Eu comprei uma B7 de 2005 à mês e meio. Andei super indeciso. Em primeiro lugar, tenho um primo que importa viaturas da Bélgica, andava farto de me chatear mas, ....se algo corre mal, é sempre uma situação chata.
Depois de começar a ler fóruns na Net sobre importação de viaturas (em especial o tópico iniciado pelo Luciano Rato na AH), fiquei interessado em ir à Alemanha. Mas as dúvidas e os receios continuavam. Depois pensei em comprar novo, mas orçamento (à praticamente 1 ano atrás) chegava apenas à Ford Focus 1.6 Titanium ou à Skoda Octavia 1.9. Pensamos em Renting, enfim....
Como não havia consenso entre nós sobre modelo nem forma de aquisição decidimos adiar a compra para a Primavera de 2009. Com as notícias de que o Socras iria lixar os importados, em Dezembro, decidimos dar uma volta e ver algumas viaturas (nacionais). Daí surgiu uma situação que acabou por se concretizar.
Mas, quer neste forum quer no da AH, encontrava malta a falar bem e outros a falar mal. E olha que é muito mais frequente/natural a malta contar na Internet as más experiências do que as boas. Ele é burlas, são KMs martelados, revisões de 1000 e tal Euros, motores, cabeças, etc e tal. Apesar de haver muita informação, tive dificuldades em obter valores reais/fidedignos como consumos, custos de manutenção e potenciais avarias, até porque o modelo não é muito comum.
Acabei por avançar com a compra da A4, dando o meu Fiesta 1.4 TDci à troca. Eu e a esposa pensámos assim, se tiver que dar bronca, tanto dá novo como usado. Por exemplo, o Fiesta foi comprado mal saiu, foi praticamente no dia de estreia, e teve diversos problemas de juventude, alguns até já fora da garantia. Pior que ser fora da garantia é ficar sem carro e depender de outros para ir para o trabalho ou levar/buscar a filhota ao infantário, que é o que acontece quando só se tem um carro e a família a viver longe.
Apesar de a minha A4 já ter uns valentes KMs (140k), se tiver problemas, conforme veio conforme vai. Na semana que antecedeu a compra, andávamos super stressados, quase nem dormíamos. E estávamos a comprar na marca, com revisão feita antes da entrega (como é LongLife, tenho revisão para os próximos 30k), garantia de 1 ano a nível Europeu, pequenos problemas revistos.
Acabamos por avançar, estamos super contentes, está impecável, todos os problemas que tinham sido identificados antes (e alguns já após a venda) foram resolvidos na Audi a custo zero (mal contacto no comando do vidro do passageiro na porta do condutor, piscar pontual dos faróis Xenon, mola do apoio de braços central partida, barulho na direcção quando se virava à máximo para a esquerda).
O único senão, até agora, são os consumos, mas também o que se poderia esperar de uma 3.0 TDI quattro Tiptronic em que o condutor gosta de a sentir bufar??
Se gostas, mais vale arriscar do que depois andares na pensar, à e tal, se calhar devia ter comprado, se fosse hoje, pois.... Como diz o povo, a vida são dois dias.......