Caixa DS7 - Audi A1 1.6tdi 2012 - Avaria

Nunca fiz isso com o meu, aliás para mim não tem muito sentido até porque se não tiveres o pé no travão ela não transita para (R) e posteriormente para o (P). O carro tem é que estar completamente imobilizado quando é para colocar o (P) porque caso contrário, isto sim pode danificar a caixa.
Eu não disse que tens de tirar o pé do travão nunca.
Dei os passos para usar o travão de mão com a caixa. Nada mais.
 
O preço ronda os 1500€ nova pelos vistos
O preço na imagem é sem IVA, e pode não ser aquele P/N, se bem que das 1001 opções que la há, o preço é praticamente sempre o mesmo, +/- 20€ de diferença
Por 1000€ provavelmente foi uma reconstruida o_O
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Muito bom dia a todos,
Nós Tugas andamos cansados de sermos otários ….
O problema da caixa DGS é sobejamente conhecida, existem reclamações e desabafos de vários sócios sobre o que abaixo vou expor, mas temos que nos impor.
A minha pequena história com o meu Audi A3 1.6 Tdi com caixa DGS 7, é a seguinte.
Adquiri um Audi A3 1.6 de 2014 de caixa automática em Outubro de 2021 em um stand de automóveis.

Logo no início que o adquiri, verifiquei que quando aquece e eu desligo o carro e volto a ligar tem estado a aparecer um erro e consequente triangulo vermelho no tablier que diz “Engrenagem - Falha do Sistema. É Possível Prosseguir Viagem”, mas o veículo anda normalmente.

Este erro sempre tem aparecido mas só quando o carro é desligado e volto a liga-lo. Se eu fizer a viagem Lisboa ao Porto sem paragem, o erro não aparece!

Este fim de semana, estava a fazer a viagem Lisboa Porto e quando parei na estação de serviço de Aveiras de Cima, e voltei para o por a trabalhar, ele pegou normalmente e la apareceu o aviso. O problema é que desta vez, fez o que nunca havia feito antes, não engrenava nenhuma mudança, nem para a frente nem para traz! Estive 1h30m á espera do reboque com a família e bagagens na estrada! E nesse tempo ia tentando sempre a ver se engrenavam as mudanças e nada! Quando o reboque chegou passado esse tempo! O carro já tinha arrefecido e fui tentar fazer o mesmo e ele lá engrenou as mudanças. Ou seja só engrenou as mudanças e pude seguir a marcha quando o carro arrefeceu!

Agora, quando vou ás compras ou a qualquer lado, nunca posso ir sozinho. Alguém tem que ir comigo, pois o carro não pode ser desligado, caso contrário já não engrena as mudanças e tenho que ficar 1h30 a 2h à espera , isto não é vida para ninguém …

Fiz várias pesquisas na Internet, ACP, Deco, a3club.com, change.org, instagram.com, facebook, etc … e verifiquei que existem milhares de pessoas com o mesmo problema com a mecatrónica nestes veículos, o que já deveria ter sido feito um recall por parte da Audi. Isto é vergonhoso!

Na segunda feira passada, dia 4 de julho de 2022, dirigi-me ao concessionário Audi de Almada Sportagus, para explicar o que tem acontecido com o meu veículo, tendo estes me informado que pelo problema apresentado provavelmente era necessário trocar a mecatrónica do carro, mas que ficasse agendado um dia para verificação pagando eu 55€ + IVA só de mão de obra, para a Audi verificar um problema que todos sabemos que é um defeito de fabrico. Ficou perfeitamente percetível que o colaborador sabe que existe um defeito na conceção na mecatrónica destas caixas automáticas.

Isto é inconcebível e incompreensível para uma marca reconhecida mundialmente. Nem as marcas chinesas fazem isto.

Porque a Audi já não fez o recall para corrigir o problema que é mundialmente conhecido nestas caixas automáticas?

Se o problema existe, deem soluções aos clientes e detentores da marca.

Agora pedirem 55€ + IVA/hora e ainda mais 3800€ por um erro de fabrico da Audi é que não!

Deixemo-nos de conversa e passemos aos factos.

A caixa de velocidades DSG de 7 velocidades com embraiagem seca sofre de várias avarias comuns, que afetam os modelos Audi S Tronic, VW, Seat e Skoda, DSG 7 velocidades, sendo mundialmente conhecido e até já foi feita recall em alguns países, como por exemplo a Nova Zelândia; https://www.audi.co.nz/nz/web/en/service/recalls/Mechatronics-unit-recall.html

Esta versão da caixa de velocidades DSG é muitas vezes referida sob alguns nomes diferentes, incluindo 0AM, 0CW, 7DSG e DQ200. Encontramos esta versão da transmissão nos modelos de motores menores da linha Audi, Seat, Skoda e VW. Os problemas da caixa de câmbio DSG não são incomuns e, infelizmente, este modelo de caixa de câmbio DSG sofre de seu próprio conjunto de várias falhas. Falhas essas que fazem com que o proprietário do veículo experimente sintomas como mudanças de marcha bruscas ou incorretas, ou até mesmo perda completa de acionamento.

Esta caixa de velocidades semiautomática de dupla embraiagem depende do funcionamento correto da mecatrónica para regular o funcionamento da embraiagem, bem como a mudança de velocidades.


Mecatrônica dq200 e a sua falha..


C:\Users\PDuarte\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image002.gif
C:\Users\PDuarte\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image003.jpg



A imagem acima mostra o dano resultante de um vazamento de alta pressão do recipiente acumulador que é aparafusado no corpo da válvula. O corpo da válvula na unidade mecatrônica DQ200 0AM tem uma falha de projeto onde a espessura da parede do cannister de localização é muito fina. Isso significa que ele não aguenta a pressão e parte, conforme ilustrado acima, causando uma perda de alta pressão e resultando em problemas no funcionamento do sistema operacional da embreagem e da engrenagem, em milhares de veículos da marca.

É de realçar também o motor IC e a bomba de alta pressão que são componentes comuns para falhas na unidade mecatrônica DCT DSG. Vazamentos de pressão podem fazer com que a bomba de alta pressão trabalhe demais e queime. A falha desses dois componentes, no entanto, geralmente são problemas secundários, que são diagnosticados erroneamente como os principais suspeitos.

A falha no rolamento seletor de ré, é também um problema específico com que os proprietários destes veículos se deparam, é que o veículo simplesmente não dá marcha, nem para a frente nem para trás. Quem possui um veículo DSG 7 velocidades anterior a 2018, essa falha é um caso de "quando" e não "se".

Os modelos de veículos afetados, por este defeito de fabrico são, Audi A1 DSG 2011 em diante, Audi A3 DSG 2008 em diante e Audi A3 Cabriolet DSG 2008 em diante.

Assim, o meu veículo está com um problema crónico e de vicio originado pela própria marca.

Assim, não deveriam os milhares de clientes insatisfeitos procederem a uma petição? Para forçar a SIVA / Audi a se responsabilizar por este defeito crónico?

Somos mesmo tugas, simpáticos e complacentes… temos que deixar de ser otários….!
Vão no link abaixo e vamos todos reclamar para que haja um recall e que a Audi assuma o erro tal como aconteceu com outros países.

https://portaldaqueixa.com/brands/audi/complaints/audi-mecatronica-com-defeito-77386822

Cumpts
Paulo Duarte
 

Anexos

  • Falha.jpg
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Muito bom dia a todos,
Nós Tugas andamos cansados de sermos otários ….
O problema da caixa DGS é sobejamente conhecida, existem reclamações e desabafos de vários sócios sobre o que abaixo vou expor, mas temos que nos impor.
A minha pequena história com o meu Audi A3 1.6 Tdi com caixa DGS 7, é a seguinte.
Adquiri um Audi A3 1.6 de 2014 de caixa automática em Outubro de 2021 em um stand de automóveis.

Logo no início que o adquiri, verifiquei que quando aquece e eu desligo o carro e volto a ligar tem estado a aparecer um erro e consequente triangulo vermelho no tablier que diz “Engrenagem - Falha do Sistema. É Possível Prosseguir Viagem”, mas o veículo anda normalmente.

Este erro sempre tem aparecido mas só quando o carro é desligado e volto a liga-lo. Se eu fizer a viagem Lisboa ao Porto sem paragem, o erro não aparece!

Este fim de semana, estava a fazer a viagem Lisboa Porto e quando parei na estação de serviço de Aveiras de Cima, e voltei para o por a trabalhar, ele pegou normalmente e la apareceu o aviso. O problema é que desta vez, fez o que nunca havia feito antes, não engrenava nenhuma mudança, nem para a frente nem para traz! Estive 1h30m á espera do reboque com a família e bagagens na estrada! E nesse tempo ia tentando sempre a ver se engrenavam as mudanças e nada! Quando o reboque chegou passado esse tempo! O carro já tinha arrefecido e fui tentar fazer o mesmo e ele lá engrenou as mudanças. Ou seja só engrenou as mudanças e pude seguir a marcha quando o carro arrefeceu!

Agora, quando vou ás compras ou a qualquer lado, nunca posso ir sozinho. Alguém tem que ir comigo, pois o carro não pode ser desligado, caso contrário já não engrena as mudanças e tenho que ficar 1h30 a 2h à espera , isto não é vida para ninguém …

Fiz várias pesquisas na Internet, ACP, Deco, a3club.com, change.org, instagram.com, facebook, etc … e verifiquei que existem milhares de pessoas com o mesmo problema com a mecatrónica nestes veículos, o que já deveria ter sido feito um recall por parte da Audi. Isto é vergonhoso!

Na segunda feira passada, dia 4 de julho de 2022, dirigi-me ao concessionário Audi de Almada Sportagus, para explicar o que tem acontecido com o meu veículo, tendo estes me informado que pelo problema apresentado provavelmente era necessário trocar a mecatrónica do carro, mas que ficasse agendado um dia para verificação pagando eu 55€ + IVA só de mão de obra, para a Audi verificar um problema que todos sabemos que é um defeito de fabrico. Ficou perfeitamente percetível que o colaborador sabe que existe um defeito na conceção na mecatrónica destas caixas automáticas.

Isto é inconcebível e incompreensível para uma marca reconhecida mundialmente. Nem as marcas chinesas fazem isto.

Porque a Audi já não fez o recall para corrigir o problema que é mundialmente conhecido nestas caixas automáticas?

Se o problema existe, deem soluções aos clientes e detentores da marca.

Agora pedirem 55€ + IVA/hora e ainda mais 3800€ por um erro de fabrico da Audi é que não!

Deixemo-nos de conversa e passemos aos factos.

A caixa de velocidades DSG de 7 velocidades com embraiagem seca sofre de várias avarias comuns, que afetam os modelos Audi S Tronic, VW, Seat e Skoda, DSG 7 velocidades, sendo mundialmente conhecido e até já foi feita recall em alguns países, como por exemplo a Nova Zelândia; https://www.audi.co.nz/nz/web/en/service/recalls/Mechatronics-unit-recall.html

Esta versão da caixa de velocidades DSG é muitas vezes referida sob alguns nomes diferentes, incluindo 0AM, 0CW, 7DSG e DQ200. Encontramos esta versão da transmissão nos modelos de motores menores da linha Audi, Seat, Skoda e VW. Os problemas da caixa de câmbio DSG não são incomuns e, infelizmente, este modelo de caixa de câmbio DSG sofre de seu próprio conjunto de várias falhas. Falhas essas que fazem com que o proprietário do veículo experimente sintomas como mudanças de marcha bruscas ou incorretas, ou até mesmo perda completa de acionamento.

Esta caixa de velocidades semiautomática de dupla embraiagem depende do funcionamento correto da mecatrónica para regular o funcionamento da embraiagem, bem como a mudança de velocidades.


Mecatrônica dq200 e a sua falha..


C:\Users\PDuarte\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image002.gif
C:\Users\PDuarte\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image003.jpg



A imagem acima mostra o dano resultante de um vazamento de alta pressão do recipiente acumulador que é aparafusado no corpo da válvula. O corpo da válvula na unidade mecatrônica DQ200 0AM tem uma falha de projeto onde a espessura da parede do cannister de localização é muito fina. Isso significa que ele não aguenta a pressão e parte, conforme ilustrado acima, causando uma perda de alta pressão e resultando em problemas no funcionamento do sistema operacional da embreagem e da engrenagem, em milhares de veículos da marca.

É de realçar também o motor IC e a bomba de alta pressão que são componentes comuns para falhas na unidade mecatrônica DCT DSG. Vazamentos de pressão podem fazer com que a bomba de alta pressão trabalhe demais e queime. A falha desses dois componentes, no entanto, geralmente são problemas secundários, que são diagnosticados erroneamente como os principais suspeitos.

A falha no rolamento seletor de ré, é também um problema específico com que os proprietários destes veículos se deparam, é que o veículo simplesmente não dá marcha, nem para a frente nem para trás. Quem possui um veículo DSG 7 velocidades anterior a 2018, essa falha é um caso de "quando" e não "se".

Os modelos de veículos afetados, por este defeito de fabrico são, Audi A1 DSG 2011 em diante, Audi A3 DSG 2008 em diante e Audi A3 Cabriolet DSG 2008 em diante.

Assim, o meu veículo está com um problema crónico e de vicio originado pela própria marca.

Assim, não deveriam os milhares de clientes insatisfeitos procederem a uma petição? Para forçar a SIVA / Audi a se responsabilizar por este defeito crónico?

Somos mesmo tugas, simpáticos e complacentes… temos que deixar de ser otários….!
Vão no link abaixo e vamos todos reclamar para que haja um recall e que a Audi assuma o erro tal como aconteceu com outros países.

https://portaldaqueixa.com/brands/audi/complaints/audi-mecatronica-com-defeito-77386822

Cumpts
Paulo Duarte
Se para assumirem o defeito dos injectores dos PD170 foi o que foi.
A culpa é dos representantes que continua a assobiar para o lado.
O mercado varia de país para país, daí haver recall em certos países
 
@Tufinho Valeu a partilha.

Dois pontos.
Estando o carro ainda em garantia porque não deixas ser o Stand a resolver esse problema? Não és tu que tens de andar a fazer barulho mas o stand. Só lá deixas o carro e eles que tratem do assunto.

Agora, e uma vez mais, boa partilha do link do site da Audi onde falam do recall.
A Audi em PT deveria fazer esse recall (mas para esse recall ser feito no nosso país, precisa de haver um código do procedimento - onde está? Sabes qual é?).
Para quem está a passar por um processo destes, facilitaria falar directamente com a SIVA e expor. Mas tb expor na central, para eles sim questionarem a SIVA (Porsche holding).

Tudo isto teria\terá um melhor trato se o carro tiver o histórico de manutenções na marca. Se for um carro que boa parte das revisões foram falhadas ou efectuadas por sabe-se lá quem, será difícil ter atenção por parte da marca.

Boa sorte!
 
Boas a todos,
Eu parti para a marca na tentativa de resolução mais ampla (e não vendo somente o meu lado). Sei que embora seja um veículo em segunda mão adquirido em stand, que a responsabilidade é de quem vendeu uma vez que está na garantia. Na minha situação em concreto, o vendedor não está a querer assumir a reparação sozinho pois diz que o problema é um defeito de fabrico da marca e andamos nisto. Ele quer ajudar somente com 1000€ e eu que o vá arranjar. Entretanto o carro está parado. Então resolvi que vou lhe enviar um email a dar 5 dias para dar solução ao problema, caso contrário avanço com ação no Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, pedindo o valor total da reparação mais as custas de todos os transportes e valores inerentes a estar sem o meu veículo.
Podem ir ao meu local de Portal da Queixa no link abaixo e ver a resposta da SIVA / Audi:

https://portaldaqueixa.com/brands/audi/complaints/audi-mecatronica-com-defeito-77386822

Grato a todos!
 
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