Eu também tenho que pedir um cartão quase todos os anos (montepio).
Até já reclamei pela falta de qualidade do mesmo. Antigamente tenho ideia de serem muito mais resistentes.
O meu do montepio qualquer dia o chip salta fora do cartão, tenho fita cola a colar parte da banda magnética e o plástico de proteção do cartão está todo a saltar ..
Enquanto a máquina o reconhecer e fizer pagamentos, c****, continua em funcionamento ..
- - - - - - - - - -
Pra não falar quando alguma máquina te engole o cartão, este é destruído derivado a políticas do banco no qual isso aconteceu, e o teu banco depois quer-te impingir os custos de um novo...
Se a malta não se põe a pau, estão sempre a alancar...Pra isto só reclamando forte e feio!
Neste caso, julgo que apenas com cartões mais antigos é que poderás junto do teu banco provar a queda de qualidade dos mesmos, que faz com que os mesmos se deteriorem mais rapidamente, apesar dos teus reiterados e habituais cuidados.
Olha que é conforme as agências, a minha colega no outro uma maquina MB reteve-lhe o cartão, à hora de almoço foi à agência e lá estava o cartão inteirinho ..