Diário de Bordo A3 Sportback 30 TFSI

Tópico em 'A3 / S3 / RS3' iniciado por dtv, 9 Jan 2021.

  1. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    19 373
    Gostos Recebidos:
    7 471
    Michelin pilot. E podes correr e saltar, que nada é tão bom de média geral. Além de que são demais adequados aos carros alemães por causa dos ângulos direcionais. E sempre duram mais um pouco.
     
  2. Robb

    Robb

    Desde:
    20 Set 2015
    Mensagens:
    520
    Gostos Recebidos:
    80
    Excelente durabilidade num carro com tração dianteira. Mas cada vez sou mais da opinião que nada bate um carro de tração traseira no que toca ao desgaste dos componentes.

    A Michelin tem me surpreendido pela negativa. Os primacy 4 (jante 17) que vieram de origem com o Mini F55 (2019) estavam se a desfazer e mal chegaram aos 30.000kms no eixo dianteiro. Os do eixo traseiro ainda que pareçam estar vidrados, passaram para o eixo dianteiro dado que têm imenso piso para gastar e no para o seu lugar foram 2 Goodyear eagle f1 asymmetric. Mesmo sendo instalados no eixo traseiro, a aderência e estabilidade do carro melhoraram imenso.

    A Michelin é muito boa mas só quando os pneus são novos. A meio da sua vida útil parece que “vidram” e acabam por ficar uma porcaria.

    No F20 tenho 4 Goodyear Efficient Grip performance 2 e não estou muito satisfeito. A parede dos pneus é demasiado mole pelo que em curva o carro adorna demasiado. Em piso molhado, se carregar com demasiado vigor no acelerador numa recuperação em primeira ou segunda velocidade, o carro patina mesmo sendo um 114d.
    E recordas-te de eu me queixar que a direção era meio estranha? Pois bem, era mesmo uma questão de hábito mas também percebi que os pneus não suportam bem as mudanças de inclinação do pavimento em vias rápidas e AE’s daí a tal insegurança que sentia e por vezes sentido.
    Gosto imenso das jantes de 16 que o carro tem mas não sei bem o que fazer para resolver esta situação. Gostava de colocar jantes de 17 ou até mesmo de 18 mas depois tenho receio do carro perder performance em excesso. Será que uma versão XL resolve o problema nas jantes de 16?

    A propósito, o que tens achado do motor do Audi? E sabes de me indicar se é de corrente ou de correia de distribuição?
     
  3. claudlopes

    claudlopes

    Desde:
    20 Out 2021
    Mensagens:
    84
    Gostos Recebidos:
    19
    Sentes insegurança em AE? Pessoalmente fiz alguns Kms (apenas 3 km no total) e nunca senti insegurança, seja em curva ou chuva. Também tenho jantes de 16 com pneus de origem
     
  4. JOSE JUSTINO

    JOSE JUSTINO

    Desde:
    12 Fev 2010
    Mensagens:
    451
    Gostos Recebidos:
    86
    uma comparativa para teres uma ideia
     
    madlima29 gostou disto.
  5. Robb

    Robb

    Desde:
    20 Set 2015
    Mensagens:
    520
    Gostos Recebidos:
    80
    Sim. Não por parte do carro mas sim por parte dos pneus. Tornam a direção meio "bamba" especialmente com tempo chuvoso, como se tivesse folga (não tem, já confirmei). Esta sensação é praticamente nula quando coloco o carro em Sport.

    Recordo-me de uma viagem que fiz até Fátima em que o tempo estava bastante chuvoso e ventoso. Assim que entrei na A1 tive que colocar o carro em modo Sport para a direção ficar pesada. Simplesmente não conseguia manter o carro em linha reta sem ter de estar sempre a corrigir a trajetória além de o carro estar super instável. A partir do momento em que pus em modo Sport o decorrer da viagem foi fantástico tal como o carro sempre me habitou. E destaco o facto de ter andado a velocidades um pouco elevadas para piso molhado (ordem dos 150/160) e o carro portou-se de forma fenomenal! Em piso seco, o efeito de direção "bamba" nunca aconteceu do que me recordo.

    Outra experiência que fiz recentemente foi por mais pressão do que a recomendada para ver se o efeito "barco" desaparecia. Efetivamente desapareceu mas o carro ficou muito instável em AE, mesmo em modo Sport. Coloquei de novo a pressão recomendada e ficou impecável a nível de estabilidade mas de novo com o efeito "barco". :(
     
    claudlopes gostou disto.
  6. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    19 373
    Gostos Recebidos:
    7 471
    Uso Michelin há anos e nunca tive desses problemas. Apenas uma vez ovalizou 1 pneu primacy4. De resto, nunca tive qualquer problema dos que referes.
    Os Michelin são os que sempre me duraram mais em qualquer carro que tive.
    Não são os que mais aderem (Gama energy e primacy) mas mais que suficientes e bons seja em chuva ou não.
    Vidrar, desfazer ou qualquer outra coisa marada, nunca tive.
    E recomendo sempre que possível pedir o extra XL reforçado. São geralmente apenas mais caros 5€ cada um, nas vale pela resistência.
     
    Last edited: 23 Jun 2022
  7. Iceman

    Iceman

    Desde:
    1 Set 2012
    Mensagens:
    693
    Gostos Recebidos:
    236
    Boas
    Pela minha parte goodyear
    Usei eagle f1 asymetrico e é um pneu espetacular e não tão macio como a michelin agora ando com os supersport e gosto bastante
    Mas tenho a pouco tempo
    E sim sempre xl
     
  8. Robb

    Robb

    Desde:
    20 Set 2015
    Mensagens:
    520
    Gostos Recebidos:
    80
    Também costumavam ser os pneus de eleição dos meus pais mas entretanto investigaram melhor o mercado e perceberam que existem melhores opções por preços mais em conta.

    Duram tanto porque vidram. Para teres uma ideia, o A3 veio de fabrica com primacy hp e os do eixo traseiro rodaram 90.000kms ou 120.000kms (Tenho quase a certeza que foi a última opção) e ainda tinham rasto acima do limite legal e menos de 5 anos. Escusado será dizer que já mal agarravam. Mesmo os do Mini com 2 anos e 20.000kms, tornavam o carro uma bailaria em AE com chuva. Até mesmo na A8 que tem aquele alcatrão de maior aderência.

    Em comentário com o pessoal das casas de pneus que frequento, a resposta é sempre a mesma: Michelin é excelente nos primeiros kms/anos mas quando chega a meio da vida útil estão prontos para o lixo. Com isto não digo que não volte a utilizar michelin mas por enquanto vou explorar outras marcas disponíveis no mercado.

    Até então pensava que a versão XL não era adequada para as medidas de pneus comuns mas pelo que tenho vindo a perceber e pelo que também referes, não é bem assim. A partir de agora passo a colocar em todos os carros a versão XL.
     
  9. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    19 373
    Gostos Recebidos:
    7 471
    Isso de vidrar é uma grande novidade. E nunca vi pneus destes assim, bem sequer usados. Estranhissimo. E perder a sua aderência quando começa a ficar gasto, ainda mais estranho, visto a subcamadas ser mais macia do que a exterior . Nada do que dizes confere em nada dos Michelin que já usei na vida. Mas, são opiniões.
     
  10. dtv

    dtv

    Desde:
    1 Jan 2021
    Mensagens:
    138
    Gostos Recebidos:
    13
    Não tenho essa percepção e no geral já não será tanto assim.

    Neste teste

    https://www.evo.co.uk/tyre-reviews/18309/best-car-tyres-evo-performance-tyre-test

    Os Pilot não vencem nenhum dos testes parcelares e no final ficam classificados apenas em 5o lugar.

    Mas atenção. Os pilot Sport 4 estão para ser substituídos e já não estão tão fortes como a concorrência em que a Pirelli e a Bridgestone já lançaram os seus pneus de nova geração. Quando sair os Pilot Sport 5, a Michelin pode voltar a ser referência, como já foi, quando os 4 foram lançados.

    A minha escolha no caso do Audi, vai recair nos Pirelli ou nos novos Potenza Sport que têm dado muito bons indicadores.

    Os Michelin serão porventura os melhores em durabilidade (de entre os pneus desportivos) mas isso não é um factor que eu valorize na minha escolha.

    Mas atenção que globalmente tenho muito bom Feedback e gosto da marca Michelin. Já usei os míticos pneus Pilot Sport SX (já não se vendem ou pelo menos já não são produzidos. Online ainda pode haver à venda, não sei) e que foram os melhores pneus que já usei até hoje. Eram caríssimos também. Quase 200€/pneu. Em jante de 15”…..
     
    Last edited: 27 Jun 2022
  11. dtv

    dtv

    Desde:
    1 Jan 2021
    Mensagens:
    138
    Gostos Recebidos:
    13
    Também gosto muito dos Eagle F1. Já usei os assymetric 3 e assymetric 5 e gostei.

    Não encontrei à venda na medida 205/55 R16 senão tinha colocado Eagle F1.
     
  12. dtv

    dtv

    Desde:
    1 Jan 2021
    Mensagens:
    138
    Gostos Recebidos:
    13
    Obrigado. Não foi má média mas na Skoda fiz 60 mil kms e a Skoda patina muito mais vezes as rodas em aceleração forte (às vezes em 2a velocidade).

    Mas 40 mil kms está bom e adequado. Não me parece que estes pneus (Turanza) de origem sejam os de maior durabilidade.

    No série 1, achei que combinava muito bem com os Bridgestone Potenza (usei 4 RE002 adrenalin e mais tarde 4 RE050 - sempre 4 pneus iguais de cada vez e casa muito bem com a configuração e afinação do série 1 em curva). Tens de experimentar.

    Sobre o Audi, excelente resposta de motor. Desde baixa rotação, muito confortável em quase todas as mudanças. A 5a e 6a são mudanças quase só para AE, claro, mas estou muito satisfeito. Por comparação, é muito mais agradável de utilizar e responde muito melhor desde baixas do que quer o 1.6 tdi da Skoda quer o N47D16 do bmw.

    Consumos médios estabilizados em 6,4-6,5. Tou satisfeito.

    A corrente ainda não confirmei mas tou convencido que é Correia de distribuição e não corrente. Vou confirmar isso e digo-te durante a semana.
     
    Last edited: 2 Jul 2022
  13. dtv

    dtv

    Desde:
    1 Jan 2021
    Mensagens:
    138
    Gostos Recebidos:
    13
    [​IMG]

    40.000 kms atingidos.

    Novos pneus respondem bem. E poderão até ser hipótese na próxima troca e fico com 4 iguais.

    Logo vejo.

    Troquei as pilhas dos dois comandos. Portanto para já tudo ok.

    Próxima revisão vou antecipar para os 20 mil kms após a anterior, o que neste caso ocorrerá por volta dos 47 mil kms.

    Satisfeito com carro. Desapontado pela Audi não me arranjar opção de colocar retrovisores rebatíveis ou de espelho retrovisor interior com anti-encadeamento automático (disse-lhes abertamente que não teria qq problema em gastar 2 a 3 mil euros no processo e nem assim) (depois venderia os retrovisores originais e esperava recuperar pelo menos 500€). Vou questionar o concessionário de Aveiro e o do Porto e logo vemos.

    Se souberem de algum sítio que oferece estes serviços, agradeço.

    Para já as únicas coisas que alterava.
    As jantes ficará para mais tarde. E até os vidros escurecidos atrás, que em tempos considerei, não acho determinante e até nesta foto abaixo (mas deverá ser ilusão de ótica) os vidros traseiros parecem mais escuros que os dianteiros.


    [​IMG]
     
  14. dtv

    dtv

    Desde:
    1 Jan 2021
    Mensagens:
    138
    Gostos Recebidos:
    13
    Ah e confirma-se que a distribuição é Correia neste motor.

    Na próxima revisão, vou confirmar o intervalo da troca, mas deve ser os 120-150 mil kms.
     
    claudlopes gostou disto.
  15. Iceman

    Iceman

    Desde:
    1 Set 2012
    Mensagens:
    693
    Gostos Recebidos:
    236
    Boas na vag.fr
    Tens o material e explicação de como se faz
    E se não fores bom a fazer tens sempre o user do forum que podes falar a ver se te pode ajudar
     

Partilhar esta página