acelerador progressivamente com o aumento do regime, conseguindo-se chegar aos 200kms/h sem qualquer problema. O problema piora para relações de caixa mais altas (4ª e 5ª velocidade).
Através do Vag-com verificou-se que a pressão máxima do turbo vai até aos 1.6bars.
O que é que já se fez:
- Verificação do turbo para verificar se a geometria variável estava presa;
- Verificação da tubagem entre o turbo e a valvula que controla a geometria variável (do genero da N75);
- O turbo foi substituído por um turbo usado nos Vag 130cvs (não me lembro da ref.);
- Substituição da valvula que controla a geometria variável (já levou 2) - Solucionou o problema mas voltou ao mesmo após levar mais uma vez a velocidade ao limite durante uma ultrapassagem;
- Montou-se um cone OEM na caixa do filtro de ar (existente nos modelos recentes) e o problema passou a ocorrer mais tarde, ou seja, em regimes mais elevados e para velocidades próximas dos 140kms/h;
- O carro já foi 2 ou 3 vezes à VC mas ainda não se descobriu o problema, da última vez substituiu-se uma cena qualquer na centralina que fez com que o problema se agrava-se, ou seja, agora entra em safe-mode mais cedo (tipo por volta dos 80kms/h).
Gostava de receber a vossa opinião, e se possível, conhecer casos idênticos de que tenham conhecimento.
Abraço
Bem, o meu cota já tem este problema hà algum tempo (2 anos)... O carro é um b5 de 1996 (versão 110cvs) com 375.000kms e foi reprogramado aos +/-170.000kms pelo engº Pedro da VC. Este problema não surgiu após a reprogramação, foi muito tempo depois.
O problema surgiu quando numa ultrapassagem, o meu cota puxou a 2ª velocidade ao limite. Após isso, sempre que ele pisa o acelerador a fundo (carga máxima), a ECU entra em safe-mode mais ou menos aos 80kms/h.
No entanto, não entra em safe-mode caso se pise o acelerador progressivamente com o aumento do regime, conseguindo-se chegar aos 200kms/h sem qualquer problema. O problema piora para relações de caixa mais altas (4ª e 5ª velocidade).
Através do Vag-com verificou-se que a pressão máxima do turbo vai até aos 1.6bars.
O que é que já se fez:
- Verificação do turbo para verificar se a geometria variável estava presa;
- Verificação da tubagem entre o turbo e a valvula que controla a geometria variável (do genero da N75);
- O turbo foi substituído por um turbo usado nos Vag 130cvs (não me lembro da ref.);
- Substituição da valvula que controla a geometria variável (já levou 2) - Solucionou o problema mas voltou ao mesmo após levar mais uma vez a velocidade ao limite durante uma ultrapassagem;
- Montou-se um cone OEM na caixa do filtro de ar (existente nos modelos recentes) e o problema passou a ocorrer mais tarde, ou seja, em regimes mais elevados e para velocidades próximas dos 140kms/h;
- O carro já foi 2 ou 3 vezes à VC mas ainda não se descobriu o problema, da última vez substituiu-se uma cena qualquer na centralina que fez com que o problema se agrava-se, ou seja, agora entra em safe-mode mais cedo (tipo por volta dos 80kms/h).
Gostava de receber a vossa opinião, e se possível, conhecer casos idênticos de que tenham conhecimento.
Abraço