Auto rádio Alpine

Boas.
Face a deterioração de (quase) todas as colunas da minha b8 (non-Bose), estou a pensar investir num upgrade de som e já que estou nisto, auto rádio android c/ GPS.
Após pesquisa, fiquei bastante interessado neste:

Alpine X703D-A4

Sobretudo porque mantém a estética original, algo que me agrada bastante.

A isto quero acompanhar, óbviamente, colunas e os tweeters com qualidade de som. Nada com muita potência, não vou para nenhuma exposição Tuning nem quero andar aí a espalhar azeite a dar música à rua inteira. Qualidade acima de tudo.
Problema: não conheço nenhum sítio de confiança para fazer este trabalho, que seja representante da Alpine. Zona de Sintra ou Lisboa.

Edit: também não consigo encobtrar nenhum lado online que vendam este rádio.
Ebay, Amazon.
Ponto Azul.
Nada...
Encontrei um site do Chipre e outro da Polónia, mas está fora de questão pagar 1500€ para um site que não conheço.

Last edited:
E gastar menos 40 a 50%? Há opções chinesas que provavelmente são quem fabricam para a alpine.

Casas que instalem isso e vendam, conheço a autosom aqui em Gaia . Para as tuas bandas não sei. Fala com o Santana e vê o que ele diz.

E gastar menos 40 a 50%? Há opções chinesas que provavelmente são quem fabricam para a alpine.

Casas que instalem isso e vendam, conheço a autosom aqui em Gaia . Para as tuas bandas não sei. Fala com o Santana e vê o que ele diz.
Replica dos chineses achas que há? Estou farto de procurar em tudo e de lugar para casas com nome e não têm
Acredita que estou farto de procurar. Duvido que alguma casa que não seja representante da Alpine tenha esse em específico. É que o site da Alpine é uma.bosta. Casas que já não são representantes. Casas com moradas/nomes/telefones errados.
esse modelo é específico para o carro, dificilmente vou encontrar.
Mas acho que vou tirar daí o sentido. Por esse valor compro um bom android e coloco boas colunas e tweeters. Vou é estragar a estética, algo que eu não queria...

Replica dos chineses achas que há? Estou farto de procurar em tudo e de lugar para casas com nome e não têm
Acredita que estou farto de procurar. Duvido que alguma casa que não seja representante da Alpine tenha esse em específico. É que o site da Alpine é uma.bosta. Casas que já não são representantes. Casas com moradas/nomes/telefones errados.
esse modelo é específico para o carro, dificilmente vou encontrar.
Mas acho que vou tirar daí o sentido. Por esse valor compro um bom android e coloco boas colunas e tweeters. Vou é estragar a estética, algo que eu não queria...
Tens sempre a hipotese de arranjar um sistema com android que use o ecrã original, trocando apenas as colunas/tweeters.
Na minha A6 comprei um modulo para o carplay apenas, e chega me perfeitamente (o android não me ia adiantar nada para o que preciso). Usa os botões e ecrã original do carro.
O MMI fica a funcionar normalmente sem problemas.

Tens sempre a hipotese de arranjar um sistema com android que use o ecrã original, trocando apenas as colunas/tweeters.
Na minha A6 comprei um modulo para o carplay apenas, e chega me perfeitamente (o android não me ia adiantar nada para o que preciso). Usa os botões e ecrã original do carro.
O MMI fica a funcionar normalmente sem problemas.
Não iria tirar grande partido. O meu não é MMI, tenho o Concert com o ecrã básico. Até para música estou muito limitado, pois não tenho sequer entrada USB (só AUX) e cartões SD só da até 2 Gb.
Com android, seja o Alpine ou outro, as vantagens seriam a todos os níveis.

Android Auto, 8GB + 256GB, 8.8 ''Screen, Audi A4 B8 2009-2016, 2 Din Autoradio, 4G LTE, Multimedia Player

Há 4 ou 5 versões para e sem mmi.
Este acima que coloquei é apenas um exemplo do que há.
Basta contactar os vendedores e te informares. Há sim, todo o tipo de soluções inclusive com ecrãs maiores do que oem ou mesmo estilo 2024 com lcd saído. Vai do gosto de cada um.
Importante é ser sempre octacore e ter sempre 8gb no mínimo de RAM.

Colunas, recomendo jbl ou focal, mas tudo vias separadas é nada de kit potentes. As linhas básicas são as melhores em som. Apenas se aplicares um amp, aí sim, podes meter algo acima de 45w rms.

Android Auto, 8GB + 256GB, 8.8 ''Screen, Audi A4 B8 2009-2016, 2 Din Autoradio, 4G LTE, Multimedia Player

Há 4 ou 5 versões para e sem mmi.
Este acima que coloquei é apenas um exemplo do que há.
Basta contactar os vendedores e te informares. Há sim, todo o tipo de soluções inclusive com ecrãs maiores do que oem ou mesmo estilo 2024 com lcd saído. Vai do gosto de cada um.
Importante é ser sempre octacore e ter sempre 8gb no mínimo de RAM.

Colunas, recomendo jbl ou focal, mas tudo vias separadas é nada de kit potentes. As linhas básicas são as melhores em som. Apenas se aplicares um amp, aí sim, podes meter algo acima de 45w rms.
Não me leves a mal, mas mandar vir esse tipo de coisas de sites duvidosos, para mim está fora de questão. AliExpress está na minha lista de sites duvidosos.
Falei com o Santana e ele recomendou-me uma casa em Coimbra.
Lá têm este rádio:

Específico para Audi A4 sem MMI.
Porém só tem 4 GB de RAM. Mas é Octacore. Que dizes?
Outra coisa... a qualidade de som que estes rádios emitem difere dos rádios convencionais? Para melhor ou pior?
Desculpem as perguntas mas quando se é leigo tudo cria dúvida.

Essas lojas compram no mesmo sítio, pode não ser no ali , mas é tudo da China.
Apenas tem que ser eles a dar a garantia.
No meu caso comprei no Ali express, posso te dizer que o apoio foi impecavel.
Um dos cabos vinha trocado, enviaram outro sem resmungar, nem quiserem os que tinha de volta.
Tive um problema que o módulo nunca adormecia e não fazia o switch para a câmera de marcha atrás.
Foram super reativos do início ao fim.

Um dos cabos vinha trocado, enviaram outro sem resmungar, nem quiserem os que tinha de volta.
Tive um problema que o módulo nunca adormecia e não fazia o switch para a câmera de marcha atrás.
não duvido. Mas para mim esses problemas já seriam maus, pois não tenho o conhecimento suficiente. além de que existem relatos de más experiências também... prefiro ir a uma casa, escolher, montar, pagar e ficar descansado.

Sabes bem que isso é um caso em milhares... o habitual, e isso é conhecido por quem usa esse site, o normal é nem responderem quanto mais ajudar.

Eu nesse site apenas compro aquelas coisitas pequenas e pouco mais... Neste caso, acompanho a ideia do @moralez. Como é sabido, vendo material Audi, e prefiro pagar mais e ter um suporte e garantia de alguem na Europa do que falar com os xinocas. Mas isso sou eu.. cada um com a sua ideia, claro.

NOTA: Não vendo nem monto os radios que o @moralez procura, por isso a minha opinião é totalmente imparcial.

Sabes bem que isso é um caso em milhares... o habitual, e isso é conhecido por quem usa esse site, o normal é nem responderem quanto mais ajudar.

Eu nesse site apenas compro aquelas coisitas pequenas e pouco mais... Neste caso, acompanho a ideia do @moralez. Como é sabido, vendo material Audi, e prefiro pagar mais e ter um suporte e garantia de alguem na Europa do que falar com os xinocas. Mas isso sou eu.. cada um com a sua ideia, claro.

NOTA: Não vendo nem monto os radios que o @moralez procura, por isso a minha opinião é totalmente imparcial.
Eu ainda sou mais reticente. Nem China, nem sítios que não conheço.
O rádio que procuro por acaso até já encontrei em 3 sites. Um na Polónia, outro no Chipre e outro na Grécia. Mas nem por sombras vou pagar esse valor a um site desses que não conheço. Nem na Amazon Espanha pago esses valores e têm suporte 10 estrelas.
E há outra coisa que também não gosto de fazer com mecânicos, eletricistas, etc que é comprar noutro lado e levar lá para montar.

Não me leves a mal, mas mandar vir esse tipo de coisas de sites duvidosos, para mim está fora de questão. AliExpress está na minha lista de sites duvidosos.
Falei com o Santana e ele recomendou-me uma casa em Coimbra.
Lá têm este rádio:

Específico para Audi A4 sem MMI.
Porém só tem 4 GB de RAM. Mas é Octacore. Que dizes?
Outra coisa... a qualidade de som que estes rádios emitem difere dos rádios convencionais? Para melhor ou pior?
Desculpem as perguntas mas quando se é leigo tudo cria dúvida.
Não levo nada a mal. Cada um sabe de si. Eu como já lá comprei dezenas de rádios, sendo 99% feedback positivo, não me queixo. O meu mini one D tive de trocar o quadrante para um android. Funciona há já 4 anos sem espigas. E estamos a falar de alterações radicais.
No meu a3 8p, já uso Android há vários anos, sem qualquer problema. Apenas fiz upgrade para octacore 8gb há uns 3 anos atras para ter o gps em 3D fluido e outras vantagens de software. De resto, o que lá compro não difere nada do que encontras em lojas. Quanto a garantias, sim, no aliexpress são 12 meses enquanto que na loja são 3 anos. Mas também és tu quem pesa na balança o que poupas. Eu posso dizer que no ali torna se 60 a 70% mais barato que na loja. Óbvio que entra muita coisa na hora de escolher, como a instalação ou conhecimento do carro e material. Só tu podes decidir o que melhor se encaixa.

Estou totalmente de acordo contigo!
Tenho plena noção disso, eu sou “aventureiro” nesse sentido e tenho noção que posso ficar sem apoio, já me aconteceu uma vez ou outra, mas com algum quebra cabeça lá se resolveu.
Mas lá está, isto sou eu que sou aventureiro.
também é preciso saber escolher o vendedor, ver as reviews e tudo mais.

Um exemplo, rádios android da Xtrons, se procurares bem pelo ali express encontras a loja deles, e quantos rádios desses não são vendidos em Portugal.

Quando se trata de material que existe na origem, aí também prefiro original.
Por alguma razão o A3 ainda anda com o Concert 2+.
Mas CarPlay numa A6 C6, não dava sem passar pelos chinos, decidi arriscar, podemos dizer que correu bem.
Podia recorrer a um instalador tipo o que foi mencionado mais acima (Também conheço) ? Podia, mas preferi poupar alguns €€€ e fazer eu.

Eu se soubesse montar o som, ou até se conhecesse alguém que não se importasse que eu levasse o material para montar, até era gajo para fazer a experiência na perspetiva da poupança.
Isto para não falar que a informação disponibilizada no AliExpress é a maior das confusões e tinha tudo para correr mal.
Por curiosidade, andei a correr uma pesquisa e cada rádio, cada confusão.
Abres um item ele numa foto diz que é 8core, noutra foto mais à frente já diz que é 4core.
Outros dizem que é para as b8 de 2008 para a frente, noutra foto já diz que é para 2009-2016
Uns dizem que é para Audi sem MMI, noutra foto já diz que é para modelos com GPS.
Enfim...

Last edited:
Back