Dash Cam

Olha que não. Uma coisa é gravar o teu percurso casualmente. Outra, é fazeres video vigilância. A lei ę clara sobre isso.
Uso dashcam ha mais de 8 anos. Recentemente , debati essa questão numa formação. Podes gravar casualmente e apenas para ti, mas não podes fazer video vigilância, e muito menos guardar qualquer uma dessas gravações .

Agora mudando para outra questão:
Estás a procura de dashcams erradas.
Se queres gastar pouco, e ter qualidade, optas entre uma viofo a119c ou uma mobius 2. Sempre dashcams sem luz de infravermelhos para nao ter reflexos nos vidros.

Se pretendes gravar com o carro parado, terá de ser num espaço totalmente privado (apenas do teu acesso) e sem apanhar áreas fora do teu dominio. Tens de comprar uma bateria auxiliar com proteção de bateria. Ou seja, tem uma bateria a trabalhar com a do carro, mas chegando abaixo de 11 6v, a dashcam é desligada. Tambem precisas de pelo menos um cartão de 32gb e motion detection, para poderes gravar tudo numa noite. Mas como ja disse, video vigilância é proibida, por isso se alguem se queixar, estás por tua conta.
E com este comentario, tudo explicado.
 
E com este comentario, tudo explicado.
Mas é uma pena ser assim, às vezes os acidentes acontecem de uma forma inexplicável em que os carros ficam num local diferente do embate. Umas vezes sem o condutor ter esse objetivo mas outras vezes, muitos tiram os carros do sítio propositadamente. Já para não falar nas motas. Já tive um acidente e o que me safou foram as testemunhas que viram o embate, de outra forma teriam sido 3 meses de muletas e uma mota para a sucata, sem receber nenhum.
 
Mas é uma pena ser assim, às vezes os acidentes acontecem de uma forma inexplicável em que os carros ficam num local diferente do embate. Umas vezes sem o condutor ter esse objetivo mas outras vezes, muitos tiram os carros do sítio propositadamente. Já para não falar nas motas. Já tive um acidente e o que me safou foram as testemunhas que viram o embate, de outra forma teriam sido 3 meses de muletas e uma mota para a sucata, sem receber nenhum.
Eu disse gravar o percurso casualmente, tudo ok. Fazer video vigilância é que não.
Depois, as provas em video, apenas são válidas com a aprovação de um juiz, caso contrario, são ilegais. Mas como ja me aconteceu, serviu para mostrar nos seguros o sucedido e me ilibar de culpa.
Mas ja percebi que a malta faz muita confusão nas regras das dashcams.
 
Obrigado pelos esclarecimentos.. Eu entendo e tenho noçao da lei.. E agradeço os avisos..
Mas reparem numa coisa.. Eu se guardasse o carro dentro de casa, nao necessitava de uma camara. Isto aconteceu a porta de minha casa.. Riscaram-me porta e painel.. Estao ali 150 euros em pintura.
Existem camaras de vigilancia, em moradias, em que estao a apontar para os portoes, apanham um pouco da rua talvez, mas o foco é o portão. Se calhar faço algo do genero, coloco uma camara a apontar unica e exclusivamente para o carro. Mas uma coisa garanto, a proxima vez que isto voltar a acontecer o sujeito nao se vai ficar a rir.
É muito bonito e entendo os avisos sobre a legalidade das coisas e agradeço, mas nao ando a trabalhar para pintar o carro sempre que um fdp mo riscar.
 
Obrigado pelos esclarecimentos.. Eu entendo e tenho noçao da lei.. E agradeço os avisos..
Mas reparem numa coisa.. Eu se guardasse o carro dentro de casa, nao necessitava de uma camara. Isto aconteceu a porta de minha casa.. Riscaram-me porta e painel.. Estao ali 150 euros em pintura.
Existem camaras de vigilancia, em moradias, em que estao a apontar para os portoes, apanham um pouco da rua talvez, mas o foco é o portão. Se calhar faço algo do genero, coloco uma camara a apontar unica e exclusivamente para o carro. Mas uma coisa garanto, a proxima vez que isto voltar a acontecer o sujeito nao se vai ficar a rir.
É muito bonito e entendo os avisos sobre a legalidade das coisas e agradeço, mas nao ando a trabalhar para pintar o carro sempre que um fdp mo riscar.
Ok. E supõe que até apanhas o gajo a riscar-te o carro, através das filmagens. E fazes o quê? Vais ameaçá-lo de que tens filmagens (ilegais) a comprovar? Vais levar a as filmagens à polícia? Vais desancar o gajo e arriscas-te a queixa na mesma e ficas com o prejuízo à mesma?
Tudo o que dizes é no sentido da justiça e eu compreendo mesmo, pois já me aconteceu numa noite espetarem-me 2 parafusos em pneus de 2 carros meus.
Mas tens que pensar mais com a cabeça do que com o coraçâo sobre se esse teu plano compensa e te vai levar a algum lado.
É que, com uma queixa contra ti ou uma multa por gravação ilegal e vigilância privada ilegal, sai-te bem (mas bem!) mais caro que uma pintura completa ao carro.
 
É uma questão de tempo, até que seja permitido o uso de cameras instaladas em dispositivos/ locais que se justifique e no carro é um deles. Tem haver com a nossa segurança e com a dos outros. Já fui ameaçado à porta de casa e a minha camera que está virada para o interior do meu pátio serviu, neste caso, o som, para por o tipo em sentido. Se aquilo desse para o torto, os tribunais é que iriam decidir se fazia prova em tribunal ou não. Não é por acaso que quando há problemas de ordem publica, a policia anda à procura de cameras instaladas nas casas que “por acaso” até possam ter captado som ou imagem do ocorrido. Por isso, é uma questão de princípio, no mínimo para identificar e conseguir provas posteriores.
 
É complicada a legislação..
Uma pessoa nao tem como se proteger..
Pinto o carro e a seguir vao-mo riscar outra vez. Ha gente que nao tá bem com os cornos, falando português correcto. E safam-se quase sempre.
Eu tenho visto algumas camaras, a viofo que o madlima29 falou parece interessante.. Mas vi uma da Thinkware, que tem um parking mode.. Com buffer.
Basicamente fica a gravar em loops com um buffer de 5 segundos.. Quando o sensor sente algo mostra os 5 segundos antes de algum impacto minimo, e claro os segundos subsequentes.. Será que este parking mode se adequa na legislacao.. Visto que só "activa", só grava se algo ou alguem for mexer no carro?
 
É complicada a legislação..
Uma pessoa nao tem como se proteger..
Pinto o carro e a seguir vao-mo riscar outra vez. Ha gente que nao tá bem com os cornos, falando português correcto. E safam-se quase sempre.
Eu tenho visto algumas camaras, a viofo que o madlima29 falou parece interessante.. Mas vi uma da Thinkware, que tem um parking mode.. Com buffer.
Basicamente fica a gravar em loops com um buffer de 5 segundos.. Quando o sensor sente algo mostra os 5 segundos antes de algum impacto minimo, e claro os segundos subsequentes.. Será que este parking mode se adequa na legislacao.. Visto que só "activa", só grava se algo ou alguem for mexer no carro?
É vigilância privada na mesma, não pode...
De facto, é uma legislação "apertada".
Assim muito sucintamente: tudo o que seja para filmar a via pública ou individualidades com o objetivo de segurança ou prevenção, é ilegal.
 
É um assunto muito sensível e obriga a que não se deixem levar pela emoção.

Relativamente à lei em si, aparentemente é ilegal neste momento.
Nota curiosa, até os Tesla que trazem cameras de fábrica circulam ilegalmente no nosso país apesar de estarem homologados para circular por cá. Vá-se lá entender estas politicas...

Link: CNPD diz que câmaras nos automóveis são ilegais
Os Teslas não estão ilegais.
Não há nada que proíba de teres lá uma câmera. Filmar a via pública é que é ilegal.
Mas se a CNPD diz que são ilegais, há por aí muito ilegal. Os ciclistas então é mato.
 
Nao entendo..
Lembram-se da ha uns anos, um miudo ter sofrido bullying pelos colegas e um deles ter gravado e metido o video na net? E foi o video que serviu de prova? E foi na via publica que aquilo se passou.. Nao se percebe.
 
Nao entendo..
Lembram-se da ha uns anos, um miudo ter sofrido bullying pelos colegas e um deles ter gravado e metido o video na net? E foi o video que serviu de prova? E foi na via publica que aquilo se passou.. Nao se percebe.
Excepcionalmente, um juiz pode considerar válidas as filmagens, caso o crime justifique.
Mas só pode considerar válidas para instrução do processo (identificação de suspeitos p.e.) e nunca para servir como prova para acusação ou condenação dos factos constantes nas imagens.
Mas só mesmo em casos em que o crime justifique e tem que ter parecer positivo do Procurador-Geral da República e as imagems têm que ser sujeitas a análise na sua veracidade e integridade pelo Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.
 
Mas só pode considerar válidas para instrução do processo (identificação de suspeitos p.e.) e nunca para servir como prova para acusação ou condenação dos factos constantes nas imagens.

Penso que em todo o caso dará para contornar a situação.
Não apresentas as filmagens, usas testemunhas oculares. Calculo que seja irrelevante a forma como a testemunha presenciou o crime.
O lesado, em possa das filmagens, partilha-as com determinados indivíduos que poderão dessa forma testemunhar em tribunal em seu favor.
 
Então mas filmar um crime é a mesma coisa que filmar a via pública só porque sim? Legalmente é punível, e moralmente?

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk
 
Penso que em todo o caso dará para contornar a situação.
Não apresentas as filmagens, usas testemunhas oculares. Calculo que seja irrelevante a forma como a testemunha presenciou o crime.
O lesado, em possa das filmagens, partilha-as com determinados indivíduos que poderão dessa forma testemunhar em tribunal em seu favor.
Isso é uma barbaridade em termos legais.
Nesta caso em específico, uma testemunha só adquiriria essa qualidade, se presenciasse in loco os factos praticados.
 
Back
Top