Audi A4 B5

boas pessoal

tenho um audi A4 B5, do ano de 1996 importado da Alemanha.
tenho aqui alguns pontos a tentar esclarecer com vocês.

1-
desde que comprei este carro( 3 anos), ele nunca mandou ar quente pela sofagem.
manda um ar "morno",muito leve.
ja foi mudado, termostato, sonda da temperatura,liquido de refrigeração G12,(recomendado pela marca) e limpo o radiador com a mangueira.
o meu espanto quando meti a mangueira nos tubos, sai agua completamente limpa dos dois lados.(pensei que ia sair sujidade)

mesmo assim ele nunca fez quente.
a temperatura do carro sobe normal, mantém-se sempre nos 90.


2-
A cerca de um mês, deixou de contar a velocidade e os kms.
ou seja só funciona o conta rotações.
mas de vez em quando quando se lembra, la volta a contar durante algum tempo, e volta a deixar de contar.

3-
A ventoinha do radiador, mal o motor começa a trabalhar ela liga logo, e desliga com o motor.
já li que era normal, outros dizem ser a embraiagem da ventoinha.
(sempre fez isto).


gostava de saber um consumo médio certo deste modelo , em cidade.
pois acho que esta a consumir muito.


queria também saber qual o cabo vag-com a comprar para este modelo.
não estou em portugal e aqui em França, existe muito pouco quem venda disto, e quem vende diz que não sabe se é compatível..enfim...

se alguém puder ajudar em alguma coisa ficarei agradecido.

cumprimentos
e abraços a todos
Desculpem o testamento :)
 
Last edited:
Em relação a primeira situação no meu b5 só a terceira e que consegui dar muito quente, pois dava morno(mais pro frio).
Pelas informações tiradas do fórum e como o meu mecânico sangrava, a sofagem continuava na mesma então fiz desta forma e resultou
Então o que fiz foi o seguinte:
Com o carro quente perto dos 80° tirei o tubo do lado esquerdo(de frente para o carro) ate o respiro ficar fora do tubo que entra para dentro do carro e de seguida abri a sofagem no maximo e quente.
Fui dando umas aceleradelas ate que por esse respiro sai em jacto o liquido g12 deixas de acelerar e o esguicho vai reduzindo ate sair lentamente, ai voltas a empurrar o tubo para dentro. A situação mantinha-se ar morno e pensei bem deve estar o radiador da sofagem com fuga. Assim que arranco com o b5 em menos de 10 segundos começou a deitar o ar muito quente e assim continua ate hoje.
 
Quanto ao ponto 3 é normal nestes carros, com este motor pelo menos.
O consumo em cidade não esperes fazer menos de 10,5l de media.
Não dar o conta km, pode ser do canhão, de uma peça que agora não me recordo o nome, que também tive que trocar no meu. o quadrante as vezes ficava maluco.
 
Last edited:
10,5l num tdi de 110cv´s em cidade!??

boas,

o meu se nao andar neste momento nessa media , nao deve andar muito longe.
8,5/9l isso posso garantir.

- - - - - - - - - -


boas,
já li umas quantas vezes esse topico, comigo não resulta amigo.
mas obrigado.

Em relação a primeira situação no meu b5 só a terceira e que consegui dar muito quente, pois dava morno(mais pro frio).
Pelas informações tiradas do fórum e como o meu mecânico sangrava, a sofagem continuava na mesma então fiz desta forma e resultou
Então o que fiz foi o seguinte:
Com o carro quente perto dos 80° tirei o tubo do lado esquerdo(de frente para o carro) ate o respiro ficar fora do tubo que entra para dentro do carro e de seguida abri a sofagem no maximo e quente.
Fui dando umas aceleradelas ate que por esse respiro sai em jacto o liquido g12 deixas de acelerar e o esguicho vai reduzindo ate sair lentamente, ai voltas a empurrar o tubo para dentro. A situação mantinha-se ar morno e pensei bem deve estar o radiador da sofagem com fuga. Assim que arranco com o b5 em menos de 10 segundos começou a deitar o ar muito quente e assim continua ate hoje.

boas,
isto ainda nao experimentei, pois nunca tinha lido nada parecido.
mas tenho uma duvida, ao tirar o tubo com o carro nos 80, nao me vou queimar?
pq eu ja meti a mao nos tubos quando o carro esta nos 90, e eles estao quentes.
entao o teu tinha exactamente o mesmo problema que o meu sempre tive.

- - - - - - - - - -

Quanto ao ponto 3 é normal nestes carros, com este motor pelo menos.
O consumo em cidade não esperes fazer menos de 10,5l de media.
Não dar o conta km, pode ser do canhão, de uma peça que agora não me recordo o nome, que também tive que trocar no meu. o quadrante as vezes ficava maluco.

um electricista em frança, disse-me que era um "rêlê", nao sei se é assim que se escreve.
mas foi isto que ele me disse.
agora qual é o rêlê??

- - - - - - - - - -

O meu anda em cidade e autoestrada faz media de 6l mas ja vi um de um amigo meu a 5.6l

boas,
em auto estrada, é sem duvida um exelente carro, com medias dessas.
agora em cidade nao acredito.
estes carros nao foram feitos para andar na cidade :).

faço 1600kms 1 deposito e dois traços de gasoleo.
com uma velocidade media de 130/150

ou seja nem 1 deposito e meio gasto a cada 1600kms.
mas aqui andar no meio da cidade, vejo perfeitamente que ele consome bastante mais.
 
Ndarc, o tubo não o tiras totalmente, se reparares tens um furito prai a 3 cm da ponta, puxas o tubo ate esse furito estar fora do outro tubo que vai para dentro do carro, este tubo tem prai 10cm.
Por isso o tubo que tem o furito vai estar por fora do outro os 2,5cm.
Eu consegui com essa temperatura se não consegues mexe no tubo com temperatura inferior. Para teres a certeza que esse furo esta fora, pegas num alfinete ou prego e enfias no buraco, se bater mal enfias quer dizer que por baixo ainda tens o outro tubo por isso puxas mais um pouco para fora ate estar livre.
Abres a sofagem no quente e na velocidade máxima.
Depois vais acelerando de vez em quando em ponto morto e claro atento a temperatura no quadrante, vais ver que passado uns minutos vai sair em esguicho por esse furo.
Deixas de acelerar o esguicho vai ficando mais fraco ate sair corrido mas fraquinho, ai voltas a colocar o tubo para dentro(esta sangrado o sistema). A seguir das uma volta e vais ver que o ar vai sair quentinho. Depois durante os proximos dias vais vendo o vaso do anticongelante pois de certeza vais ter repor agua.
Não fiques desanimado durante o processo pois demora uns bons minutos.
Quando estiveres a fazer isto se tiveres alguma duvida, se quiseres liga-me e eu tento ajudar.
Se quiseres deixo o meu contacto por PM.
 
Last edited:
o meu em cidade chega aos 6.8 6.9 anda nisso rapaz opa agora se quiseres tiro uma foto ao quadrante

eu nao estou a duvidar de ti.
estou afirmar que o meu em cidade , tenho a certeza que nao faz medias de 6L.

de maneira alguma te coloco em causa.

- - - - - - - - - -

Ndarc, o tubo não o tiras totalmente, se reparares tens um furito prai a 3 cm da ponta, puxas o tubo ate esse furito estar fora do outro tubo que vai para dentro do carro, este tubo tem prai 10cm.
Por isso o tubo que tem o furito vai estar por fora do outro os 2,5cm.
Eu consegui com essa temperatura se não consegues mexe no tubo com temperatura inferior. Para teres a certeza que esse furo esta fora, pegas num alfinete ou prego e enfias no buraco, se bater mal enfias quer dizer que por baixo ainda tens o outro tubo por isso puxas mais um pouco para fora ate estar livre.
Abres a sofagem no quente e na velocidade máxima.
Depois vais acelerando de vez em quando em ponto morto e claro atento a temperatura no quadrante, vais ver que passado uns minutos vai sair em esguicho por esse furo.
Deixas de acelerar o esguicho vai ficando mais fraco ate sair corrido mas fraquinho, ai voltas a colocar o tubo para dentro(esta sangrado o sistema). A seguir das uma volta e vais ver que o ar vai sair quentinho. Depois durante os proximos dias vais vendo o vaso do anticongelante pois de certeza vais ter repor agua.
Não fiques desanimado durante o processo pois demora uns bons minutos.
Quando estiveres a fazer isto se tiveres alguma duvida, se quiseres liga-me e eu tento ajudar.
Se quiseres deixo o meu contacto por PM.

boas,

fiz exactamente o que me disses-te e aconteceu exatamente o que escreves-te. consegui fazer com o carro na temperatura que indicas-te.
bem, de facto, noto que sai um pouco mais quente (pelo menos mais que antes)..mas ainda nao sai aquele quente quente.
so me resta mesmo trocar o radiador da sofagem . (nao queria nada ) :(

agora cada vez que acelero, ouço a agua a entrar no radiador da sofagem, ou a circular no circuito, é normal?
 
eu nao estou a duvidar de ti.
estou afirmar que o meu em cidade , tenho a certeza que nao faz medias de 6L.

de maneira alguma te coloco em causa.

- - - - - - - - - -



boas,

fiz exactamente o que me disses-te e aconteceu exatamente o que escreves-te. consegui fazer com o carro na temperatura que indicas-te.
bem, de facto, noto que sai um pouco mais quente (pelo menos mais que antes)..mas ainda nao sai aquele quente quente.
so me resta mesmo trocar o radiador da sofagem . (nao queria nada ) :(

agora cada vez que acelero, ouço a agua a entrar no radiador da sofagem, ou a circular no circuito, é normal?

Aconteceu-me o mesmo ao inicio , nos Dias seguintes usei a sofagem no quente e foi ao normal...nada de agua a circular.

Faz mais uma vez o processo e deixa sair mais agua pelo furo. Quando deixa de fazer esguicho volta a acelerar ate sair novamente em esguicho faz isto 2 a 3 vezes.
 
alguém com alguma ideia em relação ao contador de velocidade?

qual o cabo de diagonostico que posso comprar para este modelo?
 
Em relação a primeira situação no meu b5 só a terceira e que consegui dar muito quente, pois dava morno(mais pro frio).
Pelas informações tiradas do fórum e como o meu mecânico sangrava, a sofagem continuava na mesma então fiz desta forma e resultou
Então o que fiz foi o seguinte:
Com o carro quente perto dos 80° tirei o tubo do lado esquerdo(de frente para o carro) ate o respiro ficar fora do tubo que entra para dentro do carro e de seguida abri a sofagem no maximo e quente.
Fui dando umas aceleradelas ate que por esse respiro sai em jacto o liquido g12 deixas de acelerar e o esguicho vai reduzindo ate sair lentamente, ai voltas a empurrar o tubo para dentro. A situação mantinha-se ar morno e pensei bem deve estar o radiador da sofagem com fuga. Assim que arranco com o b5 em menos de 10 segundos começou a deitar o ar muito quente e assim continua ate hoje.
Entâo como é que resolveste isso ao certo?
 
Back
Top