Compra de novo AUDI, familiar - A4, A5 ou A6?

Opiniões são bem vidas!
A família tem um novo membro a caminho, e vou ter de deixar com pena o meu A5 coupe e trocar por um Audi mais adequado à nova situação.
Estou indeciso entre um A4 Avant 2.0 150cv manual, um A5 sportback 2.0 190cv manual e um A6 Avant automático 2.0 190cv.
Quem já passou pela experiência, que acha? Qual o mais prático, em termos de espaço necessário de bagageira, tirar e colocar bebe, etc etc... Será o A5 suficiente? Haverá vantagem real no A6 em relação ao A4, em termos de custo-benefício, ou o A4 é mais que suficiente para a tralha necessária?
E em termos de consumo, manutenções, ...?

Um abraço

Miguel
 
Last edited:
Se a nota não for problema para ti eu ia para uma a6, mas sem pensar duas vezes, é um carro de luxo em que tens mais espaço que em qualquer um dos outros dois e é simplesmente bonita.
O a5 sportback até cumpre bem o papel familiar, tem uma mala generosa e ao mesmo tempo é desportivo.
A a4 a nível de interior é praticamente igual ao a5 tendo uma mala um pouco melhor por ser a avant, tem também a vantagem de ser um pouco mais pequena que a a6, andando muito em cidades e meios pequenos é sempre melhor depois também deve ser mais barata que qualquer um dos outros dois.

Já agora vais comprar novo? E porque é que a a6 é automática e os outros não?
Também te digo que qualquer um que escolhas convém ter uns extras pois estes carros despidos não têm o mesmo encanto, por isso preferia por exemplo uma a4 bem equipada do que uma a6 despida!
 
Obrigado pelas opiniões.
Sim, seria novo. A A6 é automática porque é de stock já está configurada e matriculada e vem bem equipada. Os outros seriam manuais.
Há dias em que estou mais inclinado para a A4, por ser mais barata, e mais pequena e manobrável (ando muito em cidade). Noutros dias olho para a A6 e acho que é aquela, fico com um carro muito melhor e mais espaçoso, e isso compensa. Decisão difícil!

- - - - - - - - - -

E o depósito adicional de adblue 24 litros, vale a pena?
 
Eu passei de uma A4 para uma A6 recentemente. Com 2 crianças, aquele plus de espaço é muito bem-vindo. Se a diferença de preço o justifica... Já é mais relativo... Qualquer dúvida, dispõe.

Enviado do meu ONE A2003 através de Tapatalk
 
Em termos de diferença de preço, estamos a falar de 3500€ a mais pela A6 em relação à A4, ambas com 0 km e com nível de equipamento semelhante.
 
Em termos de diferença de preço, estamos a falar de 3500€ a mais pela A6 em relação à A4, ambas com 0 km e com nível de equipamento semelhante.

3500 + Imposto maior + manutencao ligeiramente mais cara + consumo maior.
Nao faças contas apenas ao custo da compra.
 
3500 + Imposto maior + manutencao ligeiramente mais cara + consumo maior.
Nao faças contas apenas ao custo da compra.

Fazendo as contas, o resto é idêntico: IUC é igual, consumo é mais 0,2L aos 100 km (ou seja, mais um deposito ao ano/30.000 km), e manutenção sensivelmente igual pelo que me informaram na oficina.
 
Bem a diferença de consumo será maior porque um é Auto e o outro manual e o a6 é bem mais pesado.
Mas só 3500€ de diferença de um para o outro é muito pouco visto que o a6 é de gama superior.
Mas já agora por que valores fica? Tudo para cima de 50 mil €?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Fazendo as contas, o resto é idêntico: IUC é igual, consumo é mais 0,2L aos 100 km (ou seja, mais um deposito ao ano/30.000 km), e manutenção sensivelmente igual pelo que me informaram na oficina.

Consumo muito superior em cidade, nada a ver com o anunciado.
Pneus mais caros, e algumas peças tambem.
Mas para vender, é sempre tudo bonito.
Tambem deves ter em conta que um a6 tem muito menos procura que um a4 ou a5, pelo que desvaloriza mais.
Depois, se o iuc é igual, entao tem adblue. Quando pagares o liquido de urina, é mais uma despesa. Ao fim de 3/4anos pesa e nao é pouco.
 
Tenho uma a4 b8 e andei numa a6 c7, prefiro de longe a envolvência da a4 mas só meço 1,70m...

Em termos de mala a diferença é pouco notória, ganhas espaço interior e especialmente nos lugares traseiros no espaço para as pernas...

A a6 é mais pesada vai gastar mais e andar menos, sendo maior, também pede jante 1" acima do que pede a a4 com a consequente penalização de consumo e conforto...

Resumindo, para as necessidades de quem espeera um filho, qualquer uma das opções é boa por isso vai para aquela em que te sintas melhor...
 
Bem a diferença de consumo será maior porque um é Auto e o outro manual e o a6 é bem mais pesado.
Mas só 3500€ de diferença de um para o outro é muito pouco visto que o a6 é de gama superior.
Mas já agora por que valores fica? Tudo para cima de 50 mil €?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O A6 50K e o A4 à volta de 46-47K.

- - - - - - - - - -

Consumo muito superior em cidade, nada a ver com o anunciado.
Pneus mais caros, e algumas peças tambem.
Mas para vender, é sempre tudo bonito.
Tambem deves ter em conta que um a6 tem muito menos procura que um a4 ou a5, pelo que desvaloriza mais.
Depois, se o iuc é igual, entao tem adblue. Quando pagares o liquido de urina, é mais uma despesa. Ao fim de 3/4anos pesa e nao é pouco.

Pois os consumos não serão os anunciados, também acho que vai gastar mais... Pessoal que tem estes carros conseguem dar-me uma estimativa dos consumos?
De resto, ambos viriam com jante 18'', ambos usam adblue...
Quanto à procura, de facto A6 tem muito menos. Mas estive a analisar o mercado de usados na net, e curiosamente os valores de desvalorização são semelhantes nos 3 primeiros anos: cerca de 10000€ no 1º ano, e depois 3-4 mil por ano nos 2 anos seguintes.
 
E depois disso? Ou trocas de carro como uma camisa?
Assim por alto, a minha estimativa só para os 3 primeiros anos sao cerca de 6000€.
Gasta seguramente mais 1 litro em cidade e mais 0,5 em auto estrada, desde que nao passe dos 110kms/h.
Toda a vida foi assim a desvalorizar: o citadino perde pouco ao longo dos anos, e carros grandes, perdem mais. Nao podes tirar conclusoes de valores com grandes diferenças em carros com 3 anos ou menos, e poucos kms.
 
Last edited:
Back
Top