caixa de direcção

a minha caixa de direcção em prencipio está a dar o berro, quando comprei a carrinha o vendedor deu-me garantia de um ano, e a minha pergunta é será que ele é obrigado a meter uma nova ou vou ficar a arder e ter que a meter do meu bolso .
 
Se ainda está na garantia,e está documentado sem qualquer condicionante, em relação a peças, tens todo o direito.Caso tenha sido por palavra ,já é mais complicado
 
Boas ;) normalmente a garantia é dada a motor e caixa de velocidades! A caixa de direcção ele pode sempre alegar que se desgastou normal, por isso pensa em comprar uma ;) abraço
 
Boas ;) normalmente a garantia é dada a motor e caixa de velocidades! A caixa de direcção ele pode sempre alegar que se desgastou normal, por isso pensa em comprar uma ;) abraço

Caso não esteja documentado,ele pode alegar muita coisa,isso agora está na consciência do tipo de pessoa em questão.Se a garantia foi dada verbalmente,até pode dizer que não deu garantia nenhuma etc.etc. etc.
 
A garantia é sempre de 2 anosexcepto se por comum acordo for de apenas 1ano mas acho que isso tem que ficar escrito! E é sempre sobre todo o carro e nao apenas caixa e motor

sim estou a falar de carros usados!
 
A garantia deve ser sempre documentada,mas atenção o condutor por manuseamento deficiente parte um carreto da caixa de velocidades,com toda a certeza que não é o stand que vai pagar,claro que tem que ser provado.
 
Boas ;) aqui vai o que a Deco diz sobre a matéria sobre garantia de carros usados!

Com um contrato informal é fácil vender um carro usado. Mas o comprador tem de registá-lo numa conservatória do registo automóvel ou através da loja do cidadão, no prazo de 60 dias. O impresso pode ser preenchido pela Net, no sítio da Direcção-Geral dos Registos e Notariado ou no novo portal automóvel do Governo. Se não fizer o registo a tempo, o automóvel pode ser apreendido.

O vendedor também deve confirmar se o registo do carro usado foi feito, para não receber multas de infracções cometidas pelo novo proprietário. Se tal acontecer, peça a apreensão do automóvel à Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária.

Dois anos de garantia!
Nos carros novos, a garantia mínima é de 2 anos após a compra. Qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças tem de ser corrigido pelo stand. Algumas marcas alargam-na, mas excluem equipamentos da garantia que excede os 2 anos legais. Muitos stands impõem restrições quilométricas ou um máximo de reparações.

Num carro usado, a garantia também é de 2 anos, excepto se o negócio for entre particulares. Se quiserem vender-lhe uma durante aquele período, não aceite, já que o stand é responsável por qualquer avaria. A garantia de 2 anos pode, no entanto, ser reduzida para 1 ano, se o stand e o consumidor assim acordarem.

Quando detectar um defeito no automóvel, tem 2 meses para denunciá-lo ao stand, para que este o resolva. A contagem da garantia de um carro usado ou novo interrompe-se enquanto estiver privado dele. Peça um comprovativo da oficina, como factura ou folha de obra. Nos negócios com particulares, tem de provar que o vendedor conhecia o problema do automóvel antes de vendê-lo e não há garantia de ser compensado. Para avaliar um carro usado, aproveite as vantagens do protocolo DECO/Precision.

Olho vivo na inspecção do stand!
Se procura um carro usado, faça a sua inspecção ao stand: verifique se anuncia o preço, a matrícula, o número de registos anteriores e garantia. Se algum destes elementos falhar, não compre e denuncie, pedindo o livro de reclamações. Pergunte quais os defeitos do automóvel e se serão reparados antes da entrega, caso compre.

Exija o livrete do veículo e título de registo de propriedade (ou o Documento Único do Automóvel). No caso de um ligeiro de passageiros com mais de 4 anos, verifique se a inspecção periódica obrigatória foi realizada. Compare ainda a quilometragem na data de inspecção com a actual.

Espero ter ajudado, abraços para todos ;)
 
Back
Top