Conduzir um modelo Diesel em baixas RPM

O carro actual é um diesel 130cv, caixa de seis.

É a primeira vez que tenho um motor diesel, e tenho algum medo que a minha condução com "vicios" de gasolina esteja a estragar o carro!

Ganhei o habito de mudar de mudança bastante cedo, quase sempre abaixo das 2.000rpm até há quarta velocidade. Isto faz de algum modo mal ao motor/turbo?

@rmatos
Então estou bem assim :green: Obrigado.

@hucruz
Acho que não deve gastar mais embraiagem por causa disso, poderia era fazer algum mal ao motor por estar sempre em baixas :roll:

paulo oliveira disse:
@hucruz
Acho que não deve gastar mais embraiagem por causa disso, poderia era fazer algum mal ao motor por estar sempre em baixas :roll:

se vais em 5ª às 1800rpm e aceleras... o esforço da embraiagem vai ser maior... logo maior desgaste...

penso eu de que... :roll:

o que me disse o meu mecanico, mecanico da Audi em Guimaraes, foi que os turbos dos 130 precisam é de "calor"... estragam-se mais se poupados do que a puxar por eles... por isso em termos de turbo a tua condução vai levá-lo a uma maior concentração de "lixo"...

karkov disse:
o que me disse o meu mecanico, mecanico da Audi em Guimaraes, foi que os turbos dos 130 precisam é de "calor"... estragam-se mais se poupados do que a puxar por eles... por isso em termos de turbo a tua condução vai levá-lo a uma maior concentração de "lixo"...

Exacto , ate se pode guiar dakela forma mas n por mto tempo ou mtas vezes , convem abrir a geometria e aumentar as EGTs para limpar o que fica la ;)

Cumps

Back