Como se vê o nivel do oleo da caixa de velocidades?

Boas.

Alguem me pode dizer como se vê o nivel do oleo da caixa de velocidades?
(fiz pesquisa no forum mas não achei...sorry)

Ontem, olhando para o motor reparei numa tampa de borracha preta, sensivelmente atrás daquela engrenagem da cx de veloc.. retirei-a e, alem de achar essa tampa demasiado "seca", dei-me com o topo de uma roda dentada que pelo seu aspecto "ferrugento" há muito que não vê lubrificação.

O "argolas" é um A3 de 99 110cv, com 120000km, e até aos 90000 foi assistido na marca, não tenho tido problemas, mas não sei se os tipos alguma vêz me mudaram o oleo da caixa.

Agradecia assim que alguem entendido me dissesse como se vê o nivel e, já agora, como se põe o oleo, e que tipo de oleo...

Mt obrigado!
 
Tens que levantar o carro, tirar o bojao do reservatorio do oleo da caixa de velocidades e com o dedo ves o nivel.

Se existe outra forma, nao sei... mas foi assim que vi fazer...
 
Estás a ver no sitio errado. Essa tampa, salvo erro, é onde se faz, ou se fazia em carros mais antigos, a verificação do "ponto". Essa zona não tem oleo, é a zona onde está o volante e a embraiagem.

A tampa para veres o oleo, que é necessário chave sextavada para tirar, estará um pouco mais para o lado. Atenção que poderás ter duas, deverás tirar a que está mais em cima. A de baixo serve para escorrer o oleo.

Colocas o dedo, se tocares no oleo então está tudo ok.

Espero ter te ajudado, penso que no teu modelo seja assim.

Cumps.
 
bump disse:
A tampa para veres o oleo, que é necessário chave sextavada para tirar, estará um pouco mais para o lado. Atenção que poderás ter duas, deverás tirar a que está mais em cima. A de baixo serve para escorrer o oleo.

Colocas o dedo, se tocares no oleo então está tudo ok.

Cumps.

Tirando a parte que tá sublinhada que não me lembro como era, o resto confere ;)
 
paulo oliveira disse:
[sexta-feira mode on]
então basicamente é meter o dedo no buraco certo e ver se está molhado?
[sexta-feira mode off]

nem mais... :lol: a melhor ferramenta é mesmo o dedo 8)
 
Se tiver molhado quer dizer que tá bom então? Senao tem de se lubrificar neh?!

:D

O que a gente aprende, ia jurar que já tinha ouvido isto em algum lado...
 
Ninguém pode falar em buracos que isto descamba logo :D :D

Vou ver se vejo isto no meu carro que tambem me cheira que a caixa anda um bocadinho rija e seca ao meter velocidades.
 
V6 disse:
Se tiver molhado quer dizer que tá bom então? Senao tem de se lubrificar neh?!

:gre

O que a gente aprende, ia jurar que já tinha ouvido isto em algum lado...
eu tambem :twisted: :twisted: :twisted:
 
Back
Top