Audi a4 b6 defeito ou feitio?

Ola malta.
A ver se alguém já notou este "problema" no seu veículo. Não sei se se alarga a outros modelos ou se será algum defeito apenas do meu.
Quem me segue e já viu o meu projeto, sabe que já instalei vários rádios originais no meu carro. O som original não é bose, é o normal. E sempre notei uma coisa, apesar de nuns mais que outros, nas configurações do som, na parte do balanço de som para traz e para a frente, quando meto som só a trás, ou som só há frente, a qualidade e potência de médios e graves é tipo 3x superior em relação a ter o equilíbrio no centro. Sempre notei isso, mas pode ser impressão minha, mas acho que piorou como o tempo. Neste momento tenho rns-e led, e com o som equilibrado no centro, não há graves nenhuns, e médios muito pouco. (Conduzo outros carros como rover 45 e renault clio 2, e tem melhor som).
Mas ao alterar para só na frente passa a ser, não 3x mas umas 6x melhor. Basicamente passa a ter excelentes médios e graves, melhor que qualquer outro carro que referi anteriormente, e até posso equiparar a um som bose pois já experimentei alguns.
A nível dos rádios em todos notei isto, mas no "Concert 2din" original a4 b7 feito pela Blaupunkt em Braga, não se notava tanto e era o rádio que tinha mais som.
Será que alguém mais já reparou nesse pormenor?
Tem solução?
Será defeito ou feitio?
IMG_1259.JPG

Abraço
 
Partindo do pressuposto que:
1- Não existe nenhum problema de audição por parte do audiófilo :) (sim que a idade também manda nisto)
e que:
2- a viatura é sempre a mesma (e os altifalantes estão em ótimas condições - não existem cones rasgados/ fragilizados / gastos)
3- Como estão estes parametros da codificação?
  • 0x?xxxx: Treble Speaker Diagnosis / Optical Parking Aid
    • +1 = Front Treble Speaker Diagnosis inactive
    • +2 = Optical Parking Aid installed/active
  • 0xx?xxx: Sound Characteristic
    • 0 = Sound Characteristic linear
    • 1 = Audi A4 (8E)
    • 2 = Audi A6 (4B)
    • 3 = Audi A4 Cabriolet (8H)
    • 4 = Audi TT (8J)
    • 5 = Audi A3 (8P)
    • 9 = Sound System
4- O rádio RNS-E é o mesmo?
5- Houve alguma modificação nas cablagens?
6- Experimentando mudar o amplificadar traseiro (da harman) algo muda?
7- Em cada fonte de audio as configurações podem ser especificas (graves, agudos, etc) estão todas iguais? A fonte testada é sempre a mesma?
 
Partindo do pressuposto que:
1- Não existe nenhum problema de audição por parte do audiófilo :) (sim que a idade também manda nisto)
e que:
2- a viatura é sempre a mesma (e os altifalantes estão em ótimas condições - não existem cones rasgados/ fragilizados / gastos)
3- Como estão estes parametros da codificação?
  • 0x?xxxx: Treble Speaker Diagnosis / Optical Parking Aid
    • +1 = Front Treble Speaker Diagnosis inactive
    • +2 = Optical Parking Aid installed/active
  • 0xx?xxx: Sound Characteristic
    • 0 = Sound Characteristic linear
    • 1 = Audi A4 (8E)
    • 2 = Audi A6 (4B)
    • 3 = Audi A4 Cabriolet (8H)
    • 4 = Audi TT (8J)
    • 5 = Audi A3 (8P)
    • 9 = Sound System
4- O rádio RNS-E é o mesmo?
5- Houve alguma modificação nas cablagens?
6- Experimentando mudar o amplificadar traseiro (da harman) algo muda?
7- Em cada fonte de audio as configurações podem ser especificas (graves, agudos, etc) estão todas iguais? A fonte testada é sempre a mesma?

Obrigado pela resposta :)
Verdade que a idade conta, mas visto eu ter alterado o balanço para som só há frente e há 2 dias que estou maravilhado com a qualidade de som, acho que não será esse o problema.
O carro sempre o mesmo, não foi alterado nada apenas há uns anos substitui a caixa que tem na mala com o "sub" e amplificador, por um de uma b7 que só tinha 50 mil km com a ideia que o meu poderia estar cansado, mas não fez qualquer diferença.

Quanto há codificação, penso que está tudo correto.
20231204_131143.jpg


E tenho apenas um erro mas acho que é o módulo da antena que está na traseira do lado esquerdo que terá algum problema, que é este:
20231204_131010.jpg
 
Há aqui algo a confundir o possivel diagnostico da questão...
1- O carro é um A4 8E ou um A3 8P?
A 1ª foto do 1º post é de um RNS-E 8P num carro A3 8P (penso que seja apenas ilustrativa e não real)
Depois na 1º foto do 2º post vê-se o coding de um RNS-E para A3 8P para de seguida na 2ª foto ver-se um diagnostico de 1 8E???

É só para baralhar ?

Esperando que fonte seja sempre a mesma (Radio FM?, mp3 nos cartões SD -> qualidade muto superior), não esquecer que deslocando o som todo para frente, o condutor escuta muito melhor só os speakers da frente do que se a potencia for dividida com os de trás (que ficam mais abafados e a potência é inferior.

Nota: BALANCE é esquerda / direita e frente / trás é o FADER!

Já agora para informar que certos componentes audio dos B7 mais recentes (nomeadamente subwoofers e colunas sairam com uma qualidade muito inferior aos anteriores, isto relatado por alguns utilizadores que compraram e se queixaram na própria audi.
 
Last edited:
Há aqui algo a confundir o possivel diagnostico da questão...
1- O carro é um A4 8E ou um A3 8P?
A 1ª foto do 1º post é de um RNS-E 8P num carro A3 8P (penso que seja apenas ilustrativa e não real)
Depois na 1º foto do 2º post vê-se o coding de um RNS-E para A3 8P para de seguida na 2ª foto ver-se um diagnostico de 1 8E???

É só para baralhar ?
Por acaso fiz aqui alguma confusão. No primeiro post era uma foto da Internet. Pois o meu carro, ou melhor carrinha é uma a4 b6 avant.
Depois no segundo post é que fiz alta confusão pois estava a pesquisar na galeria por fotos e nem reparei que a foto do coding é um RNS-E led de um a3 8p de um amigo que eu converti para a4. E só a última foto é que realmente é do meu RNS-E
 
Eu já não tenho a minha, mas de uma coisa que gostava nela era o grave!
Sempre tocou muito bem, e sempre abusei do som. Vendi a com perto de um 500k e nunca senti cansada, isso não existe. Quanto mais tocam melhor ficam!

tens aí alguma coisa mal.
O meu não era Bose mas tinha subwoofer na mala
 
Eu já não tenho a minha, mas de uma coisa que gostava nela era o grave!
Sempre tocou muito bem, e sempre abusei do som. Vendi a com perto de um 500k e nunca senti cansada, isso não existe. Quanto mais tocam melhor ficam!

tens aí alguma coisa mal.
O meu não era Bose mas tinha subwoofer na mala
Pois o meu também não é bose. E normal, é claro que tem o sub e amplificador na mala.
Mas é como descrevo. Numa música mp3 a 320kbs (que é a melhor qualidade) se equilibrar o som no centro não há graves. Se meter o som mais há frente ou só nas colunas da frete, sem mexer nos parâmetros de base e Treble, a diferença é brutal.
 
O som das colunas da frente sai diretamente do amplificador do próprio radio (RNS-E) para as mesmas, nas de trás e subwoofer sai do amplificador na mala, isto no sistema não BOSE.
É experimentar mudar o amplificador e verificar se muda / melhora.
 
Só pelo primeiro post, pergunto:
Alteraste as ligações do radio/adaptaste?
Se sim, pelo sintoma, eu diria que tens altifalantes fora de fase. Verifica se ligaste corretamente as colunas e sinal para o amplificador. Se ligares uma coluna corretamente é ligares outra ao contrário, uma coluna anula os graves da outra. Daí quando mudas o som de trás para a frente, notas diferenças nos graves.
Assim de repente, este é o meu tele diagnóstico.
Trocas as ligações e deve resolver.
 
Só pelo primeiro post, pergunto:
Alteraste as ligações do radio/adaptaste?
Se sim, pelo sintoma, eu diria que tens altifalantes fora de fase. Verifica se ligaste corretamente as colunas e sinal para o amplificador. Se ligares uma coluna corretamente é ligares outra ao contrário, uma coluna anula os graves da outra. Daí quando mudas o som de trás para a frente, notas diferenças nos graves.
Assim de repente, este é o meu tele diagnóstico.
Trocas as ligações e deve resolver.

Obrigado @madlima29 pela tua ajuda. :palmas:
Não fazia ideia disso, mas no meu pouco entender sobre a matéria faz muito sentido.
O rádio o carro tinha original o concert II. Por tanto, levou ficha adaptadora Quadlock para receber o concert 2din, que depois troquei por um RNS-E normal e por fim o rns-e led. Pode ter algum fio trocado na quadlock? Tipo já vir trocado o_O
Nas colunas, já tive que mecher em todas as portas.. ora porque mudei os espelhos, ora porque instalei vidros eléctricos nas portas de trás... mas as fichas das colunas se não me engano só têm uma posição não é? :duhh:
 
....ora porque instalei vidros eléctricos nas portas de trás... mas as fichas das colunas se não me engano só têm uma posição não é? :duhh:

Ora aqui está o problema! e se trocaste os fios / pinos no encaixe das fichas interiores (do pilar B) onde encaixa a ficha que vem das portas traseiras? + e -? Como é que foi feita a adaptação da cablagem interior do carro para ter os vidros traseiros eletricos?
 
Ora aqui está o problema! e se trocaste os fios / pinos no encaixe das fichas interiores (do pilar B) onde encaixa a ficha que vem das portas traseiras? + e -? Como é que foi feita a adaptação da cablagem interior do carro para ter os vidros traseiros eletricos?
A adaptação foi feita substituído a cablagem das portas completa, mas numa a ficha estava partida e tive que substituir a ficha por tanto tirar todos os pinos e voltar a encaixa-los a minha ficha original que estava boa.
Apesar de estar a seguir esquemas, poderia com o cansaço ou nervosismo pela falta de prática, ter trocado um fio.
Contudo isso foi das últimas coisas que fiz no carro, e acho que o problema do som já é mais antigo. Lembro me de ter notado diferença quando fiz a mudança do radio concert 2din para rns-e tft. O som no concert era superior. E lembro me tive que alterar posições de fios na ficha quadlock porque mudava a posição de algumas coisas.
 
Isto agora é como procurar uma agulha num palheiro.....Eu faria um teste a mudar os cabos adaptadores / conversores do radio (4 fichas tipo concert II para quadlock RNS-E). Para além da baixa qualidade dos cabos chinocas (ás vezes a alimentação 12v +- não chega a ter 0,75m2) eles trocam muitas vezes as posições das ligações...

Já vi fios em que põem o revestimento bem grosso para dar ideia que é um cabo de qualidade e depois vai-se a ver...

Aqui está um exemplo de um desses cabos (é quase crime)

 
Last edited:
Agulha nada
Desfarda uma porta a frente e uma porta atrás. Mete um som bem grave, frequência baixa, sob o volume e verifica de o diafragma da coluna toca para fora.
Ora eu suspeito do conjunto de colunas a frente ou atrás estarem ligadas ao contrário. Basta inverter a polaridade e fica impecável e sem espinhas.
 
Agulha nada
Desfarda uma porta a frente e uma porta atrás. Mete um som bem grave, frequência baixa, sob o volume e verifica de o diafragma da coluna toca para fora.
Ora eu suspeito do conjunto de colunas a frente ou atrás estarem ligadas ao contrário. Basta inverter a polaridade e fica impecável e sem espinhas.

Já agora,
Assim de cabeça, há parâmetros que se consegue ler com o vcds, será que daria para ver alguma coisa?
 
Back
Top