Diário de Bordo A3 Sportback 30 TFSI

Tópico em 'A3 / S3 / RS3' iniciado por dtv, 9 Jan 2021.

  1. madlima29

    madlima29

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    Michelin pilot. E podes correr e saltar, que nada é tão bom de média geral. Além de que são demais adequados aos carros alemães por causa dos ângulos direcionais. E sempre duram mais um pouco.
     
  2. Robb

    Robb

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    Excelente durabilidade num carro com tração dianteira. Mas cada vez sou mais da opinião que nada bate um carro de tração traseira no que toca ao desgaste dos componentes.

    A Michelin tem me surpreendido pela negativa. Os primacy 4 (jante 17) que vieram de origem com o Mini F55 (2019) estavam se a desfazer e mal chegaram aos 30.000kms no eixo dianteiro. Os do eixo traseiro ainda que pareçam estar vidrados, passaram para o eixo dianteiro dado que têm imenso piso para gastar e no para o seu lugar foram 2 Goodyear eagle f1 asymmetric. Mesmo sendo instalados no eixo traseiro, a aderência e estabilidade do carro melhoraram imenso.

    A Michelin é muito boa mas só quando os pneus são novos. A meio da sua vida útil parece que “vidram” e acabam por ficar uma porcaria.

    No F20 tenho 4 Goodyear Efficient Grip performance 2 e não estou muito satisfeito. A parede dos pneus é demasiado mole pelo que em curva o carro adorna demasiado. Em piso molhado, se carregar com demasiado vigor no acelerador numa recuperação em primeira ou segunda velocidade, o carro patina mesmo sendo um 114d.
    E recordas-te de eu me queixar que a direção era meio estranha? Pois bem, era mesmo uma questão de hábito mas também percebi que os pneus não suportam bem as mudanças de inclinação do pavimento em vias rápidas e AE’s daí a tal insegurança que sentia e por vezes sentido.
    Gosto imenso das jantes de 16 que o carro tem mas não sei bem o que fazer para resolver esta situação. Gostava de colocar jantes de 17 ou até mesmo de 18 mas depois tenho receio do carro perder performance em excesso. Será que uma versão XL resolve o problema nas jantes de 16?

    A propósito, o que tens achado do motor do Audi? E sabes de me indicar se é de corrente ou de correia de distribuição?
     
  3. claudlopes

    claudlopes

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    Sentes insegurança em AE? Pessoalmente fiz alguns Kms (apenas 3 km no total) e nunca senti insegurança, seja em curva ou chuva. Também tenho jantes de 16 com pneus de origem
     
  4. JOSE JUSTINO

    JOSE JUSTINO

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    uma comparativa para teres uma ideia
     
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  5. Robb

    Robb

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    Sim. Não por parte do carro mas sim por parte dos pneus. Tornam a direção meio "bamba" especialmente com tempo chuvoso, como se tivesse folga (não tem, já confirmei). Esta sensação é praticamente nula quando coloco o carro em Sport.

    Recordo-me de uma viagem que fiz até Fátima em que o tempo estava bastante chuvoso e ventoso. Assim que entrei na A1 tive que colocar o carro em modo Sport para a direção ficar pesada. Simplesmente não conseguia manter o carro em linha reta sem ter de estar sempre a corrigir a trajetória além de o carro estar super instável. A partir do momento em que pus em modo Sport o decorrer da viagem foi fantástico tal como o carro sempre me habitou. E destaco o facto de ter andado a velocidades um pouco elevadas para piso molhado (ordem dos 150/160) e o carro portou-se de forma fenomenal! Em piso seco, o efeito de direção "bamba" nunca aconteceu do que me recordo.

    Outra experiência que fiz recentemente foi por mais pressão do que a recomendada para ver se o efeito "barco" desaparecia. Efetivamente desapareceu mas o carro ficou muito instável em AE, mesmo em modo Sport. Coloquei de novo a pressão recomendada e ficou impecável a nível de estabilidade mas de novo com o efeito "barco". :(
     
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  6. madlima29

    madlima29

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    Uso Michelin há anos e nunca tive desses problemas. Apenas uma vez ovalizou 1 pneu primacy4. De resto, nunca tive qualquer problema dos que referes.
    Os Michelin são os que sempre me duraram mais em qualquer carro que tive.
    Não são os que mais aderem (Gama energy e primacy) mas mais que suficientes e bons seja em chuva ou não.
    Vidrar, desfazer ou qualquer outra coisa marada, nunca tive.
    E recomendo sempre que possível pedir o extra XL reforçado. São geralmente apenas mais caros 5€ cada um, nas vale pela resistência.
     
    Last edited: 23 Jun 2022 at 22:09
  7. Iceman

    Iceman

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    Boas
    Pela minha parte goodyear
    Usei eagle f1 asymetrico e é um pneu espetacular e não tão macio como a michelin agora ando com os supersport e gosto bastante
    Mas tenho a pouco tempo
    E sim sempre xl
     
  8. Robb

    Robb

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    Também costumavam ser os pneus de eleição dos meus pais mas entretanto investigaram melhor o mercado e perceberam que existem melhores opções por preços mais em conta.

    Duram tanto porque vidram. Para teres uma ideia, o A3 veio de fabrica com primacy hp e os do eixo traseiro rodaram 90.000kms ou 120.000kms (Tenho quase a certeza que foi a última opção) e ainda tinham rasto acima do limite legal e menos de 5 anos. Escusado será dizer que já mal agarravam. Mesmo os do Mini com 2 anos e 20.000kms, tornavam o carro uma bailaria em AE com chuva. Até mesmo na A8 que tem aquele alcatrão de maior aderência.

    Em comentário com o pessoal das casas de pneus que frequento, a resposta é sempre a mesma: Michelin é excelente nos primeiros kms/anos mas quando chega a meio da vida útil estão prontos para o lixo. Com isto não digo que não volte a utilizar michelin mas por enquanto vou explorar outras marcas disponíveis no mercado.

    Até então pensava que a versão XL não era adequada para as medidas de pneus comuns mas pelo que tenho vindo a perceber e pelo que também referes, não é bem assim. A partir de agora passo a colocar em todos os carros a versão XL.
     
  9. madlima29

    madlima29

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    Isso de vidrar é uma grande novidade. E nunca vi pneus destes assim, bem sequer usados. Estranhissimo. E perder a sua aderência quando começa a ficar gasto, ainda mais estranho, visto a subcamadas ser mais macia do que a exterior . Nada do que dizes confere em nada dos Michelin que já usei na vida. Mas, são opiniões.
     

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