A melhor é usar uma chave dinanométrica, ou então é ir apertanto até a roda deixar de abanar... caso contrário, os rolos do rolamento esmagam a carcaça rolamento, comprometendo a vida do rolamento.
mas já tive um com folga dps de apertar ate tirar a folga ele gripou não gostou lol sim vou fazer como sei apertar ate n ter folga so tava mesmo naquela de ver o binário
obrigado a todos
A melhor é usar uma chave dinanométrica, ou então é ir apertanto até a roda deixar de abanar... caso contrário, os rolos do rolamento esmagam a carcaça rolamento, comprometendo a vida do rolamento.
A chave dinanometrica neste caso especifico nem que metas valor 1 nela, ela vai travar de modo a ser eficaz . Isto porque a porca quando esta no " ponto " da para girar á mao praticamente. o grampo é que faz com que ela nao saia do sitio e assim o disco gire normalmente.
O "praticamente" tem um valor de binário de aperto... e se eu meter menos de 1? E 1 é o quê...pode ser 1 Nm, ou 1 kNm...
E a porca leva algum aperto, não é propriamente à mão... Neste caso específico, admito que seja mais fácil ir apertando e vendo a folga...agora como deve ser é com o binário de aperto...aliás, não acredito que na fabrica andem lá a ver as folgas...apertam com o binário recomendado e siga! Por isso é que os rolamentos de origem também duram mais