Centralina

Boa tarde!

O meu marido e eu estamos com problemas com o nosso A3 2.0 Tdi Sport, que foi comprado em Setembro de 2004. Digamos que já levou 4 centralinas e, agora que acabou a garantia, prepara-se para levar a 5.ª. Assim que se acende a luz do motor ficamos logo pensativos, a adivinhar o que para aí vem...

Trata-se de um defeito de fabrico, que até hoje não foi corrigido. Agora o stand passa a bola para a Siva, a Siva para o stand e o meu marido anda com o carro assim há uma semana... Está-se a aguardar a autorização da Siva para a substituição de mais uma centralina.

HELP!
Ana
 
n m kero precipitar a dizer isto, mas axo k sao os unicos cm este problema tao bizaro!!!
de kualker das maneiras bem vindos a este magnifico forum, fassam uma apresentaçao para vos fikarmos a conhecer :wink:
 
ZA disse:
Boa tarde!

O meu marido e eu estamos com problemas com o nosso A3 2.0 Tdi Sport, que foi comprado em Setembro de 2004. Digamos que já levou 4 centralinas e, agora que acabou a garantia, prepara-se para levar a 5.ª. Assim que se acende a luz do motor ficamos logo pensativos, a adivinhar o que para aí vem...

Trata-se de um defeito de fabrico, que até hoje não foi corrigido. Agora o stand passa a bola para a Siva, a Siva para o stand e o meu marido anda com o carro assim há uma semana... Está-se a aguardar a autorização da Siva para a substituição de mais uma centralina.

HELP!
Ana

Sabes o que eles querem dizer com centralina? Centralina do quê? É que cada mecânico tem o dom de inventar nomes para as peças…

Portanto, a luz do motor acende, mas o carro continua a andar normalmente?

Fisicamente a única diferença é a luz acesa no painel?

É que a centralina tem uma EPROM, que permite gravar nova informação quantas vezes a necessárias, para anular um erro na mesma, bastava actualizar a sua informação.

A troca da centralina só se justifica se a mesma “queimar” e quando isso acontece o carro nem sequer trabalha…
 
Nunca ouvi falar de tal coisa, deve ser mesmo um defeito muito estranho porque 4 centralinas nao é mesmo nada normal, e como disse o BrunoD pode nem ser necessario substituir a centralina.

Isso de acender e o carro andar na mesma pode ate ser apenas a sonda lambda :roll: (é apenas uma coisa q ja vi acontecer noutro carros nao quer dizer q seja o teu caso)

Em todo o caso se nao te resolverem o problema tenta contactar a casa mae, audi alemã
 
Boas.
Deviam escolher outro concesionário para ver qual seria o diagnóstico...para ver o q diriam.
Já agora façam a vossa apresentação!Com fotos!!
 
.AGOSTO. disse:
n m kero precipitar a dizer isto, mas axo k sao os unicos cm este problema tao bizaro!!!
de kualker das maneiras bem vindos a este magnifico forum, fassam uma apresentaçao para vos fikarmos a conhecer :wink:

Obrigada pelas boas-vindas! Pois, até pode parecer bizarro... Mas o que mais me desespera é a sensação de impotência... O carro não está bem, tem 2 anos e ainda nem 2 semanas, e ninguém se responsabiliza... Como se o carro tivesse custado 2 "tostões"...

Quando falam em apresentação querem dizer o quê, concretamente? Têm de me dar um desconto e tal, sou mulher e percebo q.b. de carros. :D
 
Existe uma secção, que é a apresentação.
Deves passar por lá para fazeres uma breve apresentação de ti e da tua maquina.

Não doi, não faz mal e não custa nada.
 
BrunoD disse:
ZA disse:
Boa tarde!

O meu marido e eu estamos com problemas com o nosso A3 2.0 Tdi Sport, que foi comprado em Setembro de 2004. Digamos que já levou 4 centralinas e, agora que acabou a garantia, prepara-se para levar a 5.ª. Assim que se acende a luz do motor ficamos logo pensativos, a adivinhar o que para aí vem...

Trata-se de um defeito de fabrico, que até hoje não foi corrigido. Agora o stand passa a bola para a Siva, a Siva para o stand e o meu marido anda com o carro assim há uma semana... Está-se a aguardar a autorização da Siva para a substituição de mais uma centralina.

HELP!
Ana

Sabes o que eles querem dizer com centralina? Centralina do quê? É que cada mecânico tem o dom de inventar nomes para as peças…

Portanto, a luz do motor acende, mas o carro continua a andar normalmente?

Fisicamente a única diferença é a luz acesa no painel?

É que a centralina tem uma EPROM, que permite gravar nova informação quantas vezes a necessárias, para anular um erro na mesma, bastava actualizar a sua informação.

A troca da centralina só se justifica se a mesma “queimar” e quando isso acontece o carro nem sequer trabalha…

Olá!

Bem, antes de mais eu não tenho o vosso nível de mecânica... Centralina, nas minhas palavras de leiga, é o computadorzinho que controla todo o carro (perdão pela definição pouco técnica) e que a ser pago por qualquer um de nós não é nada baratinho.

Não, fisicamente a diferença não se fica pela luz de motor acesa no painel. A luz do motor acende e o carro começa a não desenvolver bem... Anda-se a passear... O carro não passa dos 120 Km/h e para chegar até aos 120 demora o seu tempo... Não tem poder de arranque nem de desenvolvimento com as mudanças. Parece que afecta o turbo, não é? A questão é que no stand/oficina oficial da marca actualizam a centralina, mas o erro no mesmo dia volta e acabam por ter de a substituir.

Naquele stand/oficina disseram ao meu marido que para além do caso dele "só" têm mais outro igual... Entretanto, a situação mantém-se na mesma e até hoje não nos fizeram nada ao carro... Já passou uma semana e 2 dias...
 
xsport disse:
Nunca ouvi falar de tal coisa, deve ser mesmo um defeito muito estranho porque 4 centralinas nao é mesmo nada normal, e como disse o BrunoD pode nem ser necessario substituir a centralina.

Isso de acender e o carro andar na mesma pode ate ser apenas a sonda lambda :roll: (é apenas uma coisa q ja vi acontecer noutro carros nao quer dizer q seja o teu caso)

Em todo o caso se nao te resolverem o problema tenta contactar a casa mae, audi alemã

Olá e obrigada pelo post... Sim, acho que o que nos resta é a casa mãe... Façam figas, pessoal!
 
ZA disse:
Olá!

Bem, antes de mais eu não tenho o vosso nível de mecânica... Centralina, nas minhas palavras de leiga, é o computadorzinho que controla todo o carro (perdão pela definição pouco técnica) e que a ser pago por qualquer um de nós não é nada baratinho.

Não, fisicamente a diferença não se fica pela luz de motor acesa no painel. A luz do motor acende e o carro começa a não desenvolver bem... Anda-se a passear... O carro não passa dos 120 Km/h e para chegar até aos 120 demora o seu tempo... Não tem poder de arranque nem de desenvolvimento com as mudanças. Parece que afecta o turbo, não é? A questão é que no stand/oficina oficial da marca actualizam a centralina, mas o erro no mesmo dia volta e acabam por ter de a substituir.

Naquele stand/oficina disseram ao meu marido que para além do caso dele "só" têm mais outro igual... Entretanto, a situação mantém-se na mesma e até hoje não nos fizeram nada ao carro... Já passou uma semana e 2 dias...

Sim, a centralina é isso mesmo. A ser paga (nova) pelo cliente a conta deverá rondar uns 2000€… ou mais….

Ok, então o que está a acontecer é que o carro está a entrar em modo de segurança, e os motivos são MECÂNICOS!

A centralina está simplesmente a detectar, e transmitir ao condutor que algum sensor do motor está a apresentar valores abaixo, ou acima do normal. Como consequência (por protecção) o carro entra em modo de segurança (luz do motor acesa), de forma a não danificar o motor com essa falha.

Aposto que cada vez que o carro vai à Audi, eles limitam-se a ligar o carro à máquina, limpam o erro, mas não resolvem o problema MECÂNICO que está por trás desse erro.

Ou seja, o problema MECÂNICO continua lá.

Eu aponto para a geometria do turbo presa (como prende, não faz a pressão que a centralina pede e entra em modo de segurança)… parece-me o mais lógico, tento até em conta o (mau) histórico desse 2.0 TDI.

Muda de concessionário RÁPIDO!
 
Cesarpt disse:
olha se é a 5ª centralina tens a garantia da 4ª k são de 2 anos e mais não digo

Se pagares a peça tens 2 anos de garantia.

Se NÃO pagares a peça, essa só tem garantia até ao final da garantia do carro!!
 
BrunoD 4 centralinas ai deles k não me desseam garantias e olha então se um 15 dias antes de acabar tivesse posto a centralina e esta já viesse com difeito e só me avariasse 15 dias ou k seja um mês me avariasse de novo tu vias o k lhes acontecia !!! Processo em cima, o meu velho tem um Mercedez k comprou em 98 novo importado, em 2000 rebentou um tubo na direcção k ficou sem óleo , isto 4 meses do fim da garantia e a Mercedez na Alemanha assumiu , o carro tinha 20.000 km o meu velho até partia aquilo tudo se não lha dessem , brincar mas nem tanto, foi um carro de 15.000 coints, e um ainda A3 custa no mínimo 40.000 2.0 TDI se passou 2 meses com tantas centralinas que já levou armava lá um 31 !!!!!
 
Cesarpt disse:
BrunoD 4 centralinas ai deles k não me desseam garantias e olha então se um 15 dias antes de acabar tivesse posto a centralina e esta já viesse com difeito e só me avariasse 15 dias ou k seja um mês me avariasse de novo tu vias o k lhes acontecia !!! Processo em cima, o meu velho tem um Mercedez k comprou em 98 novo importado, em 2000 rebentou um tubo na direcção k ficou sem óleo , isto 4 meses do fim da garantia e a Mercedez na Alemanha assumiu , o carro tinha 20.000 km o meu velho até partia aquilo tudo se não lha dessem , brincar mas nem tanto, foi um carro de 15.000 coints, e um ainda A3 custa no mínimo 40.000 2.0 TDI se passou 2 meses com tantas centralinas que já levou armava lá um 31 !!!!!

Claro que nunca se devem baixar os braços para fazer valer os nossos direitos!!

Agora, legalmente, só são obrigados a substituir peças até ao final da garantia do carro!

Continuo a achar essa estória mal explicada... mas esperemos por novidades da ZA.
 
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