Audi Q5 - Tripidação do volante entre os 110 e os 130 Km/h

Tenho muitissimas duvidas que as 4 jantes se tenham empenado da noite para o dia. se coincidiu co a mudança de pneus provavelmente o problema vem daí

Já vibrava com os pneus anteriores (mas começou de um momento para o outro). Não liguei muito porque tinha mesmo de mudar de pneus dentro de 1 ou 2 meses e por isso deixei andar até à altura de mudar de pneus... Todo este tema começou quando, mesmo depois de mudar de pneus, depois de calibrar as rodas 2 vezes, depois de me queixar na Audi... o problema continua.

Já decidi o que vou fazer. Como cada vez menos acredito que seja um problema de calibração/empenagem, vou aguardar pelo orçamento da Audi para "resolver o problema" (apesar de referirem que vão dar o orçamento para desempenar 4 rodas porque referem que esse é o problema). Depois, como o carro está na garantia, tem de vir empecável... Se vier a vibrar, mesmo depois de desempenar, reclamo diretamente com a Audi.

Depois conto o que se passou. Até agora ainda não recebi o orçamento.
 
Ponto de situação:

Depois de receber o orçamento de cerca de 75 euros por cada roda, deixei hoje o carro na oficina. Foram muito atenciosos e emprestaram-me um A1 (já que referem que a reparação levará cerca de 1 semana).

Agora é aguardar...

Entretanto, o A1 é muito porreiro. É um 1.6 TDI e é muito simpático de conduzir.
 
Caros,

Na passada 6ª feira recebi o carro com as supostas 4 jantes desempenadas... Digo "supostas" porque eu nunca achei que a causa fosse das jantes empenadas.

Agora o comportamento é estranho: tanto parece ter ficado bem, como parece que por vezes o volante começa de novo a tremer. Conitnua a acontecer no mesmo intervalo de velocidades e só se o carro for a direito. Se levarntar as mãos do volante até se vê que o volante vai mesmo a "abanar de um lado par ao outro". Outras vezes (como esta manhã), está tudo porreiro e não consigo fazê-lo vibrar... Estava inclusivamente para ir à Audi hoje de manhã reclamar que tinha ficado tudo na mesma... mas desisti, pois esta manhã estava tudo bem (fiz uma viagem ao Porto durante o fim de semana e vibrou durante toda a viagem... hoje não vibra).

Não consigo perceber mas é uma situação que me está a aborrecer mesmo muito!!!

Entretanto, e pela vossa experiência, diga-me lá... É possível as jantes terem ido desempenhar (e elas realmente tiveram um qualquer "trabalho" e estão pintadinhas e tudo) e continuarem a precisar de todos estes peses que vêm nas fotos (foto tirada esta manhã à suposta jante desempenada - parte de fora e parte de dentro):

03102011064.jpg

03102011065.jpg


Será isto normal? As jantes desempenadas não deviam deixar de precisar de pesos?
 
as jantes desempenadas não levam pesos.. o que poderam fazer foi recalibrar as mesmas.. eu ia a oficina e pedia explicações já que não fizeram o trabalho que te disseram que faziam...
 
tenho uma jante que tem tantos pesos como a tua ou mais ainda, mas penso que seja derivado ao pneu ñ ser novo na jante, o que é verdade é que tanto posso ir a 40 como a 90 como a 140 como a 230km/h que nem o carro nem o volante vibra, isso para mim o problema vem de outro lado, como por exemplo coluna de direcção..
 
Caros,

Na passada 6ª feira recebi o carro com as supostas 4 jantes desempenadas... Digo "supostas" porque eu nunca achei que a causa fosse das jantes empenadas.

Agora o comportamento é estranho: tanto parece ter ficado bem, como parece que por vezes o volante começa de novo a tremer. Conitnua a acontecer no mesmo intervalo de velocidades e só se o carro for a direito. Se levarntar as mãos do volante até se vê que o volante vai mesmo a "abanar de um lado par ao outro". Outras vezes (como esta manhã), está tudo porreiro e não consigo fazê-lo vibrar... Estava inclusivamente para ir à Audi hoje de manhã reclamar que tinha ficado tudo na mesma... mas desisti, pois esta manhã estava tudo bem (fiz uma viagem ao Porto durante o fim de semana e vibrou durante toda a viagem... hoje não vibra).

Não consigo perceber mas é uma situação que me está a aborrecer mesmo muito!!!

Entretanto, e pela vossa experiência, diga-me lá... É possível as jantes terem ido desempenhar (e elas realmente tiveram um qualquer "trabalho" e estão pintadinhas e tudo) e continuarem a precisar de todos estes peses que vêm nas fotos (foto tirada esta manhã à suposta jante desempenada - parte de fora e parte de dentro):

http://img821.imageshack.us/img821/3408/03102011064.jpg
http://img594.imageshack.us/img594/6062/03102011065.jpg

Será isto normal? As jantes desempenadas não deviam deixar de precisar de pesos?

Para esse desempeno de jantes, na minha terra pagamos 2€ por jante e fica cerca de 1h a reparação.....
 
Mas as jantes podem ter ficado desempenadas e ao montarem os pneus tiveram de meter esses pesos para os "equilibrar" possivelmente porque os penus estão deformados....digo eu :S
 
Já voltei à oficina... Pelo que disseram, até mesmo carros novos e jantes novas, podem precisar de pesos para ficarem equilibradas... Foram pelo menos 3 pessoas que me disseram isso na oficina... custa-me a acreditar que seja algum estratagema para me estarem a enganar... Mas realmente acho estranho precisarem de tantos pesos.

Em relação ao problema agora dizem que o pneu tem de ser "rodado" na jante para ficar na posição certa. Dizem que isso acontece sempre que se tira o pneu da jante (como tiveram de fazer para desempenar as jantes...

Contudo referiram que não têm uma máquina que pemita verificar isso e por isso tem de ser numa outra casa. Ficaram de me ligar a dizer onde devo ir...

Continuo com o problema por resolver e já sem grande margem de manobra.

Hoje notei outro sintomoa estranho. Quando travo, na altura em que estou o carro para mesmo (basta ser uma travagem normal e suave), se estiver com as rodas viradas nessa altura, precisamente quando o carro pára (e não acontece sempre) o volante dá um "saltinho" para o lado (como se fose um ciclo apenas da vibração). Não é fácil de explicar e não acontece sempre... mas acontece várias vezes. Será que é um sintoma do que se está a passar?

Agora vou aguardar a nova resposta... entretanto na empresa já decidiram que já existem razões para uma reclamação oficial tanto para o importador como para o concessionário... Já foi entregue à secretária para tratar disso... Só espero que isso não dificulte a comunicação que tenho conseguido até agora... por outro lado, até agora, tenho uma fácil comunicação mas o problema ainda lá está...
 
Mas as jantes podem ter ficado desempenadas e ao montarem os pneus tiveram de meter esses pesos para os "equilibrar" possivelmente porque os penus estão deformados....digo eu :S

A razão que agora me dão, é essa... mas os pneus são novos... e já com os anteriores pneus o carro vibrava, por isso acho estranho.

Também acho estranho que seja apenas naquele intervalo de velocidade. Basta-me ir acima de 130 km/h (por exemplo 150) e o carro vai completamente estável. Parece que é uma frequência de ressonancia associada àquela velocidade...

Estou mesmo a ficar muito aborrecido e desapontado.
 
A razão que agora me dão, é essa... mas os pneus são novos... e já com os anteriores pneus o carro vibrava, por isso acho estranho.

Também acho estranho que seja apenas naquele intervalo de velocidade. Basta-me ir acima de 130 km/h (por exemplo 150) e o carro vai completamente estável. Parece que é uma frequência de ressonancia associada àquela velocidade...

Estou mesmo a ficar muito aborrecido e desapontado.

É verdade que mesmo com pneus novos seja preciso levar pesos, por exemplo há cerca de 3 meses meti 4 goodyear novos e mesmo assim as jantes levaram pesos tal como tens na foto e os meus pneus anteriores estavam a ficar deformados e também faziam vibrar a direcção por volta dos 130kmh.. Abaixo ou acima dessa velocidade mantinha-se estavel..
É apenas o meu testemunho que em nada poderá ter a ver com o teu problema..
Aperta lá com os gajos e boa sorte ;)
 
Estive a pesquisar em fóruns estrangeiros (algo que se calhar já devia ter feito à mais tempo) e pelos vistos é muito comum, e em várias marcas, jantes e pneus diferentes, isto acontecer. Parece que a velocidade entre os 110 e os 130 km/h (60-70 mph) está relacionada com uma frequência que acentua a vibração natural da suspensão, ou seja, se algo mais vibrar, comea a vibrar mesmo muito.

A maior parte do pessoal fala em "road forcing balance", tipo calibragem das rodas pela "força da estrada"? Alguém que esteja por dentro do assunto consegue traduzir o que possa ser? Será algum que já responderam aqui e que é uma máquina que tem dois rolos e que para além de calibrar normalmente a roda também a "empurra" para a jante como se estivesse mesmo a rolar?

De qualquer forma, também existe muita gente que depois disto continua com problemas... Para outros, resolve... ou desistem...
 
Ponto de situação: tripidação resolvida.

Após nova insistência na oficina e envolvendo a Siva também, após uma experiência, ficou tudo resolvido... Trocaram algo a que chamaram o "kit de suspensão" (que não faço ideia o que inclui exatamente) e acabaram-se as vibrações do volante. Problema resolvido. Demorou, mas ficou tudo ok.

Entretanto, nesta confusão toda, tive a oportunidade de andar com um A1 e um A6 ambos praticamente novos com 2 ou 3 meses, e achei o conforme desses carros (pelo menos novos) em termos de sensação de direção, melhor que o Q5. Já me explicaram que o Q5 tem uma direção servo elétrica e que o A1 novo e A6 são totalmente elétricas... Não sei bem o que quer dizer também, mas não se sente nada no volante. Depois de ter andado a experimentar esses, consegui ganhar a sensibilidade que no Q5 pelo menos a tripidação do motor e da estranda sente-se (quase impercetível, mas está lá...). Tanto no A1 como no A6 não se sente mesmo nada. Parece que estamos a jogar um jogo de computador. A direção responde muito bem e é muito "sincera", mas não se sente qualquer vibração.

Pronto, problema resolvido...

Para acabar, uma nota que vou desenvolvendo no post da própria apresentação do carro (procurem por "IETE")... Acendeu-me novamente a luz dos gases de escape... Já é a 2ª vez no último mês... Parece que o carro está feito para chegar ao fim dos 2 anos e começar a desfazer-se... ainda bem que tenho a extensão de garantia... Também a pintura preto alto brilho em volta da matricula (na grelha frontal) está a saltar (e não dei nenhum toque)... Cenas para outros posts.

Obrigado pelas várias sugestões que foram dando para resolver esta situação e boa sorte com as vossas máquinas.
 
Boas tardes

Primeiro, deixa-me dizer que o teu Q5 ta impec!



Segundo, queria-te perguntar o seguinte em relação à vibração...
- Conseguias ouvir algum barulho com a mesma frequencia da vibração?
- Em que concessionario te resolveram isso?

Um abraço
MRafPinho
 
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