Audi A4 b5 1.9TDI (110HP) - Entra em Safe-mode

Boas pessoal,

Bem, o meu cota já tem este problema hà algum tempo (2 anos)... O carro é um b5 de 1996 (versão 110cvs) com 375.000kms e foi reprogramado aos +/-170.000kms pelo engº Pedro da VC. Este problema não surgiu após a reprogramação, foi muito tempo depois.
O problema surgiu quando numa ultrapassagem, o meu cota puxou a 2ª velocidade ao limite. Após isso, sempre que ele pisa o acelerador a fundo (carga máxima), a ECU entra em safe-mode mais ou menos aos 80kms/h.
No entanto, não entra em safe-mode caso se pise o acelerador progressivamente com o aumento do regime, conseguindo-se chegar aos 200kms/h sem qualquer problema. O problema piora para relações de caixa mais altas (4ª e 5ª velocidade).
Através do Vag-com verificou-se que a pressão máxima do turbo vai até aos 1.6bars.

O que é que já se fez:
- Verificação do turbo para verificar se a geometria variável estava presa;
- Verificação da tubagem entre o turbo e a valvula que controla a geometria variável (do genero da N75);
- O turbo foi substituído por um turbo usado nos Vag 130cvs (não me lembro da ref.);
- Substituição da valvula que controla a geometria variável (já levou 2) - Solucionou o problema mas voltou ao mesmo após levar mais uma vez a velocidade ao limite durante uma ultrapassagem;
- Montou-se um cone OEM na caixa do filtro de ar (existente nos modelos recentes) e o problema passou a ocorrer mais tarde, ou seja, em regimes mais elevados e para velocidades próximas dos 140kms/h;
- O carro já foi 2 ou 3 vezes à VC mas ainda não se descobriu o problema, da última vez substituiu-se uma cena qualquer na centralina que fez com que o problema se agrava-se, ou seja, agora entra em safe-mode mais cedo (tipo por volta dos 80kms/h).

Gostava de receber a vossa opinião, e se possível, conhecer casos idênticos de que tenham conhecimento.

Abraço
 
Boas João...

Eh pah, com o diagnóstico aparece apenas um erro de pressão de admissão excedida...

Assim k souberes de algo, avisa sff...

Abraço
 
Ja tive um problema parecido com minha 110cv...Tudo o que era tubos do vacuo foi trocado e ate umas unioes em tubo de borracha do intercooler, e até agora 5 estrelas...Descobri na altura que era o tubo que fazia abrir a geometria do turbo que tinha um furinho... Ficou o arranjo barato....
 
Pelo que costuma dizer o ART, nesses casos é fuga em tubagens ou "turbo com carvão".

Ja tive um problema parecido com minha 110cv...Tudo o que era tubos do vacuo foi trocado e ate umas unioes em tubo de borracha do intercooler, e até agora 5 estrelas...Descobri na altura que era o tubo que fazia abrir a geometria do turbo que tinha um furinho... Ficou o arranjo barato....

Obrigadão Neljoe e Audi_VG...
Eu também pensei que o problema estivesse na geometria presa ou algum tubo furado, mas tanto o turbo como a tubagem da valvula que controla a GV, já foram verificados...
Vou voltar a falar com o meu pai para verificar ou mesmo substituir os tubos porque talvez exista alguma fuga muito pequena que não se consiga detectar...

Abraço...
 
Penso que o Neljoe se referia à tubagem que regula a posição da GV, não a tubagem desde o turbo à admissão...
q tubagem estas a falar?

na minha ideia não pode ser fuga em tubagem nenhuma se não o turbo fazia era pressão a menos... se dizes q faz 1.6b e o normal desse turbo é fazer 1.1 /1.2 é claro q vai entrar em safe... e se faz esse desvio todo é pq a geometria não abre!! Se a geometria não abre ou é problema da própria geometria, ou na válvula de vácuo!

tb podes testar a valvula de vacuo a ver se esta a funcionar perfeitamente, basta tirar o tubo de vacuo q liga á valvula e ver se a valvula desce o curso por completo! (isto com o carro ligado)
 
q tubagem estas a falar?

na minha ideia não pode ser fuga em tubagem nenhuma se não o turbo fazia era pressão a menos... se dizes q faz 1.6b e o normal desse turbo é fazer 1.1 /1.2 é claro q vai entrar em safe... e se faz esse desvio todo é pq a geometria não abre!! Se a geometria não abre ou é problema da própria geometria, ou na válvula de vácuo!

tb podes testar a valvula de vacuo a ver se esta a funcionar perfeitamente, basta tirar o tubo de vacuo q liga á valvula e ver se a valvula desce o curso por completo! (isto com o carro ligado)

Eh pah, estamos a falar de tubagens diferentes... Tu falas da tubagem entre a compressora (saída do turbo) e a admissão, passando pelo IC, que neste caso faz todo o sentido o que explicaste, se existe fuga vai haver menos pressão, mas o que se falou foi na tubagem fina que regula a geometria em função da válvula N249 (penso ser esta)...
 
Bem pessoal, para que fique registado para futuros problemas, penso que já se detectou o problema do B5 do meu cota.
Ontem fez-se um teste ao turbo, mais propriamente à regulação da GV. Como já se tinha desmontado o turbo e verificado que a GV estava livre, decidiu-se agora fazer um teste com o turbo quente :S :S

Conclusão, parece que com o turbo quente, a GV fica presa (talvez com a dilatação do material) e assim o turbo dispara os valores lá para cima até a ECU entrar em safe mode...

Vamos lá ver se com a substituição do turbo o problema desaparece...
Assim que poder confirmar, aviso...

Abraço
 
Tambem me tem acontecido ultimamente mas ainda não revi os tubos todos de vacuo,porém já substitui 3 desses tubos de vacuo que estavam rotos no "tê". Resolveu mas ultimamente voltou a acontecer
 
Back
Top