[Audi A5] Trabalhar constante de ventoinha

Boas.
Tenho um Audi a5 3.0tdi.
Nos últimos tempos tenho notado um trabalhar constante da ou das ventoinhas (nao sei se é mais do que uma) depois de desligar o carro, isto depois de percursos curtos (faço maioritariamente percursos curtos).
Por exemplo hoje peguei no carro e fiz cerca de 4km ida e volta ate casa e quando chego e desligo o carro a ventoinha fica a trabalhar ainda durante um bom bocado de tempo.

Ainda pensei que possa ser ele a fazer a regeneração e eu que a interrompa, mas depois de 4 km a regeneração?? Ainda nem o motor esta suficientemente quente para isso penso eu.

Alguém sabe o que possa ser? Será que esta algo para ir a vida?

Obrigado
 
De facto apontava para regeneração mas e estranho fazer a mesma n estando a temperatura de funcionamento.... Experimenta leva.lo ate uma AE e fixar as rpm acima das 2500 para forçar regeneração.... Se fizer teoricamente n voltará a fazer isso!É uma forma de despistar eventual problema
 
Mas é que eu ainda no ultimo fim de semana fiz cerca de 50 km em AE ou seja era para ter feito a regeneração penso eu. Embora que nesses 50km se calhar poucas vezes ultrapassei as 2500rpm e se calhar as tantas nem fez a regeneração. Mas contudo é na mesma estranho não estando o motor quente e ele fazer a regeneração.
Tenho de experimentar isso de manter as rotações altas em AE.

Obrigado
 
Vai a AE, mete a caixa em modo sequencial (Isto se for automática), e anda acima das 2000 rpm's chega.
Se quiseres "ajudar" a coisa, mete-lhe um aditivo no gasóleo para ajudar na regeneração (Usei uma vez um que é o Mecatech Clean FAP, ajudou bastante, não é é muito barato)
se tiveres Vag-com vai ver a carga do FAP
Um 3.0TDI quer é estrada, cidade não é com ele :p então com FAP pior :p (Qualquer motor com FAP não gosta de andar em cidade)
 
Last edited:
E onde posso comprar esse aditivo? Não tenho vag-com.
Aqui não dá para se desfrutar de um motor destes, ando seriamente a ponderar trocar por um 2.0 tdi e talvez manual, chega perfeitamente embora tenha na mesma essa porcaria da FAP. É que não vale mesmo a pena teres um carro de alta cilindrada.
 
Foi um dos motivos que me levou a vender o Leon...
Um 3.0TDI so para andar na cidade é muito (A meu ver claro), para o dia a dia uso a B5 que até hoje nunca me deixou ficar mal :) a A6 é só para as viagens mais longas (Não é que a B5 não seja capaz de as fazer, mas em termos de conforto sempre é melhor, e já que a tenho há que dar uso :p )
Sempre podes arranjar um carro para o dia a dia e ter as mesmas matrículas do A5...
O produto encontras em lojas de peças auto (A partida)
 
Last edited:
Está a acontecer exactamente o mesmo na minha...

Fiz uma regeneração forçada, ficou bom uma semana.. passado isso voltou ao mesmo...

De salientar que não tenho erros nenhuns... falta-me ver que valores o FAP dá quando está a fazer essas regenerações.

Por acaso já fizeste o update de software requerido pela marca? Aquele por causa dos gases?


Mas é que eu ainda no ultimo fim de semana fiz cerca de 50 km em AE ou seja era para ter feito a regeneração penso eu. Embora que nesses 50km se calhar poucas vezes ultrapassei as 2500rpm e se calhar as tantas nem fez a regeneração. Mas contudo é na mesma estranho não estando o motor quente e ele fazer a regeneração.
Tenho de experimentar isso de manter as rotações altas em AE.

Obrigado
 
Está a acontecer exactamente o mesmo na minha...

Fiz uma regeneração forçada, ficou bom uma semana.. passado isso voltou ao mesmo...

De salientar que não tenho erros nenhuns... falta-me ver que valores o FAP dá quando está a fazer essas regenerações.

Por acaso já fizeste o update de software requerido pela marca? Aquele por causa dos gases?

ja tentastes uma regeneração de emergência via VAG-Com?
O 3.0TDI não está incluído no "escândalo"

Por acaso já ouvi pessoas a dizer que o carro regenera mais frequentemente o fap depois da atulização
 
Last edited:
ja tentastes uma regeneração de emergência via VAG-Com?
Depois de fazer uma regeneração forcada os valores voltam a "zero"?
O 3.0TDI não está incluído no "escândalo"


Sim, fiz com o vagcom e no fim o valor ficou muito proximo do zero.

Sorry, nem reparei que era o 3.0
 
Foi um dos motivos que me levou a vender o Leon...
Um 3.0TDI so para andar na cidade é muito (A meu ver claro), para o dia a dia uso a B5 que até hoje nunca me deixou ficar mal :) a A6 é só para as viagens mais longas (Não é que a B5 não seja capaz de as fazer, mas em termos de conforto sempre é melhor, e já que a tenho há que dar uso :p )
Sempre podes arranjar um carro para o dia a dia e ter as mesmas matrículas do A5...
O produto encontras em lojas de peças auto (A partida)

Ja tive ate a bem pouco tempo outro carro que usava no dia a dia e o a5 estava na garagem e usava de vez em quando e para as tais viagens longas (1 ou no máximo 2 por ano), mas esse tal carro não passou na inspeção e despachei-o. Então agora mudei de filosofia acho que o a5 deve andar e devo desfrutar dele porque no fim a desvalorização vai ser a mesma. Mas acho que sinceramente não vale a pena o 3.0tdi não se tira o verdadeiro partido dele.
Dai eu muito provavelmente irei trocar de carro e para um 2.0tdi, so ainda não sei se aposte numa carrinha a6 por exemplo ou outro igual ao meu.

Está a acontecer exactamente o mesmo na minha...

Fiz uma regeneração forçada, ficou bom uma semana.. passado isso voltou ao mesmo...

De salientar que não tenho erros nenhuns... falta-me ver que valores o FAP dá quando está a fazer essas regenerações.

Por acaso já fizeste o update de software requerido pela marca? Aquele por causa dos gases?

Não faço a mínima se foi feito. A quanto tempo esta disponível essa atualização?
A 3 anos foi trocado o radiador de arrefecimento dos gases talvez tenham feito ai uma atualização. Ai a 2 anos também me acedeu uma luz fui la e disseram-me que o software precisava de atualização mas tinha a ver com a cx de velocidades.

So acho estranho é o motor não estando bem quente e ele querer regenerar.

Normalmente de quantos em quantos km é feita a regeneração?
 
Não faço a mínima se foi feito. A quanto tempo esta disponível essa atualização?
A 3 anos foi trocado o radiador de arrefecimento dos gases talvez tenham feito ai uma atualização. Ai a 2 anos também me acedeu uma luz fui la e disseram-me que o software precisava de atualização mas tinha a ver com a cx de velocidades.

So acho estranho é o motor não estando bem quente e ele querer regenerar.

Normalmente de quantos em quantos km é feita a regeneração?

A actualização que me refiro é aquela do escândalo dos gases, mas como o teu é o 3.0 não está abrangido.

Quanto á regeneração ela não ter intervalos predefinidos para o fazer... vai fazendo conforme o FAP enche.

Mas a minha faz igual.. carro frio, em dias bem frios, faço 3km, paro o caro e a ventoinha começa logo a trabalhar.
 
Ah isso do escândalo dos gases. Mas se trocar o meu por um 2.0 devo ir a Audi para eles me fazerem isso? Se não o fizer há algum problema?

Pois então o sistema do teu é igual ao meu só não tinha a certeza de ser a regeneração. É que interrompendo muita vez as regenerações o filtro vai a vida (se é que for só o filtro), era melhor não ter FAP!
 
Cheguei a ter o mesmo problema que tu, e no meu caso foi uma regeneração não terminada que entrou em erro e teve de ser forçada, mas aparecia-me a devida luz avisadora. Se não te aparece pode não ser o mesmo problema mas o que é certo é que depois de disso nem dou por elas.
 
Back
Top