Caros,
Em alterações mecânicas que produzam um elevado binário, e e cavalagem, o facto de "ganharem" rotações a caixa de 6 para a de 5 é obvia, e a caixa de varia de modelo para modelo, pelo que há que saber escolher a caixa de 6.
Logo a começar a velocidade de ponta. É abismal.
De seguida, as relações de caixa. Com muito bais binário e muita mais potencia, nota-se bem a diferença.
Para terminar, mas não era o ultimo argumento, a certa velocidade, imaginemos, 180 Km's, vais em 5ª. ás 3.000 e qualquer coisa rotação, à mesma veolicade, com a caixa de 6, vais a 2.600 RPMS, logo a puxar menos e a gastar menos à mesma velocidade.
Como tens mais potência, e binário, se tiveres de pisar e não tirar 6ª., o carro sobe de rotação e volicidade mais depressa.
Existem N carros em Portugal, desde há muito tempo a esta data e cv's de origem, com alterações para caixas de 6 ou mesmo de 5 com relações diferentes, para ver que é muito boa esta alreração. Tens efectivamente de mudar tudo o que foi referido anterioemente, mas caso o €€€ não seja impeditivo, é de facto muito interessante.