[AUDI A5] Luz de erro amarela no CB, qual sera a origem do erro

Boas pessoal.
A umas semanas apareceu-me uma luz amarela no CB.
Foi esta:
IMG_1045.jpg

Então fui a audi e leram-me o erro disseram que estava associado ao turbo, que pode ter varias causas mas também pode não ser nada de especial.
Apagaram o erro e ate agora não voltou.
O carro é um a5 3.0 tdi.

O que acham que pode ser a causa do erro?
 
Se não me engano nestes motores eles tem um defeito no atuador elétrico do turbo que avaria.
O carro puxava bem na mesma? quantos mil km é que ele tem?
 
Se não me engano nestes motores eles tem um defeito no atuador elétrico do turbo que avaria.
O carro puxava bem na mesma? quantos mil km é que ele tem?

Isso fica mais ou menos onde no motor? É que o mecânico indicou me la uma peça e disse que podia ser dai o defeito.
Sim o carro sempre puxou bem, mas quando acendeu a luz o carro estava frio e claro depois não puxei por ele.
Andei uns metros parei desliguei e liguei o motor prai 2 vezes e a luz desapareceu depois sinceramente também não notei nenhuma perda de potencia.
O carro tem 150mil.
 
fica agarrada ao turbo segues o tubo que vem do filtro de ar até ao turbo.
tgv.jpg

essa peça (Turbocharger control Unit)
Ja agora de que ano é que é o carro?
a minha A6 de 12/2009 com 148 mil até ver tem se portado bem, a não ser que o relenti as vezes fica baixo...
 
É de 2010.
Pois não sei se foi a essa peça que ele se referiu, de qualquer maneira esta na altura de fazer o serviço e também já vêm de onde poderá vir o erro. Só espero que se for isso que referiste em cima que não vá ter que gastar uma pipa de massa :(

Pois isso do relantim também já notei no meu, por muitos breves instantes baixa um pouco. De que será isso?
Será que se eliminarmos a FAP e EGR não evitamos muitos destes problemas?
 
Acho que podes contar uns 500 francos para arranjar isso (estou me a guiar pelos preços que vi na net) +/-
Se for mesmo isso, normalmente quando essa peça avaria o carro fica em safe...

o relenti, no meu caso faz mais a frio, aconteceu-me a 1° vez há 2/3 meses, depois disso nunca mais fez nada, quando estava de ferias fez 2 vezes, mas assim que o motor aquece, fica normal, o relenti chega cair para as 650/690rpm, as vezes basta desligar e voltar a ligar o motor e fica normal, outras vezes fica normal uns segundos e o relenti volta a cair...e no VAG nada de erros, tenho de trocar a bateria da minha que tenho muitos erros esporádicos e se a deixar 5/10 min com a ignição ligada ela ativa o controlo de bateria, estes carros são muito picuinhas...

Eliminar FAP e EGR, na suíça os gajos são lixados nas inspeções, acho que até fazem diagnostico eletronico, porque eles topam logo as repros...
 
Last edited:
O carro nunca me entrou em safe mas também so me aconteceu uma vez isto. Se ficasse pelos 500fr ate ficava contente :roll:

Isso do relantim tambem so me aconteceu 1 ou 2x e o carro também estava frio na altura ate o levei para verem na maquina se aparecia algum erro e nada mas depois acho que não voltou acontecer.

Eu quando falo em eliminar a FAP e EGR não é por causa de nenhuma repro apenas para prevenir eventuais problemas. Eles aqui na inspeção so não arrancam o motor fora para verificar todos os parafusos porque não podem.
Mas ha por ai muito pessoal com repros e eles também têm que levar os carros a inspeção. Mas notei que existe por aqui muita oferta também por chiptuning, pensei que era algo pouco fiavel. A ultima vez que fui trocar os pneus o gajo de la fez-me uma oferta para uma coisa dessas e pelos visto ha muito pessoal a aderir a isso.
 
O carro nunca me entrou em safe mas também so me aconteceu uma vez isto. Se ficasse pelos 500fr ate ficava contente :roll:

Isso do relantim tambem so me aconteceu 1 ou 2x e o carro também estava frio na altura ate o levei para verem na maquina se aparecia algum erro e nada mas depois acho que não voltou acontecer.

Eu quando falo em eliminar a FAP e EGR não é por causa de nenhuma repro apenas para prevenir eventuais problemas. Eles aqui na inspeção so não arrancam o motor fora para verificar todos os parafusos porque não podem.
Mas ha por ai muito pessoal com repros e eles também têm que levar os carros a inspeção. Mas notei que existe por aqui muita oferta também por chiptuning, pensei que era algo pouco fiavel. A ultima vez que fui trocar os pneus o gajo de la fez-me uma oferta para uma coisa dessas e pelos visto ha muito pessoal a aderir a isso.
Por enquanto deixa andar, se voltar a acontecer é que podes começar a preocupar-te, não sei se ja passas-te pelo problema das borboletas de admissão mas esse doi bem mais a carteira :p

Mas esse Chiptuning torna-se legal porque deve trazer uma declaração dos ganhos do motor, e ai o imposto sobe logo.
Não sei se também fazem isso para repros, só quando são declaradas (para poderem aumentar o imposto anual, ja que ele é calculado consoante os Kw)é que passa a ser "legal".
e para tirar o FAP precisas automaticamente de passar pela repro (com ou sem aumento de cavalagem, pois as regenerações auto devem de ser desativadas).
tenho um amigo com uma Passat 3C 2.0TDI com repro, não chumbou, simplesmente nos dias seguintes, cartinha para casa com uma fatura com o novo imposto :p

se voltar a acontecer, diz alguma coisa por aqui :p
 
Quando for a revisão eles vão ver do que poderá ser.
O único problema que tive foi o radiador de arrefecimento dos gazes que pifou e também foi uma nota preta mas a garantia pagou. Problemas podem acontecer mas não quando são demasiados e um gajo tar sempre a inchar!

Mas que eu saiba o imposto é calculado com base na cilindrada do carro e não dos kw :!:

Mas repro não pretendo fazer, ele ja anda mais do que suficiente :D
 
Last edited:
Quando for a revisão eles vão ver do que poderá ser.
O único problema que tive foi o radiador de arrefecimento dos gazes que pifou e também foi uma nota preta mas a garantia pagou. Problemas podem acontecer mas não quando são demasiados e um gajo tar sempre a inchar!

Mas que eu saiba o imposto é calculado com base na cilindrada do carro e não dos kw :!:

Mas repro não pretendo fazer, ele ja anda mais do que suficiente :D
Na Suíça é na base dos Kw
Olha aqui a tabela para Genebra
Barèmes d'impôts | Conducteurs et véhicules :p

Quanto a repro...aqueles 240cv chegam bem :p já colam muito bem ao banco :geren"
 
Mas então não é em todo lado igual, no cantão de Zug é pelos cm3 e acho que os cantões aqui ao lado também são todos assim.
Mas por essa tabela vejo que aqui se paga metade daí :eek:

Quanto aos cv, ainda se fosse por exemplo em Portugal até valia a pena uma repro dava para se usufruir agora aqui nem da potência original se pode usufruir quanto mais reprogramado!
 
Last edited:
Back
Top