Boas,em 1º lugar não é tucha,tucha é uma cadela
é touches.
para verificares se são as touches,em frio o carro martela mais que em quent certo? para fazeres uma prova prática,desapertas a tampa das válvulas e tiras-la,tiras aquela tampinha que vais encontrar,e rodas o motor em função de cada touche que vais testar,tipo a came a fazer pressão na touche,e nisto pegas numa chae de fenda grande e fazes pressão e vês se ela ced com facilidade,se sim é porque essa touche já foi,se tiver pressão é porque ainda dura.
Se não te achares apto para fazer este serviço também não tentes pois estás a trabalhar com peças vitais do motor.
quanto á substituição,desmonta-se a distribuição,remove-se a tampa das valvulas e retira-se o veio das cames,ou veios,se for 16v.
Contudo se não se acharem aptos mandem fazer num mecânico,o mínimo desleixe pode ter resultados graves e até fatais para o motor.
quanto á questão de poder trocar só uma ou todas,podes trocar a ou as que tu quizeres,mas o aconselhado é quando há touches com folga e descomprimidas o ideal é substituir todas pois se uma representou desgaste,as outras também já não estão na sua melhor forma,e para se sunstituirem uma ou todas,tem sempre que se desmontar um monte de material,e só em mão de obra....
Quanto a valores,por exemplo num motor 1.9tdi ou 90 ou 110cv cada touche é 33€ na audi 13/15€+iva na concorrência.e depois é fazer as contas ,se for um carro de 8 válvulas, na origem , 33€ x8,se for 16 já se põem a mão á cabeça,tipo 16x33=528€+ mão de obra
Espero ter ajudado