Desaparece água....

Boas, parece que chegou a minha vez....
O meu carro 1.9 TDI AGR começou a desaparecer a água do vaso de expansão, nunca foi preciso acrescentar agua nenhuma ao circuito até que a um mês para cá reparei que o nivel estava baixo meti ao nivel e desde ai tem vindo a baixar varias vezes...
A ultima vez que meti água foi no sabado e fiz perto de 200km até que hoje acendeu a luz de nivel baixo, meti cerca de meio litro e ficou a nivel....
Não noto fugas nos tubos.... Tenho andado com a soufage ligada ligada no HI (mas também não noto agua dentro do carro), os tubos não ganham pressao (tem a mesma que tinha anteriormente), as temperaturas do motor tambem estão dentro do normal, Por vezes noto um cheiro ao G12 vindo do compartimento do motor:eek:.
Tenho um tubo de agua unido com uma uniao (aquele que vai ao vaso de expansao), porque rebentou devido a fuga na bomba injectora. mas tambem não noto humidade nesse local.

Alguém sabe qual poderá ser a causa?
Junta da cabeça?:'(
 
Apontava para a radiador da soufagem com fuga. Ja tive esse problema e o habitaculo esteve sempre seco, notava era esse tal cheiro a g12 no interior, e claro o anticongelante a descer. Verifica !
 
Tbm tenho esse problema em motor AFN 1.9 tdi :D desaprece G12 mas ja tapei as supostas fugas e ainda continua loool mas agora nas ultimas duas semanas nao tem perdido nada :eek: e fiz 1500km
 
Se ela desaparece e não se vé no chão ou no motor das 2 uma ou tens a junta da cabeça (ou cabeça estalada, como acontece nos 2.0 TDI) queimada ou tens o permutador de Agua-Oleo roto e a agua passa para o óleo (Neste caso deveriam aparecer umas marcas de óleo na agua penso eu)

Aqui em casa ja andaram 2 AFN o da minha B5 que tem 230 mil e de um Golf 3 com 148 mil km...Nenhum bebe agua...
 
Ena tantos bitaites...

Em vez de dares a ouvidos a mecanicos a distancia...

Faz um teste de pressão!...
 
Eu no meu já fiz e a pressão é a normal e não perde pressão Lol por isso deve ser da bomba de agua pois de resto não vejo fugas
 
Verifica junto ao bloco o estado da falange de plástico que alberga a válvula de temperatura, localizada por cima dos injetores, entre a cabeça e tampa das válvulas - essa peça costuma estalar, e é barata, e troca-se em 10 min.
 
Colocar o circuito à pressão, tal como já foi aqui sugerido, é uma das medidas de despiste a fazer (não sei se já foi feito ou não), mas também não chega!

É que a quente os mesmos materiais podem dilatar / contrair, originando folgas que por vezes resultam em fugas invisíveis quando a viatura está parada...e fria ;), ou seja: a quente também deverá ser feito o mesmo teste, para se poder efetuar convenientemente o despiste ;)
 
Obrigado a todos pelas Dicas...
Tive agora a reparar e da parte de tras do vaso de expansão esta com bastante humidade.... e reparei também que de ontem para hoje com o carro parado o nivel de água também baixou um pouco, o que me leva a querer que o problema seja daí. No fim de semana a ser se tiro o vaso para ver se noto alguma coisa e faço um teste de pressão ao circuito.
 
Boas... Tirei a protecção inferior do motor a a protecção da correia de distribuição e tenho agua lá dentro.... O que me leva a querer que tenha sido o vedante da bomba de água que entregou a alma ao criador...
 
A minha perdia agua pelo vaso de expansão, pela válvula de pressão.
Depois de andar os tubos da agua ficavam bastante rijos, com pressão.

O problema era a cabeça "comida" pela agua, foi rectificada e a junta trocada.
Agora está como nova
 
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