caríssimo,
Este negócio não tem nada de esquisito e é normalissimo, prática comum. Os stands de usados não metem os carros em nome deles, passam diretamente de um proporietário para o outro.Guarda bem essa declaração de circulação, ela serve de contrato. Quanto à garantia ela é legal e mínima por 12 meses, não precisa estar reduzida a escrito. A lei obriga que todas as vendas dos stands estejam cobertas por garantia de 24 meses (pode ser reduzida a 12 meses com acordo escrito do stand e comprador). Se n houver nada escrito, vigora a de 24 meses:
Como acionar a garantia automóvel - DECO PROTESTE
Vai ao stand que consta da declaração e explica o sucedido. Se eles se fizerem de esquisitos não te aborreças, pede logo o livro de reclamações e redige todo bem redigidinho (vê aqui na net, antes de lá ires, como preencher o livro de reclamações). Depois mandas queixa para a Deco (vê contactos na net, há um email proprio), para o centro de arbitragem do setor automovel (CASA)e para os julgados de paz.
Não vale a pena ferveres, vai lá e expõe. se se armarem em esquisitos o livro de reclamações deve ser suficiente para eles levarem uma multa brutal e serem obrigados a reparar (é uma avaria de motor).
Dá-lhe gás.
PS - A tua garantia é de 2 anos mas vai lá o quanto antes, não andes aqui a engonhar. Se demoras mt, dizem que foi mau uso teu.