Catalizador desfeito, e agora? Audi TT 2.0 TFSI

Boa tarde a tod@s

Sou novo aqui no forum e gostaria de obter alguns conselhos de malta mais experiente.

Tenho um TT 2.0 TFSI, motor BWA (não sei se é relevante ou não). Tenho a luz do motor acesa no painel e ao andar com o carro, oiço um tilintar quase constante, aumentou nos ultimos meses, suspeito ser o miolo do catalizador desfeito a bailar la dentro. Ora... já falei com algumas pessoas e já me disseram coisas diferentes.

Questão:

Devo remover o catalizador e a panela central e fazer tudo em inox desde o turbo até à panela final (mantendo a panela final de origem)? (Isto vai fazer o carro gastar mais? Quanto mais?)

Devo apenas remover o miolo do catalizador e poupar muito dinheiro que nao vou gastar no inox?

Sei que nenhuma destas duas opções me vai apagar a luz ou ficar legal, mas para isso eu tenho soluções. O Meu problema mesmo é o que devo fazer para chegar ao meu objetivo que é, evitar custos futuros e problemas no carro.

Não vou colocar um catalizador de 300€ para trocar ao fim de 3 anos e não me apetece gastar mais de 1000 num original. Já pensei na opção de ferro velho por um original de um sinistrado mas nunca vou ter a certeza se está em condições, logo deixa de ser viavel.

Não sei se isto também é relevante ou não mas, o carro anda sempre a 98 octanas e não sou tipo de acelerar muito, desde que tenho o carro há um ano passei dos 200kmh 2 vezes xD. É carro para passeio de fim de semana e ferias.

Desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção.
 
Neste caso nem é uma opinião, é uma constatação.

Carros parados, qualquer que seja, parado muito tempo faz mal a muita coisa.
Dou-te um exemplo. Desligas um carro, todo o circuito desde os colectores até à panela final tem vapores que se transformam em humidade. Que deixares o carro parado uma semana varias vezes por ano, isso vai começar a corroer a chapa por dentro e vai acabar por estragar mais coisas. Panela de escape é outra coisa que vai morrer em menos de 15 anos (se andares pouco vai em menos de 10 anos). Isto se fizeres como dizes, ligas ao domingo e depois deixas ele parado durante 5 a 6 dias.

Já deves ter ouvido que carro parado estraga mais rápido que a andar, certo?
 
Neste caso nem é uma opinião, é uma constatação.

Carros parados, qualquer que seja, parado muito tempo faz mal a muita coisa.
Dou-te um exemplo. Desligas um carro, todo o circuito desde os colectores até à panela final tem vapores que se transformam em humidade. Que deixares o carro parado uma semana varias vezes por ano, isso vai começar a corroer a chapa por dentro e vai acabar por estragar mais coisas. Panela de escape é outra coisa que vai morrer em menos de 15 anos (se andares pouco vai em menos de 10 anos). Isto se fizeres como dizes, ligas ao domingo e depois deixas ele parado durante 5 a 6 dias.

Já deves ter ouvido que carro parado estraga mais rápido que a andar, certo?

Sim, sei bem que carro parado estraga. Essas coisas eu ja estou preparado para saber que mais tarde ou mais cedo vou ter de fazer alguns arranjos. Não é carro do dia a dia nem vai ser porque tenho mota. Não me chateia mudar a panela a cada 10 ou 15 anos! O que preciso agora, é uma solução para este problema. De qualquer forma, agradeço as dicas.
 
Agora sim, o que vou dizer não passa de uma opinião pessoal.

No teu lugar eu metia novamente um catalisador original e novo (não comprava da sucata que é como tu dizes, não sabemos o que nos vai sair na rifa).

Depois eu não o tiraria pois o função do catalisador é reduzir o ruído do motor mas essencialmente reduzir a quantidade de gases nocivos para a atmosfera. Aqui vai da consciência de cada um mas na minha opinião é que vivendo numa sociedade devemos tentar preservar o nosso planeta e não olhar só para o nosso umbigo.

Por último, é possível tirar. O carro não vai consumir mais e com os conhecimentos certos a luz também se apaga. Passar na IPO como dizes tens conhecimento logo calculo que estejas a pagar a alguém para te dar a folha verde por vias travessas.

PS:
Preservar ou prolongar a vida útil é como disse acima. Andar com o carro mais vezes. Não andar devagar (os carros precisam de ser puxados algumas vezes). Um catalisador funciona até 600º. Uma FAP funciona a temperaturas ainda mais elevadas por isso voltas curtas também é mau para um carro. Mas pronto, o que interesse é perceber que um carro é um poço de despesas (uns mais, outros menos e que varia dependendo do tipo de uso que lhe dermos).
 
Sim, sei bem que carro parado estraga. Essas coisas eu ja estou preparado para saber que mais tarde ou mais cedo vou ter de fazer alguns arranjos. Não é carro do dia a dia nem vai ser porque tenho mota. Não me chateia mudar a panela a cada 10 ou 15 anos! O que preciso agora, é uma solução para este problema. De qualquer forma, agradeço as dicas.
Vais a sucata, catalizador usado e siga.
A peça que é ,nem te chateies, sem receios.
Oh blackibiza, isso de estragar estraga, mas para exagero e pessimista, és campeão. A diesel era 10x pior. A gasolina ta bom.
 
Antes demais, tens a certeza que é o catalizador que tem o miolo solto? Se tiveres acesso por baixo, da-lhe umas pancadas com a mao e ve se sentes ou ouves algo la dentro a achocalhar.
Quanto a linha em inox, ou catalisador usado.. Eh pah, nao ha muito a dizer para alem do que ja sabes..
Com linha vais estar ilegal, vai fazer mais barulho, se usas o carro para passeios pode ou nao ser incomodativo, la saberas, nao estragas nada, mas vais ter de pagar para passar na inspecao e corres sempre um risco (reduzido) de te lixares numa operacao stop.
Com catalizador, um da sucata é facil de avaliar se ta bom ou nao e é a solucao mais segura.
 
Antes demais, tens a certeza que é o catalizador que tem o miolo solto? Se tiveres acesso por baixo, da-lhe umas pancadas com a mao e ve se sentes ou ouves algo la dentro a achocalhar.
Quanto a linha em inox, ou catalisador usado.. Eh pah, nao ha muito a dizer para alem do que ja sabes..
Com linha vais estar ilegal, vai fazer mais barulho, se usas o carro para passeios pode ou nao ser incomodativo, la saberas, nao estragas nada, mas vais ter de pagar para passar na inspecao e corres sempre um risco (reduzido) de te lixares numa operacao stop.
Com catalizador, um da sucata é facil de avaliar se ta bom ou nao e é a solucao mais segura.
Um catalizador não é uma fap. São faceis de arranjar em bom estado.
sem medo. E se não estiver bem, a sucata troca. mas de certeza que vai estar bom.
 
Bem antes de mais, obrigado a todos pelas opiniões! O de origem é caríssimo e está fora de questão comprar novo. Ja levantei o carro e bati no catalisador, tenho a certeza que está desfeito, nem é solto! Não tenho de pagar nada extra na inspeções, tenho algumas formas de contornar isso sem pagar! Não estou preocupado com o facto de ficar ilegal também é contornável mesmo em operação stop. Queria era ter a certeza que não faço pior do que ele já está! O mais barato que arranjei para a linha em inox foram 400 paus desde o turbo à panela final! É caro?
 
Bem antes de mais, obrigado a todos pelas opiniões! O de origem é caríssimo e está fora de questão comprar novo. Ja levantei o carro e bati no catalisador, tenho a certeza que está desfeito, nem é solto! Não tenho de pagar nada extra na inspeções, tenho algumas formas de contornar isso sem pagar! Não estou preocupado com o facto de ficar ilegal também é contornável mesmo em operação stop. Queria era ter a certeza que não faço pior do que ele já está! O mais barato que arranjei para a linha em inox foram 400 paus desde o turbo à panela final! É caro?
Não, é bom preço.
 
Não, é bom preço.
Bem.... bom bom não é xD mas se é o preço normal ja fico contente! Ao meter a linha direta se deixar a panela final ele mesmo assim vai fazer muito mais barulho? Queria mesmo evitar o ruido ao máximo! Se aumentar ligeiramente não me incomoda mas se for uma diferença do dia para a noite já tenho de pensar duas vezes!
 
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