boas novas

A Comissão Europeia instou Portugal a alterar a sua legislação sobre o imposto de circulação anual relativamente aos veículos a motor, dando assim razão às autoridades portuguesas que denunciaram a situação.

«Se a legislação não for alterada, a Comissão pode decidir submeter a questão ao Tribunal de Justiça Europeu», refere a nota de Bruxelas.

Em causa está a diferenciação fiscal que existe entre os automóveis comprados antes e depois de 1 de Julho de 2007.

Por ocasião da reforma da tributação dos veículos, que tem em conta os indicadores da poluição como critério para a determinação do imposto, ou seja, considerando que os carros mais antigos têm menor eficiência energética. Nesta sequência, a tributação de registo automóvel baixou, mas o imposto de circulação anual ¿ a que os carros comprados a partir de 1 de Julho de 2007 estão sujeitos ¿ aumentou.

Ao introduzir novas regras, o legislador português considerou que seria injusto que os carros comprados até dia 1 de Julho tivessem ainda que pagar o novo imposto de circulação anual mais oneroso. Desta forma, Bruxelas explica que «aprecia e congratula-se com os esforços das autoridades portuguesas para alterar a legislação».

Mais. A Comissão sublinha que «apresentou uma proposta de directiva relativa à tributação dos veículos automóveis ligeiros de passageiros, que pretende impor que os Estados-Membros calculem os impostos relativos aos carros com base nas suas emissões de dióxido de carbono».

tinha de partilhar isto
abraços pra todos
 
:lol:hahahahah espero bem que sim,pelo que pago daqui a uns poucos anitos tenho de vender a minha princesa :p porque o preço ha de estar nas nuvens
na volta baixam 5 aerios heheeh
vou rezar muito :D
 
rjbonifacio disse:
se mudar, ta se mesmo a ver................ aumentam os mais antigos :S :S :S :S

Claro que aumentam os antigos, mas não se está a ver que a estar alguma coisa mal eram os antigos que pagam menos, ora essa, então... ah... então... pagava-se menos, não? :D
 
Aqui no Luxemburgo o imposto é calculado unicamente com base nas emissões de Co2, e os diesel são ligeiramente mais caros. Por exemplo, um 1.9 tdi paga a volta de 160€ anuais e no meu caso o 2.5 v6 tdi, iria pagar 248€
 
o que já mudou agora foi o facto de acabar a tributação de iva sobre isv que era ilegal até então (cobrança de imposto sobre imposto)

mas como estamos em Portugal, os 20% de iva que deixam de incidir sobre os automóveis passam agora para a tabela do isv

resultado: particulares - tudo na mesma
empresas: acabou o trocar de carros e deduzir o iva na empresa
 
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