cuidar dos travões

* Os travões precisam de uma rodagem. Durante os primeiros 250 km é necessário utilizá-los de forma suave, para que as pastilhas assentem nos discos de forma perfeita.
* A avaria mais frequente nas pastilhas é a cristalização, um efeito associado à sua utilização a altas temperaturas, produzidas durantes descidas muito longas ou em condução desportiva. A temperatura faz com que o composto orgânico da pastilha se queime e se crie uma película fina na zona onde contactam com os discos. Se as pastilhas forem de qualidade, após cerca de 100 travagens é possivel que esta película desapareça. Quando as pastilhas cristalizam o pedal de travão fica muito duro.
* Os dicos de travão empenam quando trabalham a uma temperatura muito elevada e não são refrigerados de forma adequada. Quando empenam surgem vibrações ao travar, especialmente a alta velocidade. A solução é substituir os discos.
* Quando substituir os discos substitua sempre as pastilhas para que que os coeficientes de fricção não variem.
* A vantagem dos discos face aos tambores é a sua melhor capacidade de refrigeração, pois os elementos de fricção estão em contacto mais directo com a atmosfera.


Avarias mais frequentes

* Curso do pedal longo :arrow: provavelmente existem fugas de liquido no circuito ou este absorveu demasiada água. É possivel qua as pastilhas estejam muito gastas.
* Pedal esponjoso :arrow: provalvelmente existe ar no sistema ou o liquido está em más condições. Pode ainda ser possivel que uma pinça esteja gripada.
* Pisar com força para travar :arrow: as pastilhas podem estar cristalizadas ou estarem envolvidas por uma película de óleo.
* Vibrações ao travar »» podem ocorrer por imperfeições de origem na superficie do disco.
* Ruídos ao travar :arrow: podem dever-se a uma lâmina anti-ruido dobrada ou a particulas de pó na pastilha.
* Quando estão quentes não respondem (fading) :arrow: pastilhas de má qualidade, discos desgastados ou contacto deficiente entre os discos e as pastilhas.
* Ao travar o carro oscila :arrow: as pastilhas podem estar envolvidas por óleo ou cristalizadas. Pode dever-se ainda a problemas na direcção, amortecedores ou pneus.


Espero que esta informação nos seja útil :)
 
Boas, obrigado pelas explicaçoes q certamente sao uteis e interessantes mas ja q tamos a falar de travoes noto q ultimamente os meus travoes andam mais sensiveis do q o normal. Será "defeito"? O carro vaio pras minhas maos com 45 mil km's, ta com 65 mil mas n sei se levou pastilhas novas na altura. Kal a vida util recomendada de um jogo de pastilhas?
Abroço e Thx.
Boas curvas.
 
Pedal afunda-se na primeira travagem :)

Já agora, aproveito para lançar o tópico sobre o "meu" problema de travagem.

Já fui a 2 mecânicos, substituiu-se a bomba de travões, não há fugas de óleo, mas na primeira travagem o pedal afunda, afunda, afunda e continua a afundar.... se retirar o pé rapidamente e fizer uma segunda travagem imediata aquilo trava e bem :D

Ou seja, apenas na primeira travagem o pedal afunda-se e nas consequentes não se afunda mais. O efeito do afundanço aparece de novo na 1ª travagem passados 100-200m.

Tem uma curiosidade interessante, se por acaso na primeira travagem apanho um buraco na estrada, ou piso escorregadio, o ABS entra em acção e o pedal fica duro imediatamente, não se afundando mais...

Alguém sabe qual será o problema? Visto que é mais uma variante a acrescentar à lista que eu desconheço...
 
nunobett, ja vi varias pessoas com esse problema.. pode ser de varias coisas.. o dificil é descobrir...

sensores de ABS
bomba de ABS
controlador de bomba do ABS
bomba do servo freio

algumas pessoas tiveram problemas com os sensores depois de rebaixarem o carro, n sei se o teu ta rebaixado...
 
Pois, o problema é não ter tanto tantos carros como computadores, para poder ir trocando as pecas até ver o que falha :),

mas essa da bomba do servo freio faz-me lembrar que efectivamente na 1ª travagem, quando o pedal afunda, o carro enpina muito mais para a frente do que na 2,3,4ª travagem, axo vou pedir para começarem por aí, boa ideia :D
 
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