Box vs Repro

Boas,

Este é o meu primeiro post e faço-o porque apesar de ter tentado fazer o trabalho de casa, ou seja, pesquisar posts idênticos no fórum, não fiquei esclarecido. Todos os que li já são bastante antigos e as tecnologias vão melhorando.

Ok, a minha questão é:

- aquelas powerbox que se vêem por aí à venda (neste caso concreto estou a falar das "RaceChip") fazem ou não alguma diferença??

Chiptuning para Audi A3 1.6 TDI

Vejo que a maioria das pessoas aconselha a reprogramação em vez dessas box, mas o que é um facto é que as box são mais baratas e têm outras vantagens, como por exemplo, poder retirá-la em qualquer altura, ou até voltar a vender, ainda que perdendo alguns euros.

Tenho um A3 1.6TDI, e além do motor não ser nenhum avião, faz-me alguma confusão aquele "poço" até aí às 1300-1400 rpm em que o motor quase não reage e tenho que meter uma abaixo.

Não pretendo aumentar desmesuradamente a potência, mas gostava de eliminar esse "poço", tornar o motor mais "redondo" e se puder ganhar uns cavalitos extra, melhor.

Alguém já experimentou estas box neste motor?
Notou alguma melhoria?
O carro continua fiável?

Obrigado

Cumprimentos

P.S. quero acreditar que estas box de que falo não sejam daquelas que não passam de uma resistência... ;)
 
Prefiro largar um bocado mais de dinheiro e fazer uma Repro como deve de ser do que comprar uma Box dessas que são uma simples resistência, pode ter la um circuito etc..mas o que aquilo é faz é o que uma resistência faz..
 
A box é a mesma coisa para todos os carros, enquanto a repro é personalizável em todos os sentidos.

A maioria da boxes engana a Centralina, as repros alteram a Centralina.

Contudo, convém fazer repros em quem saiba fazer, e não naquele ze manel da esquina. Isto porque uma afinação mal feita pode ditar a morte do turbo, bomba injectora,embraiagem e por ai fora...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
 
Tem cuidado com as box´s neste motor. A fap é muito sensível e mesmo fazendo repro não é qualquer gajo que mete as mãos nisso, são motores TDI CR de ultima geração. Pelo menos no UK já há pessoal a reprogramar e com ganhos de perto de 50cv com motor stock, ficam com um disparo muito bom.
 
Ok, obrigado a todos pelas respostas.
Estou a ver q ninguém se fia nas Box... :)


Tem cuidado com as box´s neste motor. A fap é muito sensível e mesmo fazendo repro não é qualquer gajo que mete as mãos nisso, são motores TDI CR de ultima geração. Pelo menos no UK já há pessoal a reprogramar e com ganhos de perto de 50cv com motor stock, ficam com um disparo muito bom.

Max_Clock, agora que falas nesse TDI CR, no site da RaceChip esse aparece como tendo 77kw/230Nm e depois aparece outro A3 8V (supostamente o meu...) com 77kw/250Nm. Esse CR é mais antigo?? Porque aparece como tendo menos binário?

E em relação às Repros, pelo menos a Turbotec diz que faz e têm boa fama, certo??

Obrigado a todos.
 
Boas,

Este é o meu primeiro post e faço-o porque apesar de ter tentado fazer o trabalho de casa, ou seja, pesquisar posts idênticos no fórum, não fiquei esclarecido. Todos os que li já são bastante antigos e as tecnologias vão melhorando.

Ok, a minha questão é:

- aquelas powerbox que se vêem por aí à venda (neste caso concreto estou a falar das "RaceChip") fazem ou não alguma diferença??

Chiptuning para Audi A3 1.6 TDI

Vejo que a maioria das pessoas aconselha a reprogramação em vez dessas box, mas o que é um facto é que as box são mais baratas e têm outras vantagens, como por exemplo, poder retirá-la em qualquer altura, ou até voltar a vender, ainda que perdendo alguns euros.

Tenho um A3 1.6TDI, e além do motor não ser nenhum avião, faz-me alguma confusão aquele "poço" até aí às 1300-1400 rpm em que o motor quase não reage e tenho que meter uma abaixo.

Não pretendo aumentar desmesuradamente a potência, mas gostava de eliminar esse "poço", tornar o motor mais "redondo" e se puder ganhar uns cavalitos extra, melhor.

Alguém já experimentou estas box neste motor?
Notou alguma melhoria?
O carro continua fiável?

Obrigado

Cumprimentos

P.S. quero acreditar que estas box de que falo não sejam daquelas que não passam de uma resistência... ;)



És de onde? Posso ajudar!!!
 
Preferia deitar o dinheiro a voar pela janela que na compra duma box dessas..

Pelo menos o que voava era apenas esse.. se fosse na compra da Box, o mais certo era gastar depois mais uns cobres valentes :p
 
Preferia deitar o dinheiro a voar pela janela que na compra duma box dessas..

Pelo menos o que voava era apenas esse.. se fosse na compra da Box, o mais certo era gastar depois mais uns cobres valentes :p

Oh jimy não faças isso .. Oferece-me a mim (o dinheiro claro) .. :p
 
Ele quer eliminar o poço que o carro faz até as 1300-1400rpm... Isso ele vai ter sempre, o turbo não é capaz de fazer pressão utilizável nessas rotações!!! Com um repro pode melhorar um pouco, mas nunca é grande coisa...
 
Ok, obrigado a todos pelas respostas.
Estou a ver q ninguém se fia nas Box... :)




Max_Clock, agora que falas nesse TDI CR, no site da RaceChip esse aparece como tendo 77kw/230Nm e depois aparece outro A3 8V (supostamente o meu...) com 77kw/250Nm. Esse CR é mais antigo?? Porque aparece como tendo menos binário?

E em relação às Repros, pelo menos a Turbotec diz que faz e têm boa fama, certo??

Obrigado a todos.

Não te metas nisso da RaceChip. Esses gajos nem a especificação do motor metem correctamente. Não existem TDI CR de 8v:

1.6 R4 16v TDI CR 55-85kW[edit]
identification
parts code prefix: ???
engine configuration & engine displacement
inline four-cylinder (R4/I4) Turbocharged Direct Injection (TDI) turbodiesel; 1,598 cubic centimetres (97.5 cu in); bore x stroke: 79.5 by 80.5 millimetres (3.13 in × 3.17 in), stroke ratio: 0.99:1 - 'square engine', 399.5 cc per cylinder, compression ratio: 16.5:1
cylinder block & crankcase
grey cast iron; five main bearings, die-forged steel crankshaft
cylinder head & valvetrain
cast aluminium alloy; four valves per cylinder, 16 valves total, double overhead camshaft (DOHC)
aspiration
turbocharger, intercooler, water-cooled exhaust gas recirculation (EGR)
fuel system & engine management
common rail (CR) direct injection (DI) with eight-nozzle output piezo element injectors, rail pressure up to 1,600 bars (23,210 psi), European EU5 emissions standard
DIN-rated motive power & torque outputs, ID codes
55 kilowatts (75 PS; 74 bhp) @ 4,000 rpm; 195 newton metres (144 lbf·ft) @ 1,500-2,500 rpm — CAYA (Polo and Fabia only)
66 kilowatts (90 PS; 89 bhp) @ 4,200 rpm; 230 newton metres (170 lbf·ft) @ 1,500-2,500 rpm — CAYB
75 kilowatts (102 PS; 101 bhp) @ 4,400 rpm; 250 newton metres (184 lbf·ft) @ 1,500-2,500 rpm — CAYD (Caddy only)
77 kilowatts (105 PS; 103 bhp) @ 4,400 rpm; 250 newton metres (184 lbf·ft) @ 1,500-2,500 rpm — CAYC
85 kilowatts (116 PS; 114 bhp) @ 4,400 rpm; 250 newton metres (184 lbf·ft) @ 2,000-2,500 rpm — CEKA (Mexico only)[citation needed]
applications
SEAT Ibiza Mk4, SEAT Ibiza Mk5, SEAT León Mk2, SEAT Altea, SEAT Altea XL, Škoda Fabia Mk2, Škoda Octavia Mk2, Volkswagen Polo Mk5, Volkswagen Golf Mk6, Volkswagen Golf Mk7, Volkswagen Golf Plus, Volkswagen Golf Variant, Volkswagen Touran, Audi A1, Volkswagen Caddy, Volkswagen Vento, Volkswagen Jetta

Quanto á Turbotec, não te sei dizer se são bons ou maus. Fama é relativo. O David Carreira também tem muita fama, no entanto não canta a ponta dum corno.
 
Last edited:
És de onde? Posso ajudar!!!

Lisboa.
Podes ajudar em que sentido?
Fazes ou conheces alguém que faça estas reprogramações?

Obrigado

- - - - - - - - - -

Quanto á Turbotec, não te sei dizer se são bons ou maus. Fama é relativo. O David Carreira também tem muita fama, no entanto não canta a ponta dum corno.

Eh eh eh, sim, tens razão!

E há alguma recomendação para fazer estas reprogramações?

- - - - - - - - - -

Ele quer eliminar o poço que o carro faz até as 1300-1400rpm... Isso ele vai ter sempre, o turbo não é capaz de fazer pressão utilizável nessas rotações!!! Com um repro pode melhorar um pouco, mas nunca é grande coisa...

Há alguém por aqui no fórum que tenha este motor e que tenha experimentado reprogramá-lo?
Para saber se notou melhorias ou não...
 
TurboTec já ouvi por várias vezes FeedBack Negativos.

Tens a PKE na Moita (Margem Sul) que que já faz repro para os 1.6 TDI
Fala com eles (Eles tem Página no facebook) que eles sabem te ajudar te de certeza!
Já lá fui e até agora só posso dizer bem!
 
Prefiro largar um bocado mais de dinheiro e fazer uma Repro como deve de ser do que comprar uma Box dessas que são uma simples resistência, pode ter la um circuito etc..mas o que aquilo é faz é o que uma resistência faz..

Andas atrasado..... isso era nos tdi 90 e 110..... nos PD nunca foi só uma resistência......
 
TurboTec já ouvi por várias vezes FeedBack Negativos.

Tens a PKE na Moita (Margem Sul) que que já faz repro para os 1.6 TDI
Fala com eles (Eles tem Página no facebook) que eles sabem te ajudar te de certeza!
Já lá fui e até agora só posso dizer bem!

Ok, obrigado!
 
Back
Top