Eis o meu testemunho como comprador:
Comprei um carro a um particular, carro esse que após a compra esteve parado cerca de um mês pois não precisava dele(ainda tinha a minha B5). Quando comecei a usar o carro diariamente apercebi-me que algo não estava bem, falei com o meu mecânico, resultado bomba de direcção nas couves por má manutenção. Ou seja a caixa de direcção tinha fuga, algo menosprezado na última revisão (tinha sido feita à pouco tempo), como consequência disso a bomba estava a entregar a alma ao criador. Para piorar as coisas barulho na caixa de velocidades, que após aberta, mostrou que o "oleo usado", mais parecia uma nhánhá qualquer já não era o indicado e a sincronizadra da 1/2 tava lixada (talvez por isso a oleo merdoso). Orçamento por alto em cerca de 2500€. Abordei o vendedor por carta registada a informar da situação, ao que o mesmo responde que não havia garantia. Falei com um advogado, informei-me, e no final entre advogados o senhor pagou a reparação. Entre particulares, a garantia existe salvo se o comprador assinar um documento elaborado em que informa que compra a viatura no estado em que está. Caso contrario a garantia está implícita. É claro que devemos ser conscientes, e não reclamar algo que não faz sentido se olharmos para o facto de que estamos a comprar um bem usado. Agora se forem problemas de motor, caixa ou componentes que compromentam o normal funcionamento de um carro é reclamar, mai nada.
Portanto neste caso se o comprador quiser "berrar" mesmo, muito provavelmente vais ter que pagar.
Cumps,
PG