Audi Q5 - Tripidação do volante entre os 110 e os 130 Km/h

Caros,

Tenho um Q5 que foi à revisão dos 50.000 km e tenho sentido uma coisa que não tenho conseguido resolver, para a qual pedia os vossos comentários e possível resolução:

Mais ou menos entre os 110 e os 130 km/h, o volante treme (umas vezes mais que outras, o que acho estranho e ainda não consegui arranjar uma relação para o que faz tremer mais ou menso... mas treme sempre). Passando os 130 Km/h ou abaixo dos 110, o voltante está completamente estável. Cheguei a pensar que estava relacionado com o sistema do Controlo Dinâmino de Direcção (que mandei vir), mas aparantemente não é...

Depois de ter tido um furo (com uma pedra cuja história já partilhei aqui no meu projeto do Audi Q5 chamado Iete), a situação agravou-se (apesar de já estar bastante presente antes disso).

Na revisão dos 50.000 km (2ª revisão) pedi que tentassem verificar o que se poderia estar a passar.

Tal como já tinha pedido na casa de pneus onde mudei os pneus (calibraram a rodas duas vezes), voltaram a calibrar, passaram as rodas da frente para trás e tudo continuava na mesma. Verificaram se existiam folgas nos sistemas envolvidos e nada... Até que colocaram 4 pneus de outro Q5 novo que estava disponível no Stand e... deixou de vibrar... Veredito: jante empenada!!!

Acham que poderá mesmo ser isso?

O problema é que me disseram que é difícil verificar qual a jantar que realemnte está empenada, uma vez que mesmo passando as rodas da frente para trás, o volante continua a vibrara nesse intervalo de velocidades e por sugerem que as 4 jantes sejam desempaenada (na Casa das Jantes de Braga, o que terá um custo significativo).

Acham que será isso? Será possível verificar, com um método mais barato do que ter de enviar as jantes para Braga, qual a jante que está empenada?

Como é que uma jante pode ficar empenada se eu tenho um cuidado do caraças e não me lembro de ter passado por nenhum buraco nem ter batido com as rodas em nenum passeio??? Será que só o peso do carro e andar um pouco mais depressa, ainda que em autoestrada, pode empenar uma jante?

Fico a aguardar os vossos sábios comentários.
 
As jantes podem empenar de diversas maneiras, as vezes um simples passeio a subir ou descer pode ser o suficiente para dar um empeno na jante.

Acho estranho não te saberem dizer que jantes estarão empenadas, pois quando metem as jantes na máquina de calibragem se esta tiver que levar mais pesos significa que pode estar empenada e é por norma na calibração que ajustam e verificam que pode estar empenada.

A trepidação pode ocorrer também por esses mesmos pesos terem saltado, descolado da jante que por norma só um é que é preso na lateral e os restantes são colados no interior e saltam facilmente.

Acho que já te devem ter calibrado e revisto isso visto teres metido pneus novos mas com o furo pode também ter empenado alguma jante...

O custo de mandar desempenar uma jante não é extremo mas quanto menos for necessário irem a desempenar melhor.

Boa sorte
 
Ou pneus com algum defeito/deformação.. já me aconteceu. Mandei as 4 jantes para reparar e pintar e ao montar havia uma das jantes que na máquina de calibração sem pneu estava direitinha, e ao colocar o pneu precisava de muitos pesos para ficar "direita". O pneu estava deformado.. Sentia essa vibração também em torno dessas velocidades. Sugeria, talvez passar numa casa de pneus e pedir para verificarem isso. Colocar a jante a rolar sem pneu na máquina para ver se tem empeno ou não. Se estiver direita é dos pneus.
;)
 
O que acho estranho é eles não te conseguirem dizer qual a jante que está empenada.. Isto porque há uns anos ainda tinha um Polo, o volante tbm tremia um pouco, fui a uma casa de pneus, colocaram as rodas numa máquina e disseram-me a jante que estava empenada...

Tenta noutra casa de pneus... Boa sorte com a resoluçãoi do problema.

Cumps
 
Boas

Existem maquinas de calibração que tem um rolo que encosta ao pneu. Pralem da calibração normal, calcula-te as vibrações da estrada no pneu, e do pneu na estrada. O problema é que não existem muitas "casas" com essa maquina.
Eu encontrei uma no Lumiar: Auto Lumiar, na Estrada da Torre no Lumiar Lisboa.
O pessoal é simpatico, e aparentemente domina o uso da maquina. Um dos resultados dessa maquina, e dizer-te claramente se a jante/pneu estão OK ou não.

Um abraço
MRafPinho
 
Neste momento ainda estamos a decidir o que fazer. Têm-me dito que não é possível calibrar a roda se a jante estiver empenada... Contudo, o carro já passou por 2 casas de pneus e ambas me devolvem o carro "calibrado e alinhado", mas a vibrar.

Já acontecia com os pneus anteriores e agora continua a acontecer com os novos.

Na Audi também calibraram alinharam e tudo e mais alguma coisa, mas continua a vibrar. Só deixou de vibrar quando experimentaram 4 rodas novas de outro Q5 que lá estava. Por essa razão é que dizem que seja uma jante empenada, pois com "rodas novas", funciona tudo bem (para além de terem visto que não existem folgas no carro no "cardan" ou algo parecido, não percebo muito de mecânica).

Neste momento estou a aguardar orçamento da própria Audi para resolver o problema (talvez me emprestem um carro, mandam as jantes para Braga, depois recebem as jantes de volta, pintam-nas já na Audi e voltam a montar), depois vou pedir orçamento a outra casa de pneus (talvez Pneuvita) para comparar e se tiver oportunidade vou passar no Lumiar para experimentar a tal máquina com o rolo...

Realmente as jantes estão cheias de pesos, tanto por dentro como por fora... Cada jante deve ter para aí uns 20 pesos.

Não me lembro de ter passado por nenhum buraco, não andei a fazer todo-terreno, não me lembro de ter batido em nenhum passeio nem nada que pudesse danificar as jantes. Não têm moças nem marcas e aparentam estar novinhas apesar do carro ter já 2 anos.
 
Se estão cheias de pesos isso quer dizer que estão muito descalibradas.
Por norma uma jante calobradinha e desempenadinha não deve exceder aí as 20 gramas em pesos.
Outra coisa é ao haver jantes com diferentes pesos pode haver uma descompensacao que cause a trepidação.
 
Se estão cheias de pesos isso quer dizer que estão muito descalibradas.
Por norma uma jante calobradinha e desempenadinha não deve exceder aí as 20 gramas em pesos.
Outra coisa é ao haver jantes com diferentes pesos pode haver uma descompensacao que cause a trepidação.

isso tambem pode acontecer caso o pneus sejam usados e montados em jantes novas certo?
 
Os pneus são novos (Michelin Latitude Sport). Têm menos de 2.000 km.

Esta manhã tirei uma fotos aos pesos que estão numa das jantes (mas estão todas com bastantes pesos). As duas fotos são da mesma jante. Uma mostra os pesos que foram colocados na parte interior da jante e a outra mostra os que foram colados também no interior, mas já próximo da parte da jante que se vê de fora. Como podem ver estão cerca de 7 pesos no interior e 14 no "exterior". Ao todo, só nesta jante, estão 21 pesos... Eles apresentam um "5"... não sei se quer dizer que têm 5 gramas... se assim for, só esta jante tem 105 gramas!!!

 
realmente essas jantes já tiveram dias melhores... tens msm de as mandar desempenar ou como já disseram meter só as jantes a rolar.. abraço
 
Vai a uma oficia de confiança manda sacar esses chumbos e ver os valores que dá. pode até ser o pneu com defeito. Essa janta anda atrás não anda?
 
Esta da foto está atrás, mas as restantes estão praticamente iguais em número e distribuição de pesos.

O problema agora é perceber o que é uma casa de confiança... Já fui à casa onde sempre fui com todos os carros e onde tenho conta e tudo... deixaram como ficou, fui a outra recomanda, ficou igual... fui à própria Audi e só me sabem dizer que têm de mandar as jantes para Braga porque não fazem desempanagens em Lisboa... mas como é que as outras duas casas, supostamente de confiança, calibraram as rodas e não disseram logo que estavam empenadas??? Esta é a parte estranha da história...
 
Tenho muitissimas duvidas que as 4 jantes se tenham empenado da noite para o dia. se coincidiu co a mudança de pneus provavelmente o problema vem daí
 
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