Consumo de óleo - 1.9 TDI AFN

Boas pessoal

Tenho uma situação para resolver que me anda a chatear um pouco..
Tenho o motor retificado com cerca de 45000km (pistões, segmentos, etc, etc, etc) e há uns tempos começou a consumir óleo. Levei ao mecânico e após análise dele indicou a causa como sendo do turbo, pois tinha o IC cheio de óleo e os tubos do mesmo. Levei a carrinha para uma casa para fazer revisão/reparação ao turbo. Na casa foi desmontado o turbo e testado numa máquina e o turbo não tinha fuga na máquina que merecesse intervenção. Foi apenas descarbonizado. Continuei a andar e o consumo de óleo mantém-se. Uso 10w40 e o gasto tem sido bem alto (1L de óleo por 2000km).
O carro não deita fumo azul nem branco. Disseram-me que o turbo está a enviar o óleo para a admissão e consequentemente para o IC. Tenho EGR fechada. O motor não tem fugas ou babas em lado nenhum! Está seco por fora :)
Alguém já passou por semelhante ou sabe apontar qual será uma provável razão para este consumo de óleo?
;)
 
Não sou Mecanico, mas eu tentava testar outro turbo no carro!... Ou ir a outra casa e fazer nova analise ao turbo!...
 
Não sou Mecanico, mas eu tentava testar outro turbo no carro!... Ou ir a outra casa e fazer nova analise ao turbo!...
O problema de ir a outra casa é que fica dispendioso :( E caso se verifique que o problema se mantém no turbo a mesma casa terá de rever o que fez ;)

Quando o motor foi reparado mudaram os vedantes das válvulas... ??

Fui verificar a fatura.. levou guias de válvulas.. deve ser isso certo? E refere na fatura também retificação de válvulas
 
Quando o motor foi reparado mudaram os vedantes das válvulas... ??

x2 , eu tive o mesmo problema e era uma guia de válvulas que tinha sido mal montada.

No meu caso se andasse devagar bastante tempo fazia fumo branco depois ao pisar ... pois era uma guia duma valvula de escape. Se for uma de admissão podes nao ter fumo.
 
E se for esse o caso é possível que o óleo passe para o IC e tubagem do IC?
Falei com o mecânico hoje e surgiu a hipótese de fazer um teste para saber se é turbo ou até respiro do motor que seria ligar um tubo a um reservatório uns tempos e ver se aquilo acumula óleo. Não sei se me fiz entender, mas não sei explicar melhor :D
Contudo quando for lá vou falar na hipotese por vocês mencionada (guias de válvulas, apesar de que o meu nunca faz nem nunca fez fumo branco)
;)
 
Tendo a circulação de gases de carter ligada é normal haver oleo dentro da tubagem de admissao. Estranho seria nao ter la oleo.
Agora uma coisa é ter la oleo outra é tirar um tubo de admissao e "chover" oleo... isso sim é problema. Se saem meia dúzia de pingas é o habitual.
 
Pequeno update. Fui novamente à casa que me reparou o turbo e insistem que o turbo está bom. Ontem, na revisão foi colocado um tira teimas. Irei andar assim uma semana. Se acumular óleo na lata é turbo. Que acham? Dará para ver?
 

Anexos

  • uploadfromtaptalk1367582551670.jpg
    uploadfromtaptalk1367582551670.jpg
    53 KB · Visualizações: 125
Tem de acumular oleo ai e nao vem do turbo. O oleo que vem dai e oleo "decantado" na cabeça do motor que vem do carter e da cabeça.
O que eles vao fazer e ver se tem oleo nesse recipiente e depois tirar o tubo e ver se tem no turbo... e vai estar seco no turbo e vao te dizer que nao é do turbo.Dessa forma nao pode haver oleo no IC por exemplo tem de estar seco (se limpo antes).

Mas como já disse antes, se for uma guia de valvula de admissao nao faz fumo e gasta bastante oleo.
 
Como já foi dito e bem pelo pratinhol e pelo Art pode haver problemas com a vedação das guias das valvulas.
Com a aplicação dessa lata o que querem tirar de teima é se o turbo passa oleo,se a lata ficar com muito oleo o problema NÃO é do turbo mas sim no motor e se acontecer ter grandes quantidades de oleo na lata em pouco tempo há problemas graves nesse motor,para ir parar aí muito oleo seria sinal que se passava compressão a mais para o carter indicando que havia problemas a nivel de pistons/segmentos(descartando logo á partida a hipotese de andar com oleo a mais). Oleo na lata vai aparecer de certeza,agora se for só uns espirros isso é normal.
O consumo de oleo que apontas é que acho demasiado para um motor reparado há tão poucos kms,para teres uma ideia a minha tem o mesmo motor e com 300.000km e a usar oleo 5w40 se fizer viagens longas a andar bem gasta aí 1,5L/2 em 15.000km,se andar mais calmo gasta 1L em 15.000km.
O oleo 10w40 que usas é de qualidade com certeza não é?
 
Tem de acumular oleo ai e nao vem do turbo. O oleo que vem dai e oleo "decantado" na cabeça do motor que vem do carter e da cabeça.
O que eles vao fazer e ver se tem oleo nesse recipiente e depois tirar o tubo e ver se tem no turbo... e vai estar seco no turbo e vao te dizer que nao é do turbo.Dessa forma nao pode haver oleo no IC por exemplo tem de estar seco (se limpo antes).

Mas como já disse antes, se for uma guia de valvula de admissao nao faz fumo e gasta bastante oleo.

Ahh ok eu percebi ao contrário então :) Nada com haver experts nestes motores por aqui para tirarem dúvidas! E sim, O IC foi todo limpo e as tubagens também na altura de colocar esse recipiente!
Obrigado mais uma vez ;)
Como já foi dito e bem pelo pratinhol e pelo Art pode haver problemas com a vedação das guias das valvulas.
Com a aplicação dessa lata o que querem tirar de teima é se o turbo passa oleo,se a lata ficar com muito oleo o problema NÃO é do turbo mas sim no motor e se acontecer ter grandes quantidades de oleo na lata em pouco tempo há problemas graves nesse motor,para ir parar aí muito oleo seria sinal que se passava compressão a mais para o carter indicando que havia problemas a nivel de pistons/segmentos(descartando logo á partida a hipotese de andar com oleo a mais). Oleo na lata vai aparecer de certeza,agora se for só uns espirros isso é normal.
O consumo de oleo que apontas é que acho demasiado para um motor reparado há tão poucos kms,para teres uma ideia a minha tem o mesmo motor e com 300.000km e a usar oleo 5w40 se fizer viagens longas a andar bem gasta aí 1,5L/2 em 15.000km,se andar mais calmo gasta 1L em 15.000km.
O oleo 10w40 que usas é de qualidade com certeza não é?

Obrigado pelo testemunho ;) O óleo usado era 10w40 da Shell. Tenho ideia que é uma marca boa!
Para a semana já vou lá tirar a lata e ver como correu o teste. Logo que saiba posto aqui o resultado. Talvez seja mesmo o problema que vocês referem pois na casa que reparam o turbo eu vi eles a desmotarem da segunda vez que fui lá e ele aparentava estar seco ;)
Thanks :)
 
Fui tirar a lata hoje.. estava seca.. nem pinga de óleo. Diagnóstico -> turbo :( Vou ter que começar a pensar em trocar o turbo :(
 
Back
Top