Correia de distribuição A4 B6 - 8 anos ou 120.000 kms ?

Boas.

Ao ler com atenção o manual da minha carrinha (A4 B6 2004) reparei que diz o seguinte referente à correia de distribuição:

A cada 120.000 kms / 8 anos - Correia dentada e rolo tensor do comando dos veios de excêntricos: substituir

Ora, a minha carrinha tem neste momento 5 anos e 84500 kms (reais).

Será que manter a correia os 8 anos (ou os 120.000 kms conforme o que acontecer primeiro) é arriscado ?

Eu normalmente tenho por hábito acreditar nos fabricantes, e o meu velho civic dizia para mudar aos 100.000 kms ou 7 anos e eu mudei aos 100.000 kms com 11 anos e não estava estragada...

Há relatos de problemas de correias na audi ?
 
fogo... no meu o "prazo" é bem mais inferior, mas sao motores diferentes.
está atento ao som do motor. caso seja necessário mudar mais cedo, ela "avisa" ;)
 
Jovem, arriscaste um bocadinho no Honda, sugiro que não tentes a mesma sorte com este...

Quando o fabricante fala em 8 anos ou 120 mil km, é para trocares quando uma ou outra acontecer, se fizeres os 120 mil km num ano tens de mudar a correia na mesma.

Pela logica que usaste no Honda, se durante 20 anos não fizeres 120 mil km, nunca mudas a correia...
 
a minha tinha 5 anos e 100 mil e eu prefri trocar, mas cada um tem a sua opiniao e modo de fazer contas
 
Eu estava a pensar em cumprir sempre os 8 anos, nunca guiar-me só pela quilometragem.

Aliás, no Honda foi por desconhecimento do limite de tempo, não foi de propósito.

No entanto, a correia do honda até estava bastante boa.

Neste vou pedir agora para darem uma olhadela e ver o estado actual dela e decidir a partir daí.

Se bem que trocar com 5 anos não sei se não será mandar dinheiro fora.

Deveria aguentar os 8 anos e daí a minha pergunta.
 
ora ai e que esta, deveria, mas como a garantia ja acabou se acontesser alguma coisa e por minha conta e risco eu preferi nao arriscar a trocar agora em vez de aguardar + algum tempo, e claro que houve tambem outro tip de incentivo, mas ja nao e para aqui chamado :)
 
bem eu tíve um problema com as correias. tipo o meu audi quando me partiu a correia tinha 88000km e tinha quase 8 anos. se nao quiseres ficar com o carro metido na oficina uma semana, segue tudo à risca :) eu pelo menos agora faço assim.
 
PedroMachado disse:
bem eu tíve um problema com as correias. tipo o meu audi quando me partiu a correia tinha 88000km e tinha quase 8 anos. se nao quiseres ficar com o carro metido na oficina uma semana, segue tudo à risca :) eu pelo menos agora faço assim.

Como eu disse, eu vou mandar verificar.

No entanto, se a correia não aguenta os 8 anos ou 120.000 kms que o fabricante diz, então o fabricante não sabe o que faz.

Nesse aspecto os japoneses vão anos-luz à frente, dado que dão intervalos bastante conservadores face ao que na realidade dura.
 
rca33 disse:
C
E a tua dizia que durava 8 anos, ou dizia 5 e tu esticaste até aos 8 ?

omo eu disse, eu vou mandar verificar.

No entanto, se a correia não aguenta os 8 anos ou 120.000 kms que o fabricante diz, então o fabricante não sabe o que faz.

Nesse aspecto os japoneses vão anos-luz à frente, dado que dão intervalos bastante conservadores face ao que na realidade dura.
 
rca33 disse:
Como eu disse, eu vou mandar verificar.

No entanto, se a correia não aguenta os 8 anos ou 120.000 kms que o fabricante diz, então o fabricante não sabe o que faz.

Nesse aspecto os japoneses vão anos-luz à frente, dado que dão intervalos bastante conservadores face ao que na realidade dura.

O fabricante não sabe ao certo o esforços a que o motor é sujeito, por isso os 8 anos são (a meu ver) excessivos para uma correia de borracha.

Mas aqui levanta-se outra questão que vai além do que está no manual, que são as oficinas da marca.

É muito frequente (pelo menos das concessões que conheço) os chefes de oficina ou mesmo o recepcionista alertar o proprietário que deverá mudar a correia na revisão dos 5 anos, tenha os quilómetros que tiver (normalmente até antes dos 90.000km).

Ou seja se mantiveres o carro numa concessão da marca, muito dificilmente te deixam passar dos 5 anos, por isso a questão dos 8 anos são na realidade para inglês ver.

No teu caso, não tendo bases para pedir satisfações a ninguém, eu não passaria muito dos 5 anos.

Os japoneses usam materiais (correias) semelhantes. Tal como te disse, tenho um amigo com um Honda igual ao teu e na revisão dos 90.000km (teria uns 5 anos) mudaram-lhe a distribuição, pois foi aconselhado a isso.

E a utilização conta muito. ;)
 
nao se esqueçam que o carro ligado a aquecer ou parado no transito e noutras situaçoes apesar de o carro nao estar a contar os quilometros, a correia tem o seu desgaste.
 
Back
Top