brake switch / sensor travao (reparaçao) DIY

boas! venho agora postar o meu primeiro DIY
a minha b5 andava meio marada e so acendia os stops quando lhe apetecia e tava sempre a apitar no cb,
sendo assim bota search no audipt e descobri o que era.... :D :D :D

E ja que desde pequeno que gosto de saber como é que as coisas sao feitas, bota desmontar!
(ja ouvi dizer que tb é uma peça barata mas esse dinheiro ja deu para ir ao chineses e por uns leds a maneira no interior da b5) :D

Bora tirar tampa por baixo do guiador

Desligar a ficha do Brake-switch

Aliviar um pouco a porca e desapertar o dito cujo

Tentar abrir os encaixes na foto abaixo (eu tive de os partir pois tava mesmo sem folga nenhuma, mas tentem nao partir muito)



Depois de abrir vamos ver uma chapa que tem o seguinte funcionamento descrito nas setas




Agora temos de limpar os sitios onde a chapa faz contacto (sao 4 peças redondas nas chapa e outras 4 na outra peça) eu passei uma lixa mas podem passar uma lima ou qualquer coisa que DESGASTE UM POUCO, esses contactos ganham um lixo e depois faz mau contacto....




Limpar tambem os pinos exteriores ja que tamos com a mao na massa....eu apliquei um liquido (bala da redex e passei um pano, ficou tudo a brilhar, ja agora no intermarche tem la isso a 99 cent, é uma raridade, aproveitem! :D



Por fim lubrificar o veio do switch com algum oleo ou aquele produto que ja referi (mas no fim nao deixar aquilo encharcado para nao haver problemas e montar outra vez com jeito, agora os encaixes partidos podem tentar por UM POUCO de super cola 3 ou soldar o plastico e colocar no sitio....
Afinar o switch apertando no suporte e trancar com a porca...



È um trabalho que demora meia horita, o meu ficou a trabalhar 5 estrelas, espero ter ajudado e mts quilometros para os argolas aqui do forum! :D
 
Pessoal resolvi fazer uma limpeza ao sensor ......deu certo
Obrigado pela dica

com 2 chaves de fendas abre-se bem as presilhas do sensor.... um lado de cada vez
Anexo foto
Depois com um cotonete e limpa contactos fazer limpeza
 

Anexos

  • IMG_20210910_211511.jpg
    IMG_20210910_211511.jpg
    34,3 KB · Visualizações: 10
Last edited:
Alguém sabe me dizer qual é a força que devo aplicar (em Nm) do aperto com uma chave dinanometrica destes parafusos do tablier em anexo
I
Obrigado
 

Anexos

  • IMG_20210910_212805.jpg
    IMG_20210910_212805.jpg
    286,1 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20210910_212740.jpg
    IMG_20210910_212740.jpg
    401,1 KB · Visualizações: 14
Alguém sabe me dizer qual é a força que devo aplicar (em Nm) do aperto com uma chave dinanometrica destes parafusos do tablier em anexo
I
Obrigado

Amigo, não te chateies com isso...
dinanometricas é para apertos de peças de motor...
tudo o resto quando dás aperto e sentes no pulso a prender está bom.
 
Back
Top