Cruise control para Q5

Boas, como o titulo indica, preciso de alguma informação detalhada sobre a instalação de um cruise control para um Q5 de 2009. O mesmo tem comandos do radio no volante. Sei que preciso de uma manete, abrir o rasgo na copa por tras do volante, e configurar com o vagcom.

Preciso mesmo é de saber se é necessario algo mais a nivel de material, quais os part number dos componentes compativeis e um resumo da instalaçao. Agradeço a ajuda.

Já agora, se alguem vender a manete que necessito que apite.

Last edited:
Isso de instalar só a manete e / ou SMLS como lego, já acabou há alguns anos...

No Q5 e noutros modelos novos é preciso mudar todo o kit completo da electronica de direcção.
Para isso é preciso saber que extras leva instalado para procurar um kit compativel (se tem assistente de máximos ou não, se tem CCS ou ACC, MF, Tiptronic, se leva esguicho LV atras, se tem FIS - aka CB), etc, etc) e da conjugação de todos estes extras existe uma infinidade de part-numbers únicos.

Ao contrário do que acontecia anteriormente não se pode retirar e colocar uma manete seja dos piscas e máximos, seja dos limpa vidros ou cruise control, porque agora é todo um conjunto de peça única.

A única parte que é destacável é o anel de direcção e smls que agora são apenas 1 unica peça / PN, e que também dependem dos extras.

O Q5 é de março de 2009 e li por ai que bastava mudar a manete (conjunto completo, apenas uma peça) e configurar, mas como não possuo certezas...

Não me recordo, mas foi num forum inglês.
Nota que apenas precisava de cruise control simples, não o adaptive CC.

Sim, mas do ACC nem se fala, é preciso instalar radar no pára-choques e etc....

Agora quanto ao CCS (simples) apenas ser só a manete, é mentira.

Estas redondamente enganado amigo, o ACC é complicado de instalar, mas CC simples é tao simples quanto meter Manete, tampa inferior nova e programar, tao simples quanto isso.

Um Exemplo: Genuine Audi Cruise Control Kit - A4 B8, A5 & Q5 | eBay

Errado.

A foto desse anunçio é enganadora. Para Q5 e por exemplo B8, não é apenas a manete.. Vem tudo agarrado... CC + anel + smls etc etc etc..

EDIT: Basta veres o preço que pedem pela " manete" : 202 Libras!!!!

Estas redondamente enganado amigo, o ACC é complicado de instalar, mas CC simples é tao simples quanto meter Manete, tampa inferior nova e programar, tao simples quanto isso.

Um Exemplo: Genuine Audi Cruise Control Kit - A4 B8, A5 & Q5 | eBay

Se calhar não estou tão redondamente enganado assim....

Ora vamos lá ler bem e interpretar bem em inglês:
"Kit includes new stalks with extra cruise stalk and new lower column trim"

O kit inclui novas manetes com uma manete extra de cruise control e uma nova cobertura inferior da coluna de direcção.

para mim é dizer o mesmo que eu disse acima, é substituir todo o kit por outro que contenha a manete de cruise control.

Mas se subsistirem as duvidas é questão de perguntarem ao vendedor e obter a resposta.

Se calhar não estou tão redondamente enganado assim....

Ora vamos lá ler bem e interpretar bem em inglês:
"Kit includes new stalks with extra cruise stalk and new lower column trim"

O kit inclui novas manetes com uma manete extra de cruise control e uma nova cobertura inferior da coluna de direcção.

para mim é dizer o mesmo que eu disse acima, é substituir todo o kit por outro que contenha a manete de cruise control.

Mas se subsistirem as duvidas é questão de perguntarem ao vendedor e obter a resposta.

O quero dizer é que é igualmente facil colocar CC normal no Q, ou seja, comprando aquele kit por exemplo é instalar e configurar, nao difere assim tanto dos antigos quanto isso, agora mais caro é, mas é simples

O quero dizer é que é igualmente facil colocar CC normal no Q, ou seja, comprando aquele kit por exemplo é instalar e configurar, nao difere assim tanto dos antigos quanto isso, agora mais caro é, mas é simples

Não é essa a questão da dificuldade, o que é dificil para uns é facil para outros.....

A questão começou por: "...se alguem vender a manete que necessito que apite."
E a manete não se vende e instala sozinha, tal como expliquei.

Depois vieste tu dizer categoricamente "que eu estava redondamente enganado" (quando me parece que não estava) e até acrescentaste:
"mas CC simples é tao simples quanto meter Manete, tampa inferior nova e programar, tao simples quanto isso."
e por isso volto a dizer de novo, não é meter manete...é meter o kit todo!

Agora a questão:

Comprando o kit completo de manetes...

É só instalar e programar?

Ou tem de se mudar anel do volante e SMLS?

Back