audi a4 b5 ming blue afn

Boas, adquiri recentemente este carro e logo a primeira coisa que fiz foi troca de óleos e filtros, agora passado algum tempo reparei que me consumiu cerca de 1 litro de óleo o que é muito tendo em conta os km que fiz... O carro quando comprei marcava 245 mil, depois tive uns problemas e acabei por substituir o quadrante, ficou com 277, perdi um bocado a conta aos km porque cheguei a andar sem quadrante mas como um depósito dá para mais ou menos mil km no máximo fiz 4 mil... Acho um consumo elevadíssimo de óleo, a nível de motor é um pouco barulhento, não tem egr, não salpica óleo pelo bujao do óleo nem pela vareta, ainda não fui ao intercooler mas possivelmente será o turbo nas últimas, também já pensei em mudar de óleo por um melhor, têm um 10w40 que não inspira grande confiança penso mudar para bp visco 5000 10w40, noto também que não puxa tanto como a carrinha do meu vizinho que está completamente de origem e tem o mesmo motor...
Se me puderem esclarecer sobre o assunto, possíveis soluções ou testes a fazer a fim de diagnosticar o problema agradeço
 
Assim para começar, liga ao vag.com

Isso do beber oleo, pode ser a qualidade do mesmo, passagem no turbo, segmentos... etc etc
Atenção que esses motores bebem sempre oleo, é normal, consoante a condução também.
 
Eu fiz um pequeno teste, tirei a vareta pa ver se estava a soprar e nada, ou seja não passa compressão para baixo, e também tirei o bujao do óleo e não salpica óleo ou seja aparentemente o motor está em bom estado a nível mecânico, o turbo não sei tenho de tirar o tubo do intercooler pa ver se tem óleo..
No vag com apareceria algum erro relativo a isso?
 
Assim para começar, liga ao vag.com

Isso do beber oleo, pode ser a qualidade do mesmo, passagem no turbo, segmentos... etc etc
Atenção que esses motores bebem sempre oleo, é normal, consoante a condução também.
para mim, normal é beber tipo 0.5l (Ou até um bocadinho mais) em 10000 mil km
posso te dizer que a minha B5 com 245 mil km(comprada com 180mil) e com revisões de 10 em 10 mil km...nunca me baixou o nível do óleo :p :p
Ali há algum problema...verifica o turbo...Não notas que o carro faça fumo?
 
fumo faz a frio apenas e sinto o motor um pouco irregular ao relatim de resto puxa relativamente bem e a puxar não faz fumo preto nem nada, a centralina está stock...

- - - - - - - - - -

O turbo tenho as minhas dúvidas o problema é que para tirar as dúvidas é despendido e não sei até que ponto será o culpado por este consumo
 
Já agora alguém sabe valores para verificar o turbo ou alguma técnica mais caseira para além de verificar o ic?
vejo óleo no tubo da admissão onde liga o respiro mesmo à entrada do turbo
 
Para verificar o turbo basta desligares o tubo que vem do filtro de ar e que liga ao turbo. Depois verificas com a mão se o veio tem folga para cima/baixo, esq/dta e empurras e puxas. Assim verificas se tem muita folga ou não. Se tens óleo na entrada do turbo proveniente do respiro penso que possa haver uma passagem na cabeça visto que é um respiro não poderia haver mais nada senão vapor! Se poderes faz um teste de compressão apesar de não ficares a saber se a falta de compressão é nas valvulas ou nos cilindros (segmentos já com passagem)
 
Já vi que o motor foi mexido, ao trocar a junta da tampa reparei que a colaça está muito mais limpa do que os mancais e se não tivesse sido nada mexido teria de estar tudo no mesmo tom... Podem ter rodado mal as válvulas e ter uma a vedar mal ou pode estar alguma empenada... O turbo esse tem uma folgazita mas tanto quanto sei não é nada de mais, agora óleo pelo respiro é que não me agrada mas como já tinha referido antes ao tirar o bujao do óleo não salpica óleo nenhum é claro que se acelerar possivelmente salpica mas vou fazer a experiência no meu e no do meu vizinho e ver a diferença
 
Boas Joaoc046

Estive aqui a ler este tópico sobre o teu problema, e acho que primeiro antes de teste de pressao e tal verifica a folga do turbo como disse o nosso amigo Nuno_Costa se vires que esta ok partes para outro teste.

Abraço
 
Boas Joaoc046

Estive aqui a ler este tópico sobre o teu problema, e acho que primeiro antes de teste de pressao e tal verifica a folga do turbo como disse o nosso amigo Nuno_Costa se vires que esta ok partes para outro teste.

Abraço

Amigo já verifiquei o turbo e não tem qualquer folga mas como tenho andado a trabalhar nele e desmontei a frente fui ao ic e saquei o tubo superior e estava bem babado de óleo, pessoalmente penso que na parte superior já não deveria haver assim óleo. aliás não devia haver óleo nenhum... agora identificar a origem é que está a questão, o óleo tem cheiro a fumo agora ao certo como ganha esse odor não sei

- - - - - - - - - -

Fiz um trabalho enorme esta semana, desmontei o tablie pa chegar ao permutador de calor, reparei o tablie estava a descolar, é típico destes modelos, adaptei faróis de nevoeiro a frente, iluminação para os pés apenas quando se abre a porta, led em todo o interior e ainda reparei a tampa do apoio de braço que estava partida...
 
Isso agora quer é fotos de todo o trabalho feito na tua máquina.

O mais provável é teres passagem no turbo.
 
Tenho de criar um tópico do projecto, já agora se alguém quiser material eu vivo relativamente próximo das célebres sucatas de Espanha e já tenho uns conhecimentos porreiros por lá, diga se que já trouxe muito material para mim a preços que ninguém resiste :lol:
 
Back
Top