Audi RS3.. Alguem ja tinha visto?
By
chinopt at 2011-03-10[/IMG]
By
chinopt at 2011-03-10[/IMG]
By
chinopt at 2011-03-10[/IMG]
O Audi RS3 conta com um motor de 2,5l Turbo, capaz de debitar 350cv e 450Nm de binário ás 1600rpm, um propulsor já conhecido da versão mais desportiva do coupé TT, o TT RS, bem como a sofisticada caixa S-Tronic de sete velocidades com dupla embraiagem e com patilhas selectoras no volante.
Em termos de rapidez, este novo RS3 conta com o precioso auxílio de um sistema de ajuda ao arranque, tecnologia importada da competição, que permite a este modelo ser tão rápido como o super-Audi R8 (equipado com motor V8) em termos de acelaração dos 0 aos 100Km/h gastando apenas 4,6 segundos e uma velocidade máxima de 250Km/h. O vivaz motor, inspirado no modelo de 1984 Quattro Coupé, possui ainda um gadget capaz de tornar o RS3 numa máquina infernal: o botão Sport que intensifica a resposta do acelarador e abre também um flap no sistema de escape para tornar a experiência sonora do ruído do motor numa experiência única, uma alteração capaz de fazer passar este Audi RS3 pouco despercebido até aos mais distraídos.
Em termos de consumo de combustível, a Audi afirma que este modelo é amigo do ambiente, já que conta com uma sétima velocidade capaz de reduzir drasticamente os consumos em estrada, uma bomba de óleo que trabalha apenas quando necessário (reduzindo assim a carga no motor) e regeneração de energia na travagem.
No capítulo do comportamento dinâmico, o novo RS3 conta com cinco meses de estágio no exigente circuito de Nurburgring (Alemanha), pista onde os engenheiros da marca de Ingolstadt testaram ao limite este modelo que conta na sua estructura com vias mais largas de forma a aumentar a estabilidade, e uma configuração da geometria da suspensão, MacPherson dianteira e sistema Multi-Link traseiro, mais dura e mais baixa em cerca de 25mm. Estando a ligação ao solo completa através de enormes jantes de 19 polegadas e pneus 235/35 à frente e 225/35 atrás.
A utilização do mesmo sistema de tracção integral Haldex do que o TT RS, o RS3 não obtém a mesma resposta vigorosa em termos de binário do modelo de topo R8, já que a distribuição de tracção entre os eixos é na razão de 50:50.
Mais um ponto de interesse proposto pela Audi para os amantes da velocidade e de veículos performantes, ao qual se deverá acrescentar no início de 2011 uma versão RS4 da Audi A4 Avant, igualmente em fim de carreira.