Como comprar um carro Usado?

Boas,

Sou novo por estes ''mundos'' dos carros e estou interessado em comprar o meu 1º carro (Audi A3).

Gostaria que me dessem alguma dicas para ajudar a não se comprar ''gato por lebre''.

Já pesquisei alguns temas, e já percebi que os quilómetros para um carro com + de 10 anos são quase indiferentes e para ter cuidado em comprar carro com poucos quilómetros pois podem estar ''martelados''.

Já me disseram para ter atenção ao desgaste interno e externo, já me aconselharam a levar mecânico para uma melhor avaliação de alguns aspectos do carro.

Gostaria agora de saber a vossa opinião sobre mais coisas que devia saber antes de comprar algum carro Usado.

Cumprimentos

CP
 
Leva mecânico, se comprares num stand certifica-te que o trazes com garantia.

Já agora qual era a motorização que pretendias?
 
Sim mecânico irá quase de certeza.

Compensa por garantia mesmo que se tenha de pagar algo mais?

O que cobre normalmente as garantias de stand?

Queria alguém que percebesse realmente do assunto e que pode-se fazer uma boa avaliação do carro e uma boa opinião para uma boa decisão de compra.
Não quero comprar um carro e todos os meses ter de estar a fazer algum tipo de reparação. Sei que o carro já não é novo mas depois da compra inicial e todas as revisões feitas espero que no prazo mínimo de 1 ano não tenha qualquer tipo de reparação de valor elevado.

CP
 
Pois, mas existem N motores a equipar o Audi A3, e como é obvio uns são melhores que outros. Tens de dar uma ideia daquilo que procuras, por exemplo, se vais comprar um carro com 10 anos foge dos 2.0 TDI.

Existem stands que dão garantia apenas de motor e caixa, e isso é uma grande treta, outros stands até têm oficina própria ou acordo com outras oficinas e que sempre que o carro dá problemas é só lá deixar o carro. E assim já compensa pagar um pouco mais e durante um ano estás descansado.
 
Peço desculpa não tinha percebido a pergunta, eu ando a ver os Audi A3 1.9TDI.

Sabes de algum problema que haja com frequência neste tipo de carro e motor?

Mas há ficasse com algum tipo de comprovativo de garantia ou isso é só falado?

Garantia de motor e caixa significa que se partir o motor ou a caixa tenho outro equivalente certo?
 
Pois, mas existem N motores a equipar o Audi A3, e como é obvio uns são melhores que outros. Tens de dar uma ideia daquilo que procuras, por exemplo, se vais comprar um carro com 10 anos foge dos 2.0 TDI.

Existem stands que dão garantia apenas de motor e caixa, e isso é uma grande treta, outros stands até têm oficina própria ou acordo com outras oficinas e que sempre que o carro dá problemas é só lá deixar o carro. E assim já compensa pagar um pouco mais e durante um ano estás descansado.

Garantias de motor e caixa apenas existe para o stand - pura e simplesmente são ilegais. A garantia cobre sempre todo o veículo e é no mínimo de 1 ano (como é óbvio não inclui os consumíveis).

Agora, a questão é que eles podem negociar o carro sem garantia e se tiveres problemas a forma de os chamares à razão (caso não queiram) é em tribunal. O melhor é sempre levar o carro com garantia, se te propuserem garantia do tipo "caixa e motor" ou sem garantia é melhor evitares...

Peço desculpa não tinha percebido a pergunta, eu ando a ver os Audi A3 1.9TDI.

Sabes de algum problema que haja com frequência neste tipo de carro e motor?

Mas há ficasse com algum tipo de comprovativo de garantia ou isso é só falado?

Garantia de motor e caixa significa que se partir o motor ou a caixa tenho outro equivalente certo?

O A3 1.9 TDI há de 90 cv, 110 cv e 130 cv - estes são os 8L e se fores para o 8P a motorização é de 105 cv. Como vês, tens muito que pesquisar...
 
Ou seja eles quando dizem que dão garantia de ''motor e caixa'' normalmente é falso e o carro não deve estar em condições?

Ainda há muita ''linguagem automóvel'' que eu não entendo...

Qual e a diferença entre o 8L e o 8P?

Pelas pesquisas que estou a fazer o mais indicado seria entre 90 e 110cv o de 130 já gasta muito certo?
 
8L é ate 2003 e o 8P é depois e nao é que o carro nao esteja em condiçoes mas é o que eles fazem sempre para fugir a responsabilidades do resto do carro, depois o que gasta depende do teu pé e lembra-te sempre que é um carro com mais de 10 anos por isso vai na volta precisa de alguma coisa isto se quiseres manter as coisas em condiçoes
 
Boas,
Em primeiro lugar tens que saber o tipo de carro que realmente percisas, (Economico, para corridas etc). Porque se compras um 1.4 com chips para impresionar os amigos de pois o motor da o pifo. :lol:
Em segundo lugar o estado do motor, arranjas um mecanico de confiança para te avaliar o motor. Hoje em dia todos os mecanicos conhecem ferramentas para ver se o motor esta em bom estado ou nao. Nao esquecer o livro de revisoes e os repetivos km.
Depois a estrutura do carro Chasis e entriores, examina bem e não te precepites.
Lembra-te que quantos mais defeitos apresentares ao vendedor, mais hipoteses tens de te tirar uns trocos ao valordo carro.

Cumprimentos.
 
Eu queria um carro económico, nada para corridas.
Pode apenas ter aquele charme para chamar miúdas xD Na verdade qual é a rapariga que não gosta de dar umas voltas de Audi bem vistoso e eu dar umas voltas nela? :lol:

Estou a pensar em levar um mecânico e alguém com Vag-com, deste modo 4 pessoas a avaliar o carro é menos provável que seja enganado e mais provável que aponte defeitos para baixar o preço...

Um carro com mais de 300mil km deve-se ter muita coisa em conta e atenção certo? sei que os quilómetros para carros com + de 10 anos não contam muito mas a partir dos 300mil...

Quando se compra um carro que peças devem ser mudadas ou revistas, e que inspecção se deve fazer?

Uma boa revisão logo após a compra do carro deve ser feita certo?

Onde se pode fazer uma boa revisão a audis? Na marca ou existem outros sitios igualmente especializados onde me podem fazer boas revisões a u preço mais acessível?

Já agora qual é a media do preço das revisões na Audi, e num particular especializado?
 
Last edited:
Obrigado pelos Links era mesmo este tipo de dicas que ando a procura para poder aprender a saber avaliar um carro antes de comprar..

Caso alguém saiba mais algum tipo de links e pode-se postar agradecia...

Já aprendi bastante com este forum espero que assim continue, com dicas sempre uteis ;)

Abraço
 
Eu queria um carro económico, nada para corridas.
Pode apenas ter aquele charme para chamar miúdas xD Na verdade qual é a rapariga que não gosta de dar umas voltas de Audi bem vistoso e eu dar umas voltas nela? :lol:

epa.. então acho que estás a escolher o Audi errado :p :lol:

Agora a serio.. tenta ver o carro a frio.. ver como pega.. dar uma volta com ele.. tenta perceber barulhos estranhos, tremelicares estranhos no motor.. barulhos de suspensão.. direcção.. interiores..
Puxa pelo carro.. n te importes de ainda n ser teu.. o carro vai ser teu.. percebe o estado do turbo, ve se nao ouves fugas.. assobiares estranhos.. tenta ao puxar entender se a embraiagem aguenta bem a pedalada que lhe estás a dar..
depois de dares essa volta ao desligar o carro tenta ver se o motor abana muito.. perceber se os apoios estão bons..
Volta a ligar o carro para veres se ele pega bem a quente.. e desliga...

mexe em tudo.. tecto de abrir.. abre os vidros todos.. mexe em todas as portas que tiver.. porta copos, ventiladores..
usa o AC!.. certifica-te que faz frio..

Folgas na caixa.. se as mudanças entram bem.. tenta ver se os plasticos interiores foram muito mexidos.. se ha molas partidas..

Acede ao compartimento da roda suplente e ve o chassis.. pode ja ter levando uma passa por tras..

Checa as marcas das opticas.. se são de origem ou aftermarket.. se forem aftermarket pergunta o porque.. ve se a frente está direita..

Desconfia de motores lavados.. se estão lavados por norma escondem coisas..
No motor tem atenção a cor do vaso de expansão.. se tiver castanho ao meteres anti congelante o mais certo é ganhares umas fugas.. nada de maior mas podes preparar uns gastos e assim conseguires uma redução de preço..

relativamente á chapa tenta identificar diferenças de cor na pintura, escorridos e lixos no verniz.. pois tais situações indicam-te que o carro ja foi todo pintado e nao sabes como está por baixo.. a nivel de preparação pode ter sido bem efectuado.. ou pode ter kilos de betume.

abraço ;)
 
Woow que Audi é que não é um chamaris de mulheres? Acho que todos os Audis são aquele carro que todas as mulheres gostam de andar de vidro aberto xD

Quando vou ver um carro para comprar o dono/stand por norma deixa fazer um test drive?

Quando dizes barulhos e tremeliques estranhos queres dizer que o trabalhar do carro não é continuo ou fluido certo?

Como se pode ver se a embraiagem aguenta? fazendo reduções e o carro se comportar bem?

Depois de fazer o test drive com o carro desligado o motor continua a abanar?

Sim aqueles motores que se vê no st*nd vitru*l todos lavadinhos que parecem de um carro novo podem estar a esconder avarias.

O que é um vaso de expansão?

Disseram-me para também ver as porcas que apertam a chapa das laterais e frente do carro tem tinta por cima para ver se é original ou se já levou alguma porrada dos lados ou frente, e fazer o mesmo na traseira é uma boa dica não é?

Desculpa se estou a inundar isto de perguntas de novato mas sou mesmo um novato nestas andanças, e estou a tentar aprender com os melhores ;)

Agradeço desde já toda a disponibilidade em ajudar os novos aspirantes a ''argolinhas'' =D

Abraço

CP
 
O vaso de expansão é onde se mete o anti congelante/água do motor. Líquido de refrigeração, o que lhe queiras chamar, é aquele depósito.
 
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