Audi S5

ny_08_audi_S5.jpg


header.jpg


2008-Audi-S5-Engine-1280x960.jpg


embedded..ee98d63


[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YuFTb8mRRdM[/youtube]

Automotor
O Audi S5 é daqueles automóveis que encanta à primeira vista. E o facto de ter a letra "S" na sua designação diz-nos que este coupé tem qualquer coisa de especial. Na prática, identifica uma versão mais desportiva, com um coração de atleta protagonizado pelo motor atmosférico 4.2 FSI com 354 cv. É uma variante mais light do bloco que está presente na RS4 com 420 cv, mas nem por isso menos generoso...

O aspecto não engana. Os espelhos metalizados, as outras aplicações da mesma cor, à frente e de lado, a grelha aos "quadradinhos" e estas jantes (opcionais) de 19 polegadas, com pneus 255/35, são pormenores que aumentam a vontade de pegar no volante e explorar em pleno tudo o que o S5 tem para oferecer. Isto sem esquecer as luzes diurnas de LED que dão um aspecto ainda mais hi-tech.

Habitáculo envolvente
Por dentro, a envolvência desportiva continua. Os bancos em Alcântara e couro (820 euros) prestam bom apoio lateral e a posição de condução é muito boa, não só pelas regulações do volante, mas também pelo correcto apoio para o pé esquerdo.

Com um toque no botão START (ou na própria chave Advance Key), começa a melodia rouca dos 8 cilindros dispostos em V, que é contida, mas deixa adivinhar poder. Muito poder...

Quando o pé direito começa a ganhar peso, o S5 revela toda sua alma. O que mais impressiona não é a potência, mas sim a forma suave como esta é entregue. Tanto o velocímetro como o conta-rotações sobem com uma rapidez digna de nota, mas tudo acontece sem sobressaltos e com uma sonoridade que encanta qualquer apaixonado por desportivos. Faz lembrar um som de uma moto Ducati, grave e embrulhado, mas contido. Os 5,1 segundos gastos nos 0-100 km/h provam bem do que este coupé é capaz.

Mas o melhor é a facilidade com que se consegue conduzir depressa. Com tracção integral quattro (distribuição estática entre o eixo dianteiro e traseiro de 40:60, respectivamente) e uma direcção correctamente assistida, o S5 trata qualquer curva por tu, seja rápida, lenta, mais ou menos exigente. Mesmo quando se adopta um ritmo frenético, com o ESP desligado, este coupé parece circular sobre carris. No limite, a tendência é subviradora, e mesmo com a maior parte da potência transferida para as rodas traseiras, estas mantêm um grau de aderência impressionante.

O châssis é muito equilibrado e dono de uma agilidade invejável, o que torna qualquer deslocação um momento de verdadeiro prazer ao volante. A suspensão é firme, mas, mesmo assim, não deixa de oferecer um nível de conforto razoável, pelo menos para o condutor e passageiro, já que os dois lugares traseiros não são propriamente os mais cómodos para viagens mais demoradas. E só podem ser mesmo dois, porque no meio está uma estrutura em plástico com porta-copos que não permite que ninguém se sente aqui.

A ajudar o prazer de condução, e a segurança da mesma, estão os travões com discos ventilados e perfurados que cumprem o seu papel com rigor e eficácia, permitindo travagens tardias quando o condutor acorda num daqueles dias em que se sente capaz de fazer corar Lewis Hamilton...

A caixa de seis velocidades é muito precisa e só numa condução empenhada é possível sentir a menor rapidez de manuseamento, mas nada que manche o desempenho dinâmico.

Além de todas as qualidades do comportamento, o S5 exibe uma qualidade de construção elevada, nomeadamente pelo tipo de materiais empregues na concepção do interior, aliada a uma bagageira interessante, com 455 litros de capacidade.

O pior do Audi S5 não é difícil de adivinhar. São "apenas" 93 900 euros (quase metade deste valor são impostos) por um dos desportivos mais elegantes do mercado, com a unidade ensaiada a incluir alguns opcionais que elevam este valor para uns (ainda) menos simpáticos 106 015 euros. O sistema de som Bang & Olufsen , a ajuda ao estacionamento avançada com câmara, o telemóvel com Bluetooth ou o sistema de navegação por DVD são só alguns itens presentes no modelo ensaiado.

Fora isto, o que fica na memória é um dos mais fáceis, divertidos e eficazes desportivos que já conduzimos, com um motor suave, poderoso e, claro está, viciante. Os consumos? Isso é uma outra conversa...

General specifications
Record last updated 02 / 26 / 2007
Country of origin Germany
Numbers built N/A
Year of introduction 2007
Introduced at 2007 Geneva Motorshow

Engine
Engine 90º V 8
Engine Location Front , longitudinally mounted
Configuration aluminum block and head
Displacement 4.200 liter / 256.3 cu in
Valvetrain 4 valves / cylinder, DOHC
Fuel feed Direct Fuel Injection
Aspiration Naturally Aspirated

Drivetrain
Chassis/body unitary steel
Gearbox 6 speed Manual
Drive All wheel drive

Performance figures
Power 354 bhp / 264 KW
Torque 440 Nm / 325 ft lbs
BHP/Liter 84 bhp / liter
0-60 mph Acceleration 5.0 s
 
Back
Top